Medo da prova da OAB? 3 conselhos para vencê-lo!

Medo da prova da OAB? 3 conselhos para vencê-lo!

Medo da prova da OAB X Conselhos para perder o medo!

O medo da prova da OAB chega para todos que estão no fim da faculdade de Direito. Ainda que apareça a pressão psicológica, resultante da necessidade de aprovação, você deve saber lidar com esse sentimento.

Entenda melhor esse medo e conheça algumas formas de vencê-lo!

Está com medo da prova da OAB?

O medo é um sentimento que nós enfrentamos em diversos momentos da vida. Esse estado de alerta é muito importante, inclusive para a sobrevivência humana. Uma pessoa completamente destemida se expõe a situações perigosas, arrisca sua própria vida e não mede as consequências de seus atos.

E o medo da prova da OAB? Tem algum valor? Bom, se levarmos para o lado de que ele nos coloca em estado de alerta, sem dúvida. Você sabe, desde o início da faculdade, que chegará a hora de fazer a prova. Já está no seu radar ser aprovado e ingressar na advocacia.

E é exatamente por isso que o medo da prova da OAB é compreensível. É um importante passo para sua vida profissional. Esse sentimento, porém, não deve te paralisar. Pelo contrário, você já sabe que a aprovação é possível, então fará o máximo para vencer essa etapa. 

Portanto, não tenha receio desse sentimento, porque nós daremos algumas dicas para vencê-lo!

Como vencer o medo da prova da OAB?

A melhor forma de vencer o medo é utilizá-lo como combustível e a seu favor. O medo de não ser aprovado será combatido com uma preparação melhor, com mais estudo. Quanto mais você sabe, mais confiança tem para fazer a prova. E é assim que o medo desaparece.

Retire a importância da prova

Quando seu time de (insira aqui o esporte de que você gosta) não ganha o campeonato, você fica triste. Mas ano que vem começa tudo mais uma vez e aparece uma nova oportunidade de ganhar.

Se você encarar a prova da OAB dessa forma, sem dúvida conseguirá lidar com o medo. Em outras palavras: você precisa tirar das suas costas o peso de que ela é determinante para sua vida e para seu futuro. Não é. Não com essa urgência.

Muitos candidatos só conseguem a aprovação quando deixam de lado a importância da prova. O nervosismo pode provocar branco na hora do exame, fazendo com que sua preparação vá para o ralo!

E a boa notícia é que, normalmente, tem mais de uma prova da OAB por ano. Melhor que o campeonato do seu time!

Prepare-se para “a hora da verdade”

Sem entrar no mérito da preparação incrível, com videoaulas, questões comentadas e um bom cursinho, “treino é treino e jogo é jogo”. É óbvio que você deve se preparar da melhor forma, com um bom roteiro de estudos. Mas deve ser mais assertivo ainda na hora do exame.

Isso significa ser objetivo(a). Como assim? Ao estabelecer uma ordem de resolução da prova, leia com calma o enunciado e as alternativas. Exclua as opções manifestamente erradas e aponte a resposta correta. Siga em frente sem olhar para trás. Não tem certeza da resposta? Siga em frente.

Não perca tempo se martirizando por não saber uma questão. Na 1a fase da OAB, são 80 questões, e você precisa de metade para passar para a próxima etapa.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Não se diminua

Para vencer o medo da prova da OAB, você deve ter uma boa preparação. Já falamos isso inúmeras vezes, mas é sempre bom reforçar. Você se preparou bem? Então preste atenção nisso que vamos falar agora.

Tenha em mente que você fez o melhor que podia, dentro das circunstâncias daquele momento. Não se diminua achando que, se você tivesse estudado mais, saberia a resposta das questões 23, 51 e 76. Provavelmente não saberia, porque são 17 matérias e um edital extenso demais!

A autoestima é a percepção subjetiva que alguém faz de si mesmo. Se você entrar em um pensamento de baixa autoestima em plena preparação (ou no dia da prova), temos um problema. A única coisa que essa atitude fará por você é aumentar o medo da prova da OAB.

Portanto, fique vigilante com seus pensamentos. Eles devem ser seus aliados na hora do exame!

Vencer o medo da prova da OAB não é difícil. A preparação é a chave de tudo, mas conseguir lidar com o emocional é igualmente importante. Mesmo que você não consiga ser aprovado logo de cara, tire a importância da prova. “Existem outros troféus” a seguir!
Quer melhorar sua preparação? Confira nossas dicas no blog!