Aprenda a lidar com a ansiedade ao estudar para a prova da ordem

Aprenda a lidar com a ansiedade ao estudar para a prova da ordem

aprenda-a-lidar-com-a-ansiedade-ao-estudar-para-a-prova-da-ordem

A ansiedade ao estudar para a prova da ordem pode atrapalhar seu desempenho. Não só na preparação, mas também na hora do exame da OAB. Por isso, é fundamental controlar o sentimento, ainda que seja uma tarefa difícil.

Se você está se sentindo ansioso, confira algumas dicas para lidar com a ansiedade ao estudar para a prova da ordem.

Ansiedade ao estudar para a prova da ordem

Você sente tensão excessiva e preocupação constante? Tem problemas com concentração, inquietação e irritabilidade? Sente sua respiração ofegante, tremores nas mãos ou nas pernas ou aumento dos batimentos cardíacos? São indícios de ansiedade ao estudar para a prova da ordem.

O grande problema é que a ansiedade prejudica muito a sua preparação. Ela tira o foco do candidato, que passa a ter dificuldade em absorver os conteúdos. É provável que esse sentimento te faça desanimar ou desistir de se dedicar. Mas existem formas de driblar a ansiedade ao estudar para a prova da ordem. De forma simples, é exercitar a mente para que ela não te domine.

Formas de lidar com a ansiedade

Adote boas práticas de saúde física e mental

Alimentar-se bem, fazer coisas de que gosta e cuidar da saúde é importante em qualquer contexto. No entanto, criar uma rotina com boas práticas é fundamental para lidar com a ansiedade ao estudar para a prova da ordem. Veja algumas dicas:

  • Mantenha uma atitude positiva: estudar para a OAB é um período difícil e preocupante porque você quer ser aprovado. Mas tente se manter confiante durante a preparação e lembre-se sempre de que existem várias provas em um mesmo ano.
  • Atividades de lazer e bem-estar: seus hobbies devem ter lugar em sua rotina de estudos, por mais pesada que ela seja. Eles te ajudam a relaxar e trazem momentos de prazer.
  • Faça exercícios físicos: o exercício físico reduz o estresse e a ansiedade, estimula a concentração, a memória e o raciocínio.
  • Durma bem: manter uma rotina de sono ajuda qualquer pessoa a dormir bem e a relaxar para as atividades do dia seguinte. 
  • Descanse: o descanso e as pausas na rotina de estudos são essenciais para encontrar um equilíbrio na preparação.
Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

Faça uma boa preparação

Além de manter boas práticas em seu cotidiano, você deve ter uma rotina de estudos. Esse é o ponto de partida para uma excelente preparação. Quanto mais um candidato se prepara, mais seguro ele se sente na hora da prova. O medo do desconhecido é um dos motivos da ansiedade, e, quanto mais você sabe, menor o medo. 

Para fazer uma preparação adequada, conheça bem o edital, as questões mais recorrentes, e pratique bastante. Vários métodos de estudo podem ser combinados, como fazer questões comentadas e estudar lei seca.

Seja como for, foque a preparação! Se ela for bem-feita, pode ficar tranquilo na véspera da prova. Se possível, conheça o local do exame antes para diminuir a ansiedade e simule o dia da prova.

Concentre-se no momento presente

Você está fazendo uma boa preparação e adotou várias práticas saudáveis em sua rotina. Isso é excelente e um passo importante para ter êxito no exame. Mas tente se concentrar no momento presente, algo eficiente para lidar com a ansiedade ao estudar para a prova da ordem.

Manter sua mente concentrada no que você está fazendo hoje é importante para não projetar futuros. O foco final é, claro, a aprovação. Então, qual é o objetivo de se imaginar fracassando? Nenhum. Pode se imaginar comemorando a aprovação? Claro.

Mas, seja qual for o resultado, o seu próximo passo é o mais importante. Na preparação para uma prova, o próximo passo é sempre o dia seguinte de estudos. Aos poucos, você chega lá.

Controlar a ansiedade ao estudar para a prova da ordem é muito importante. Pessoas muito ansiosas se distraem facilmente e apresentam sintomas incômodos. O melhor é fazer uma preparação de qualidade, adotar boas práticas de saúde física e mental e se concentrar no HOJE. Com isso, você terá maior produtividade nos estudos e obterá uma nota melhor no exame.
Veja em nosso blog outras dicas para se preparar para o exame da OAB!