Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo. Atuou como Juiz Mediador do Tribunal de Mediação e Arbitragem do RS - Professor de Direito Civil e Processo Civil em cursos preparatórios para Concursos (Exattus - Uruguaiana/RS e Cursos Elite - Itajaí/SC) e criador de conteúdo para Estudantes de Direito há mais de 8 anos.

Qual a Ordem de Disciplinas no Exame de Ordem?

Ao invés de ler toda matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:
 

 
 
Muitos não sabem disso, mas no Exame de Ordem não há indicação de quando começam e terminam as disciplinas.
 
Embora aparente ser algo de pouca importância, caso você deseje começar respondendo por alguma matéria específica, por exemplo Direito Civil, terá que procurar até encontrar entre as 80 questões da prova.
 
E por que a OAB/FGV não apresenta essa informação? Por acaso, não deve ser. Acreditamos que eles sabem que isso atrapalha o raciocínio e certamente tira alguns minutos de prova dos candidatos.
 
No Exame de Ordem não há “ponto sem nó”!
 

👉 Confira 1ª Fase da OAB: A Importância da Gestão de Tempo

 
 

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

 
 

📌 Então como saber a ordem de disciplinas no Exame de Ordem?

Em que pese não haja explícita essa informação, a OAB/FGV tem mantido a ordem de disciplinas na prova da OAB ao longo dos anos.
 
Houve uma edição em que essa ordem de disciplinas chegou a ser alterada, mas a OAB/FGV voltou atrás e o mesmo padrão tem se mantido desde então.
 
Abaixo, segue a ordem de disciplinas no Exame de Ordem atualizada:
 

ordem de disciplinas no Exame de Ordem

 
 

📌 Como usar a Ordem de Disciplinas no Exame de Ordem ao seu favor?

É praxe a indicação de que se inicie a resolução da prova pela disciplina de Ética.
 
De longe, ela é a matéria mais leve e mais relevante em número de questões no exame de ordem.
 
Mas além de Ética, é recomendado que se priorize as matérias com maior afinidade.
 
Por quê? A resposta é muito simples: É uma questão de “economia do cérebro”.
 
Ao optar por questões que exigem menos esforço da mente, naturalmente haverá menor desgaste do poder de raciocínio. Assim, evitando erros bobos e deixando mais potência cerebral para matérias que despendam mais energia.
 
Não obstante, isso também influenciará no tempo médio por questão. Ou seja, realizando as tarefas mais simples no começo, sobrará mais tempo para os temas de maior complexidade e para questões que você ficou em dúvida.
 
Ou seja, conhecendo a Ordem das Disciplinas no Exame de Ordem, você poderá planejar a execução da prova de forma que o fluxo de resolução seja mais leve e eficiente.
 

 
 

📌 A Ordem de Disciplinas no Exame de Ordem e a Relevância em Número de Questões

A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital.
 
Apesar disso, as matérias não possuem o mesmo peso para a formação de sua nota final, uma vez que o número de questões por matéria não é uniforme. Portanto, isso não deve ser ignorado durante a construção da sua estratégia de preparação.
 
Para lhe auxiliar, apresento alguns cálculos que certamente contribuirão para sua aprovação.
 
Pode-se dizer que as matérias que compõem a prova de 1ª fase podem ser distribuídas em 3 agrupamentos, conforme a relevância de cada em número de questões.
 
 

matérias no exame de ordem - matemática

 
O Grupo A traz as matérias mais importantes. Levando em consideração que a prova objetiva possui 80 questões, somente este grupo totaliza 47 questões, ou seja, representa 58,75% de sua prova.
 
Por este motivo, este grupo de disciplinas deve ser o maior foco de seus estudos!
 
O Grupo B é composto pelas matérias de relevância mediana. As matérias que compõem este grupo totalizam 21 questões, ou seja, representa 26,25% de sua prova.
 
Desta forma, este grupo de matérias deve ser estudado com muita atenção, porém, levando em consideração sua relevância mediana.
 
O Grupo C é representado pelas matérias de baixa relevância. As matérias que compõem este grupo totalizam 12 questões, ou seja, representa 15% de sua prova.
 
Por este motivo, este grupo de matérias deve ser estudado, mas com empenho muito inferior às demais.
 
Munido dessas duas informações, Ordem de Disciplinas no Exame de Ordem e relevância numérica de cada uma delas, você poderá traçar a estratégia perfeita, para que você encare o Exame de Ordem com muito mais tranquilidade e segurança.
 

👉 Confira nosso Roteiro de Estudos para 1ª Fase do Exame de Ordem

 
 

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

 
 
 

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.