Com 10 dias para a 1a fase da OAB, o que priorizar?

Com 10 dias para a 1a fase da OAB, o que priorizar?

Com 10 dias para a 1a fase da OAB, o que priorizar?

Faltam 10 dias para a 1a fase da OAB. É a reta final da preparação para o maior desafio do Exame de Ordem. O que priorizar neste momento? Pensando em um melhor aproveitamento na prova objetiva, trouxemos algumas dicas para você se preparar. Acompanhe!

Mensure seu nível de aproveitamento

A primeira coisa de que você precisa para finalizar sua preparação para a 1a fase da OAB é identificar seu nível de aproveitamento. Para isso, não há mistério. Faça um simulado de 80 questões, sem consulta, com cronômetro em mãos. Deixe para olhar o gabarito somente ao final do simulado. 

Aliás, faça um dos nossos simulados, pois foram montados com a mesma proporção de questões por matéria. Ao final do teste, veja qual foi o seu aproveitamento total. Você conseguiria os 40 pontos necessários para a sua aprovação? 

Lembre-se de que a grande maioria dos examinandos fica entre 36 e 39 acertos e que a banca não costuma anulara com facilidade.. No dia da prova você terá que fazer o mínimo de 40 acertos para conquistar sua aprovação sem depender de anulação.

A visão do todo é essencial para saber o seu nível de aproveitamento para a 1a fase da OAB. Porém, a melhor análise é feita com a soma das partes. Por isso, após saber o seu desempenho geral, faça o cálculo do seu aproveitamento por matéria. 

Embora o pessoal do Direito fuja dos cálculos, é bem simples:

O simulado possui 7 questões de Direito Civil. Obtive 6 acertos em Direito Civil. Qual foi o meu aproveitamento em Direito Civil (%)?

Fórmula: ( 6 / 7 ) x 100 = 85,71%

Identifique pontos fortes e pontos fracos

Agora você já conhece o seu aproveitamento por matéria. O que fazer? Compará-lo com o desempenho dos demais examinandos.  

Um estudo estatístico divulgado pela própria FGV traz números interessantes sobre o Exame de Ordem. Você pode acessar o estudo completo no site da banca. Por enquanto, basta estar ciente do aproveitamento médio por disciplina na 1a fase da OAB. Veja:

1o) Ética Profissional – 58,2% de aproveitamento médio.

2o) Direito do Consumidor – 57% de aproveitamento médio.

3o) Estatuto da Criança e do Adolescente – 56% de aproveitamento médio.

4o) Direito Administrativo – 47,2% de aproveitamento médio.

5o) Direito Civil – 46,1% de aproveitamento médio.

6o) Direitos Humanos – 46% de aproveitamento médio.

7o) Direito do Trabalho – 44,1% de aproveitamento médio.

8o) Direito Constitucional – 43,2% de aproveitamento médio.

9o) Processo Penal – 42,9% de aproveitamento médio.

10o) Direito Ambiental – 42,8% de aproveitamento médio.

11o) Direito Tributário – 42,4% de aproveitamento médio.

12o) Processo do Trabalho – 40,5% de aproveitamento médio.

13o) Processo Civil – 39,9% de aproveitamento médio.

14o) Direito Penal – 38,4% de aproveitamento médio.

15o) Direito Internacional – 35,7% de aproveitamento médio.

16o) Direito Empresarial – 32,7% de aproveitamento médio.

17o) Filosofia do Direito – 31,7% de aproveitamento médio.

Redirecione seus estudos para a 1a fase da OAB

Entender os seus pontos fortes e fracos é essencial para ser bem-sucedido na 1a fase da OAB. O que fazer agora que você conheceu o seu desempenho por matéria e a média geral?

Revise as matérias em que você teve desempenho abaixo de 50%: esses são os temas sensíveis que podem lhe levar à reprovação.. Portanto, dê maior ênfase ao estudo das matérias que você considera pontos fracos e aumente assim suas chances de aprovação.

“Mas faltam 10 dias!!!!”. Sim. Com pouco tempo para estudar, você precisa de técnicas de estudos que amplifiquem a assimilação do conteúdo. Neste momento, a resolução de questões se apresenta como a alternativa mais adequada. Ela é a melhor forma de preparação para o exame da OAB e para concursos, de acordo com a ciência.

Mas fique atento: para utilizar a resolução de questões no formato de estudo, a abordagem é um pouco diferente da mensuração do seu nível de preparação. Na avaliação de desempenho, você simula as condições de prova, com o tempo cronometrado e sem material de apoio

No formato de estudo, a consulta do gabarito da questão deve ser feita imediatamente após a resolução desta. Além disso, você pode utilizar diferentes materiais de apoio antes e/ou após conferir o gabarito. Não precisa medir o tempo despendido em cada questão, pois você está estudando.

Além disso, lembre de de justificar porque cada uma das alternativas está correta ou incorreta. Utilizando esse modelo de estudo, você melhora a assimilação do conteúdo desejado e estuda conforme a cobrança da 1a fase da OAB.

Se você tem poucos dias até a 1a fase da OAB, foque identificar seus pontos fracos e melhorá-los. A resolução de questões pode ajudar a corrigir as falhas, colocando-o mais perto da aprovação! Veja no blog do Curso Prova da Ordem outras dicas para se dar bem no Exame de Ordem!

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB