Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

por

Aprenda a lidar com a ansiedade ao estudar para a prova da ordem

A ansiedade ao estudar para a prova da ordem pode atrapalhar seu desempenho. Não só na preparação, mas também na hora do exame da OAB. Por isso, é fundamental controlar o sentimento, ainda que seja uma tarefa difícil.

Se você está se sentindo ansioso, confira algumas dicas para lidar com a ansiedade ao estudar para a prova da ordem.

Ansiedade ao estudar para a prova da ordem

Você sente tensão excessiva e preocupação constante? Tem problemas com concentração, inquietação e irritabilidade? Sente sua respiração ofegante, tremores nas mãos ou nas pernas ou aumento dos batimentos cardíacos? São indícios de ansiedade ao estudar para a prova da ordem.

O grande problema é que a ansiedade prejudica muito a sua preparação. Ela tira o foco do candidato, que passa a ter dificuldade em absorver os conteúdos. É provável que esse sentimento te faça desanimar ou desistir de se dedicar. Mas existem formas de driblar a ansiedade ao estudar para a prova da ordem. De forma simples, é exercitar a mente para que ela não te domine.

Formas de lidar com a ansiedade

Adote boas práticas de saúde física e mental

Alimentar-se bem, fazer coisas de que gosta e cuidar da saúde é importante em qualquer contexto. No entanto, criar uma rotina com boas práticas é fundamental para lidar com a ansiedade ao estudar para a prova da ordem. Veja algumas dicas:

  • Mantenha uma atitude positiva: estudar para a OAB é um período difícil e preocupante porque você quer ser aprovado. Mas tente se manter confiante durante a preparação e lembre-se sempre de que existem várias provas em um mesmo ano.
  • Atividades de lazer e bem-estar: seus hobbies devem ter lugar em sua rotina de estudos, por mais pesada que ela seja. Eles te ajudam a relaxar e trazem momentos de prazer.
  • Faça exercícios físicos: o exercício físico reduz o estresse e a ansiedade, estimula a concentração, a memória e o raciocínio.
  • Durma bem: manter uma rotina de sono ajuda qualquer pessoa a dormir bem e a relaxar para as atividades do dia seguinte. 
  • Descanse: o descanso e as pausas na rotina de estudos são essenciais para encontrar um equilíbrio na preparação.
Recurso Personalizado para 2ª Fase OAB

📝 Recurso Personalizado para 2ª Fase OAB

A via recursal na 2ª Fase da OAB é indicada para examinandos que acreditam ter algum erro na correção de sua peça e/ou questões discursivas. O prazo é bastante apertado, o que exige celeridade e precisão do examinando. Diante disso, elaborar um recurso objetivo, personalizado e técnico é essencial para seu provimento e consequente aprovação do recorrente.

O serviço do Curso Prova da Ordem consiste na análise da possibilidade de majoração da nota e posterior elaboração personalizada da minuta de recurso, em observância às melhores práticas recursais e dentro do prazo disponível para protocolização. Limitamos esse serviço aos primeiros 100 interessados. O prazo para contratação do serviço é até as 15h do dia 19/05, por apenas R$ 480,00 no 1º Lote.

Saiba mais sobre Recurso Personalizado para 2ª Fase →

Faça uma boa preparação

Além de manter boas práticas em seu cotidiano, você deve ter uma rotina de estudos. Esse é o ponto de partida para uma excelente preparação. Quanto mais um candidato se prepara, mais seguro ele se sente na hora da prova. O medo do desconhecido é um dos motivos da ansiedade, e, quanto mais você sabe, menor o medo. 

Para fazer uma preparação adequada, conheça bem o edital, as questões mais recorrentes, e pratique bastante. Vários métodos de estudo podem ser combinados, como fazer questões comentadas e estudar lei seca.

Seja como for, foque a preparação! Se ela for bem-feita, pode ficar tranquilo na véspera da prova. Se possível, conheça o local do exame antes para diminuir a ansiedade e simule o dia da prova.

Concentre-se no momento presente

Você está fazendo uma boa preparação e adotou várias práticas saudáveis em sua rotina. Isso é excelente e um passo importante para ter êxito no exame. Mas tente se concentrar no momento presente, algo eficiente para lidar com a ansiedade ao estudar para a prova da ordem.

Manter sua mente concentrada no que você está fazendo hoje é importante para não projetar futuros. O foco final é, claro, a aprovação. Então, qual é o objetivo de se imaginar fracassando? Nenhum. Pode se imaginar comemorando a aprovação? Claro.

Mas, seja qual for o resultado, o seu próximo passo é o mais importante. Na preparação para uma prova, o próximo passo é sempre o dia seguinte de estudos. Aos poucos, você chega lá.

Controlar a ansiedade ao estudar para a prova da ordem é muito importante. Pessoas muito ansiosas se distraem facilmente e apresentam sintomas incômodos. O melhor é fazer uma preparação de qualidade, adotar boas práticas de saúde física e mental e se concentrar no HOJE. Com isso, você terá maior produtividade nos estudos e obterá uma nota melhor no exame.
Veja em nosso blog outras dicas para se preparar para o exame da OAB!

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.