Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo. Atuou como Juiz Mediador do Tribunal de Mediação e Arbitragem do RS - Professor de Direito Civil e Processo Civil em cursos preparatórios para Concursos (Exattus - Uruguaiana/RS e Cursos Elite - Itajaí/SC) e criador de conteúdo para Estudantes de Direito há mais de 8 anos.

1ª Fase da OAB: a importância da Gestão do Tempo

Ao invés de ler toda matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

A primeira fase do exame de ordem é composta por 80 questões objetivas e o tempo para sua execução é de 05 horas.

Todavia, esse não é o tempo real de prova que você tem disponível, uma vez que ao menos 30 minutos desse tempo devem ser reservados para o preenchimento, com calma, da folha de respostas.

Além disso, há de ser considerado o tempo que perdemos com dispersões e idas ao banheiro, o que faz com que o tempo de prova real fique em torno de aproximadamente 4h e 10min de tempo (3 minutos e 12 segundos por questão).

Isso se não houver nenhum imprevisto, claro.

Ou seja, a gestão do tempo durante a prova é um dos pontos que o candidato deverá ter muito cuidado para que não saia prejudicado e coloque em risco a sua aprovação.

Por tal motivo, irei trazer alguns pontos a serem observados para que a sua gestão do tempo não seja uma adversária na fase objetiva da OAB.

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

1 – Uma Boa Gestão do Tempo exige uma estratégia

Independente da forma como você decida enfrentar a prova, indo ou não ao banheiro, reservando apenas 20 minutos ao invés de 30 para passar para o gabarito definitivo as respostas, ou quaisquer outras adaptações à sua realidade e perfil do que sugerimos nesta publicação, é importante que você tenha um plano prévio sobre tudo isso.

Ter uma estratégia, é melhor que nenhuma. Todas as ações da nossa vida, quando há um plano, têm mais possibilidade de darem certo.

Além disso, essa estratégia prévia irá trazer mais conforto, tranquilidade e, consequentemente, será um agente de diminuição da ansiedade.

2 – Comece pelo que você sabe mais

Dizer que você deve começar por Ética é chover no molhado.

Afinal, de longe ela é a matéria menos pesada e mais relevante em número de questões no exame de ordem. Razão pela qual, é bastante recomendado que todos comecem por ela.
 
Mas além de Ética, você deve priorizar na ordem de execução da prova as matérias que possui maior afinidade. Por quê? A resposta é muito simples. É uma questão de economia do cérebro 🧠 .
 
Ou seja, ao começar pelo conteúdo mais leve para você, naturalmente o desgaste do raciocínio será menor. Evitando, desta forma, que você cometa erros bobos, deixando mais potência para matérias que exigirão mais durante a prova.

Além disso, também influenciará no tempo final para cada questão, uma vez que você responderá mais rapidamente aquilo que possui maior domínio e fará com que sobre mais tempo para as questões mais complexas.

3 – Evite a sabotagem lógica

A sabotagem lógica acontece quando você presume que uma determinada sequência de alternativas não é possível. 

Por exemplo: Cinco questões seguidas com a assertiva correta na letra “b”.

Então você pensa: – Não, não pode ser que tenha cinco questões seguidas em que a alternativa correta é a letra “b”.

Errado. Não há nada que impeça a banca insira uma sequência de respostas certas com a mesma letra, seja o número que for.

Ou seja, se você se deixar levar por esse critério fictício no momento da execução da prova, poderá pôr em risco a certeza sobre uma questão que está correta e, assim, comprometer o seu resultado.

4 – Use todo o tempo da prova

Na primeira fase do exame de ordem é aprovado quem acerta 40 ou mais questões. 

Se você entregar a prova primeiro que os demais examinandos, não ganhará um ponto extra sequer por isso.

Em minha experiência com provas da OAB, já ouvi muitas pessoas afirmando que o fato de verem os outros entregando a prova mais depressa que elas lhes deixa inseguras.
 
No entanto, essa é uma ilusão que você precisa desfazer em seu inconsciente.

O tempo deve ser um aliado e não mais um obstáculo no desafio da aprovação.

Ou seja, se for necessário ficar entre os três últimos para garantir sua aprovação, que seja. 

O Exame de Ordem é uma avaliação de conhecimentos, não de agilidade.

5 – Conheça Previamente a Estrutura da Prova

O Exame de Ordem possui uma estrutura já estabelecida. A ordem da disposição das disciplinas, em regra, se mantém.

No entanto, não há nenhuma indicação ou destaque que evidencie que houve a mudança de uma disciplina para outra.

Ou seja, você só sabe que trocou de uma matéria para a outra em razão do conteúdo do enunciado que mudou.

Dessa forma, você pode perder um tempo valioso buscando determinada disciplina para respondê-la, o que, no exame de ordem, em que cada segundo é extremamente precioso, é inaceitável.

Por isso, conheça previamente a ordem das disciplinas na prova objetiva da OAB.

Se observados estes cuidados, com certeza você terá menos ansiedade e cometerá menos erros na prova. Ficando, assim, muito mais próximo da aprovação.

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.