Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Prova da Ordem

por

Site especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame de Ordem. Conquiste sua aprovação na OAB!

Técnicas para resolver Questões Objetivas – O Chute Consciente!

A 1ª Fase do Exame de Ordem certamente será seu maior desafio em busca da aprovação.
 
Muitos examinandos enganam-se ao acreditar que, por ter que resolver questões objetivas, a 1ª fase tende a ser mais fácil.
 
Ledo engano!
 
O índice de reprovação da 1ª fase evidencia um fato incontestável: a FGV faz um grande “peneirão” na 1ª etapa, permitindo que somente 40 a 50% dos examinandos, em média, passem para a próxima etapa.
 
Nesse sentido, estratégias que possibilitem um melhor desempenho na prova objetiva devem fazer parte de sua preparação para o Exame de Ordem.
 
A matéria de hoje possui justamente este propósito, apresentar Técnicas para Resolver Questões Objetivas e, com isso, facilitar seu trabalho na prova da 1ª fase da OAB.
 
 

Técnicas para Resolver Questões Objetivas – 1ª Fase OAB

Classifique as questões conforme sua preparação para resolvê-las

Acima de qualquer técnica ou estratégia que possamos apresentar, você deve estar consciente do seu nível de conhecimento em cada uma das áreas e assuntos cobrados no Exame de Ordem.
 
É fato que o conteúdo exigido nas 17 matérias é bastante extenso e ter completo domínio sobre todo esse conteúdo é humanamente impossível, sendo perfeitamente aceitável que você não saiba resolver algumas questões.
 
Nessas questões, em especial, é que você poderá utilizar com maior eficácia as técnicas que aqui serão apresentadas.
 

Por onde começar a resolução da prova?

Você não precisa resolver a prova na mesma sequência em que esta foi elaborada.
 
As matérias que você detém maior conhecimento devem ser as primeiras a serem respondidas, visando não diminuir seu aproveitamento nessas matérias diante do cansaço mental do final de prova.

Confira a Ordem das Disciplinas no Exame de Ordem.
 
 

O que fazer ao se deparar com uma Questão Complexa

Não perca tempo com questões muito complexas, que exijam muito de seu tempo para identificar a alternativa correta.
 
Se você fizer alguns cálculos, verá que, descontando os intervalos e tempo designado para preencher o cartão resposta (10 a 15 mins), você terá, em média, 3 minutos e 30 segundos para resolver cada uma das 80 questões.
 
Deixe as questões complexas para serem resolvidas por último, conforme o tempo que você tenha disponível ao final de sua prova.
 
Com isso você também estará gerenciando melhor sua energia, evitando o desgaste excessivo logo no começo da prova.
 
 

Técnica do Chute Consciente ao Resolver Questões Objetivas

A primeira coisa importante para eficácia desta técnica, é que você evite ao máximo deixar questões sem resposta.
 
Está é uma técnica em que, quanto mais você souber, mais ela é efetiva. Você entenderá melhor o porquê logo adiante.
 
Mesmo que você não saiba a resposta, utilize do bom senso e lógica, eliminando alternativas que provavelmente estejam incorretas.
 
Com isso, ao invés de ter 25% de chances de acerto em um chute aleatório, eliminando duas possibilidades, suas chances aumentam, em tese, para 50%.

[adrotate banner=”40″]

Atenção aos detalhes de cada alternativa

De modo geral, grande parte das questões da 1ª fase do Exame de Ordem possuem a mesma mecânica.
 
Das 4 alternativas, duas são facilmente descartadas por estarem evidentemente incorretas. Não raro, as outras duas alternativas são muito próximas e a distinção entre certa / errada será apontada nos mínimos detalhes, levando o examinando ao erro.
 
A seguir, apresentamos algumas técnicas para resolver questões objetivas que irão melhorar seu aproveitamento, diante das inúmeras armadilhas montadas pela FGV.
 
 

Circule palavras importantes do enunciado da questão

Sempre que o enunciado apresentar palavras como somente / apenas, sempre / em todos os casos, faça uma marcação que a identifique, bem como qualquer termo que torne muito amplo ou muito restritivo a abrangência do disposto na alternativa.
 
Este é um dos artifícios mais utilizados por bancas examinadoras para tornar uma alternativa correta ou incorreta.
 
Termos generalizadores tendem a estar incorretos, uma vez que generalizações no Direito são sempre muito perigosas.
 
 

Elimine de cara as duas alternativas altamente improváveis

Sempre que você tiver dificuldades para responder uma questão da prova objetiva, a melhor técnica para tentar acertar a alternativa correta é eliminar as duas assertivas altamente improváveis, de forma a aumentar suas chances estatísticas de acerto.
 
 

A alternativa correta tende a possuir texto maior que as demais alternativas

Em virtude das grandes polêmicas que costumam surgir no cenário do Exame da OAB, a banca organizadora necessita que a alternativa correta esteja impecável, primando pelo seu maior detalhamento.
 
Com intuito de evitar o maior número possível de recursos para anulação de questões com veracidade questionável, a FGV tende a produzir um texto maior para as alternativas corretas, evitando que detalhes passem despercebido e possam ocasionar anulações.
 
 

Afirmações que se repetem nas alternativas de resposta geralmente estão corretas

Aumente sua atenção para afirmações repetidas nas alternativas de resposta.
 
Geralmente quando há repetição de uma afirmação (em 2, 3 ou nas 4 alternativas) é porque esta afirmação está correta, mesmo que o restante do texto que compõe a assertiva apresente detalhes que a torne incorreta.

[adrotate banner=”9″]

O momento de aplicar a Técnica do Chute Consciente

Após valer-se de todas as Técnicas para Resolver Questões Objetivas mencionadas acima, é chegado o momento de aplicar, de fato, a Ténica do Chute Consciente no Exame de Ordem.
 
Depois de fazer toda essa triagem para resolver toda prova, você terá um número X de questões respondidas, um número X de questões que você ficou com dúvida e, ainda, um número X de questões que você não faz ideia da resposta.
 
Faça uma contagem de todas as alternativa assinaladas dentro do universo de questões respondidas. Ex.: Letra A: 12, Letra B: 13, Letra C: 21 e Letra D: 16
 
Com base no exemplo acima, temos 18 questões sem resposta aptas para aplicação da Técnica do Chute.
 

E como escolher a alternativa para chutar?

 
Observando o histórico da prova de 1ª Fase, verifica-se que há uma equivalência entre o número de respostas corretas para cada alternativa. Ou seja, em regra, são 20 alternativas “A”, 20 alternativas “B”, 20 alternativas “C” e 20 alternativas “D” corretas.
 
Assim, considerando que você marcou somente o que julgava estar certo, há maior chance de que a alternativa menos selecionada esteja em maior número dentre aquelas questões que ficaram sem resposta.
 
Por isso mencionamos anteriormente que, quanto mais você souber, mais eficaz será esta técnica.
 
Desta forma, com base no exemplo acima, o recomendado seria que você marcasse todas estas questões tendo como resposta a alternativa “A”.
 

Uma pequena ressalva

Ainda utilizando o exemplo acima, você pode notar que há uma proximidade muito grande entre a alternativa A (12 questões) e a alternativa B (13 questões).
 
Caso isso aconteça com você, recomendamos que, antes de chutar, você ainda faça uma derradeira triagem entre as questões que você ficou com dúvida entre duas alternativas para consolidar sua decisão sobre qual será a alternativa que você chutará.
 
Assim, se na questão você ficou entre a escolha da alternativa D e A, por exemplo, veja se não há possibilidade de marcar a alternativa A. Se não tiver segurança na escolha, deixe como está.
 
Ao final, repita a contagem de alternativas e verifique se houve distanciamento entre o número das alternativas que antes estavam muito próximas.
 
A que resultar o menor valor, será a eleita para chutar nas questões restantes.
 
Gostou destas dicas para resolver questões objetivas na OAB? Então deixe seu comentário e compartilhe com seus colegas.
 
 
 

Sistema de Provas Online

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! A melhor técnica de estudo é a prática na resolução de questões de edições anteriores.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo

 
 
 
 

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.