6 dicas para aumentar a produtividade nos estudos

6 dicas para aumentar a produtividade nos estudos

6 Dicas para aumentar a produtividade nos estudos

Ter produtividade nos estudos é aproveitar da melhor maneira o tempo que você tem para se preparar para as provas. Mesmo nos dias mais difíceis e dispersos, há boas práticas que podem ser adotadas. Você sabe quais são?

Confira 6 dicas para aumentar a produtividade nos estudos.

Produtividade nos estudos: 6 dicas práticas

Organize sua rotina

Em uma semana, quais são suas atividades mais comuns? Estudos, trabalho, atividade física, futebol com os(as) amigos(as), almoço na casa da mãe, livros, filmes… Anote tudo que você faz, separe um horário para cada coisa, sempre considerando uma boa noite de sono e as pausas.

Pronto. Rotina organizada. Esse é o primeiro passo para aumentar a produtividade nos estudos, porque você separa um tempo só para isso. Com a organização, sua ansiedade diminui, e a motivação aumenta.

Monte um cronograma de estudos

Dentro da sua rotina, você estabeleceu seus horários de estudos. Considerando as horas que tem disponíveis, monte um cronograma conforme suas necessidades e capacidades. Como pontuamos, a organização da sua semana não será prejudicada, porque há um espaço para cada atividade.

Ao montar esse cronograma de estudos, defina sua meta. Obter aprovação no exame da OAB daqui a 6 meses é uma delas. Terminar os estudos para a prova do mestrado em 4 meses é outra. Esse plano deve considerar o tempo disponível até o “evento” determinado e as matérias que devem ser estudadas.

Você pode escolher priorizar matérias mais difíceis nas horas em que está mais descansado, por exemplo. E, claro, mesclar métodos de estudos nesse cronograma.

Mescle diferentes métodos de estudos

Existem muitos métodos de estudos para ajudar o estudante a fixar o conteúdo. Os resumos ou fichamentos são um bom exemplo. Cada um define a melhor forma de elaborá-los, seja grifando trechos mais importantes no texto, seja reescrevendo as informações com caneta.

Outro bom método são as questões comentadas e os simulados. O reforço do aprendizado pela prática é muito eficiente, principalmente se existem provas passadas. Isso acontece bastante em concursos públicos e provas da OAB. Há plataformas específicas de questões, inclusive algumas especializadas em determinado certame.

Videoaulas são a escolha de muitos alunos que têm o reforço visual como trunfo. Se for o seu caso, separe um tempo para assisti-las. Além dos métodos, você pode utilizar técnicas que aumentarão a produtividade nos estudos. A Técnica Pomodoro possibilita a divisão do trabalho em ciclos de 25 minutos de atividade e 5 minutos de pausas. É uma boa aposta.

Estude em um local adequado

O ambiente de estudos é muito importante para a produtividade. Ele deve ser silencioso, bem iluminado e confortável. A propósito, você sabe qual é a postura certa da sua cadeira em relação a uma mesa ou escrivaninha? A ergonomia também é fundamental para que seu corpo não se incomode em ficar mais tempo sentado. 

Outra dica a esse respeito é estudar sempre no mesmo lugar para que o cérebro crie uma conexão entre estudos e ambiente.

Evite distrações

Essa dica é bastante óbvia quando o assunto é aumentar a produtividade nos estudos, né? Cada interrupção externa significa “perder o fio da meada”. Por isso, veja algumas práticas para adotar e evitar distrações:

  • Utilize as pausas para descansar, porque são importantes para que o cérebro absorva melhor o conteúdo.
  • Informe outras pessoas com quem convive sobre não ser interrompido(a) enquanto estuda.
  • Desative as notificações do seu smartphone ou deixe-o no modo silencioso.
  • Retire do seu local de estudos qualquer coisa que possa tirar sua atenção.

Cuide de sua saúde

Prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada e boas noites de sono. Esse trio infalível para a qualidade de vida é também seu grande aliado para aumentar a produtividade nos estudos. 

Cuidar do corpo e da mente é se manter disposto(a) e saudável para enfrentar a rotina, que costuma ser corrida. Inclua nessa equação seus hobbies e os momentos de lazer, que são fundamentais para a saúde emocional. Isso tudo se reflete positivamente em seus resultados nas provas.
Algumas práticas, como cuidar da saúde, montar um cronograma e mesclar métodos podem aumentar a produtividade nos estudos. Você tem alguma boa estratégia nesse sentido ou precisa de outras dicas para melhorar seu desempenho? Confira os conteúdos do nosso blog!