Técnica de resolução da 1a fase do Exame de Ordem

Técnica de resolução da 1a fase do Exame de Ordem

Técnica de Resolução da 1ª Fase do Exame de Ordem

Há quem faça a prova objetiva da OAB sem muito cuidado, como se fosse uma avaliação qualquer. Há, por outro lado, quem pense em técnicas de resolução da 1a fase do Exame de Ordem. Quem você acha que terá melhor desempenho?

A postura de realizar a prova como uma avaliação qualquer pode render efeitos negativos. Um deles é a dificuldade de gerenciar o tempo de prova. Isso aumenta a ansiedade e bloqueia o uso de sua capacidade total para alcançar o melhor resultado. Traçar um plano e fazer uso da técnica para resolução da 1a fase do Exame de Ordem pode evitar tudo isso.

Por isso, nesta publicação, compartilharemos com vocês o que identificamos ao longo dos anos, aqui no curso Prova da Ordem, como a técnica de resolução da 1a fase do Exame de Ordem mais eficaz para nossos alunos.

1) Breves considerações sobre a prova

A primeira fase da OAB é uma prova objetiva, composta por 80 questões de múltipla escolha (A, B, C e D). Elas estão divididas de maneira não uniforme entre 17 disciplinas. Em relação à estrutura, em regra, as questões são dispostas da mesma forma em todas as edições. Se você ainda não conhece ou se esqueceu, veja como é a estrutura da prova:

DisciplinaQuestõesPosição
Ética Profissional801-08
Filosofia do Direito209-10
Direito Constitucional711-17
Direitos Humanos218-19
Direito Internacional220-21
Direito Tributário522-26
Direito Administrativo627-32
Direito Ambiental233-34
Direito Civil735-41
ECA242-43
CDC – Direito do Consumidor244-45
Direito Empresarial546-50
Processo Civil751-57
Direito Penal658-63
Processo Penal664-69
Direito do Trabalho670-75
Processo do Trabalho576-80
TOTAL80

Percebeu que o número de questões varia bastante? Para facilitar a identificação de quais disciplinas são mais relevantes, é interessante agrupá-las em três níveis. São eles:

Agora você já se inteirou da ordem das disciplinas no Exame de Ordem, certo? Vamos falar um pouco sobre o tempo de aplicação da prova.

1.1) Regras da 1a etapa

Antes de pensar na técnica de resolução da 1a fase do Exame de Ordem, é preciso saber as regras dessa 1a etapa da OAB. Veja a seguir as principais:

  • O comando das questões vai no sentido de pedir para o candidato assinalar a assertiva correta.
  • Você pode usar caneta esferográfica azul ou preta fabricada em material transparente.
  • É preciso apresentar documento de identidade (saiba o que é aceito segundo o edital).
  • É possível levar alimentos e água, mas sem rótulo.
  • São 5 horas de avaliação.

Saiba mais sobre as regras da primeira fase da OAB.

1.2) Gestão do tempo

De nada adiantará utilizar nossa técnica de resolução da 1a fase do Exame de Ordem se você não souber gerenciar o tempo. Você terá 5 horas de avaliação. Em regra, ela começa às 13h (horário de Brasília) e termina às 18h. Todavia, quem possui condições especiais pode conseguir mais uma hora de prova, terminando às 19h.

Apesar das 5 horas para a realização da prova, nem todo esse tempo é destinado exclusivamente para resolvê-la. Aproximadamente 30 minutos são reservados para o preenchimento do cartão de respostas. Considere o mesmo tempo para idas ao banheiro, descanso ou eventuais dispersões.

Dessa forma, você terá 240 minutos (4 horas) à disposição para resolver as 80 questões. Ou seja, 3 minutos por questão. No máximo, se você é daqueles(as) examinandos(as) que não vão ao banheiro, chegará a 3 minutos e meio.

Pode parecer suficiente, mas os enunciados são extensos, e você pode ter dúvidas. Por isso, sem uma técnica de resolução da 1a fase do Exame de Ordem, acaba se tornando pouco. Naturalmente, algumas questões vão exigir mais que 3 minutos de raciocínio, e outras, menos. Por isso, fazer um bom gerenciamento desse tempo é crucial.

Após esta breve introdução, vamos aos pontos sobre a resolução da prova.

2) Técnica de resolução da 1a fase do Exame de Ordem

A melhor técnica de resolução da 1a fase do Exame de Ordem envolve uma série de minúcias. Qual matéria você domina mais? Ainda perde tempo em questões complexas? E se estiver em dúvida? Nossa técnica aborda tudo isso, confira a seguir.

2.1) Adote nossa ordem sugerida para a resolução da prova (afinidade)

Para se dar bem na 1a fase da OAB, o candidato deve ter organização na hora de realizar a prova. Já pontuamos que seguir as regras e fazer a gestão do tempo é pré-requisito para sua produtividade, certo? Você tem cerca de 3 minutos por questão, então não pode perder tempo com bobagem.

Considerando isso, é fundamental estabelecer uma ordem de resolução das questões com base em seu nível de afinidade/conhecimento das disciplinas. Por exemplo:

  • Profundo: Ética, Direito Civil, Processo Civil, CDC, Direito Administrativo, Direito Ambiental, Direito do Trabalho e ECA.
  • Médio: Processo do Trabalho, Direito Penal, Direito Constitucional e Direito Tributário.
  • Básico: Direito Empresarial, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Processo Penal e Direitos Humanos.

Após essa avaliação, você deve ordená-las a partir das que você possui mais domínio. Por exemplo:

  1. Ética
  2. Direito Civil
  3. Direito Administrativo
  4. Direito Ambiental
  5. CDC
  6. Processo Civil
  7. Direito do Trabalho
  8. ECA
  9. Direito Tributário
  10. Direito Constitucional
  11. Direito Penal
  12. Processo do Trabalho
  13. Processo Penal
  14. Direito Internacional
  15. Direitos Humanos
  16. Direito Empresarial
  17. Filosofia do Direito

Após a construção de sua lista, estará estabelecida a ordem a ser seguida no dia da prova.

“Mas por quê?”, você pode estar se perguntando. Porque isso aumenta a chance de acerto.

A prova é como se fosse uma maratona: devemos administrar nossa energia de acordo com o que cada trecho do percurso exige. Ou seja, se você gastar mais energia logo na saída, pode ser que falte no final.

Isso faz com que você erre questões que, logo após sair da prova, percebe que errou. Como é possível você não saber a resposta instantes antes, mas depois se lembrar dela? Isso acontece porque seu raciocínio estava prejudicado quando você decidiu resolvê-la – por cansaço, estresse, ansiedade etc.

Dessa forma, dê preferência para as disciplinas em que você possui maior domínio. Assim, a hipótese de erro diminui, uma vez que seu raciocínio está pleno, com níveis de ansiedade e estresse ainda baixos. Isso tem, aliás, um efeito positivo para seu psicológico. Começar pelo que você sabe aumentará sua segurança para enfrentar as mais difíceis depois.

Por fim, o uso dessa técnica de resolução da 1a fase do Exame de Ordem também otimiza seu tempo de prova. Afinal, você demorará menos para responder aquilo que sabe mais, sobrando mais tempo para as questões difíceis.

2.2) Use sinais para manter-se atento à questão

É comum que, no enunciado, apareçam palavras que merecem muita atenção. “Somente”, “Apenas”, “Sempre”, “Em todos os casos” podem fazer com que você erre uma questão.

A fim de evitar isso, faça sinais para manter seu foco no enunciado. Faça uma marcação qualquer para identificar o termo, como circular ou riscar. Assim, você não cai na “pegadinha” da banca examinadora, que pode tornar uma alternativa correta ou incorreta.

Inclusive, fica a dica: termos que generalizam (todos, sempre etc.) costumam estar incorretos. Afinal, as generalizações no Direito são sempre muito perigosas.

2.3) Deixe as questões mais complexas para o final

Ao falar da gestão do tempo, mencionamos que o candidato terá no máximo 3 minutos e meio para resolver uma questão. Já pensou perder minutos preciosos com uma única questão porque ela é complexa? 

Além de se cansar, você pode se irritar e ficar ainda mais ansioso(a) por não resolvê-la. Por isso, nada de perder tempo com questões muito complexas! Deixe-as para o final. Assim, você gerencia melhor seu tempo e sua energia, evitando desgaste no início da prova.

A única ressalva sobre deixar a questão para o final depende do grupo no qual ela está. Veja a próxima dica!

2.4) Em caso de dúvida na questão, elimine alternativas menos prováveis

No mesmo sentido da dica anterior, vamos falar agora da dúvida na questão. Afinal, você só saberá se a questão é realmente complexa quando ler as alternativas. Mesmo em questões de disciplinas em que você possui mais conhecimento podem aparecer dúvidas. Então o que fazer? Ficar nela até resolvê-la ou seguir adiante?

Nesse caso, recomendo que primeiro você elimine as alternativas menos prováveis, deixando apenas duas. Só depois prossiga. Pense o seguinte: é possível que duas alternativas sejam facilmente descartadas por estarem incorretas. E isso fica na cara! As demais alternativas podem ser bem semelhantes. Por isso, a distinção entre certa e errada será bem detalhada

Considerando isso, é importante falar da hora de voltar na questão.

  • Se essa questão faz parte do grupo de que você tem conhecimento profundo: vale a pena voltar nela antes de entrar no grupo de conhecimento médio e baixo.
  • Se essa questão faz parte do grupo de que você tem pouco conhecimento: deixe para voltar nas questões em que você ficou em dúvida apenas depois de passar por toda a prova.

Ou seja: na dúvida, deixe para resolver essas questões depois de passar por toda a ordem que você estabeleceu para as 17 disciplinas. Salvo se pertencerem ao grupo de conhecimento profundo, ocasião em que você tentará resolvê-las antes de avançar para os demais grupos.

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

2.5) Caso não saiba a resposta, chute de forma consciente!

Por fim, nossa última dica sobre a técnica de resolução da 1a fase do Exame de Ordem é o chute. Após resolver todas as questões que você sabe e as que você ficou em dúvida, ainda sobrarão algumas indecifráveis. São aquelas em que você não consegue decidir qual alternativa marcar ou até mesmo não faz a mínima ideia da resposta.

Nesse caso, chegou a hora de chutar. Você não leu errado, não; às vezes, temos que chutar mesmo. Mas até para chutar você pode melhorar suas possibilidades de acerto. Utilize uma técnica que, em conjunto com a estratégia disposta nesta publicação, se torna ainda mais eficaz. Basicamente, é o seguinte:

  1. Conte todas as alternativas assinaladas dentro do universo de questões respondidas. 
  2. Saiba que há uma equivalência entre o número de respostas corretas para cada alternativa (em regra, são 20 alternativas “A”, 20 alternativas “B”, e assim por diante).
  3. Veja que alternativas que você marcou estão em menor número e as escolha para as questões que faltam.
  4. Se tiver proximidade entre as alternativas (ex.: 12 marcadas no “A” e 11 marcadas no “B”), faça uma última triagem nas questões em que você deixou duas alternativas possíveis. 
  5. Repita a contagem de marcações e verifique qualquer alteração significativa.

Para saber mais sobre a técnica do Chute Consciente, segue o link da publicação:

👉 Técnicas para resolver questões objetivas – O Chute Consciente!

Com nossa técnica de resolução da 1a fase do Exame de Ordem, você dá um passo adiante na aprovação. Mas fique atento ao principal, que é preencher o cartão de respostas! Separe 30 minutos ao final, como falamos, para anotar as questões no gabarito. 


Quer mais dicas para ser aprovado(a) na OAB? Veja o blog do curso Prova da Ordem!