Roteiro de Estudos para XVIII Exame OAB – 90 dias

roteiro de estudos para 1ª fase OAB
Planejamento é a palavra da vez, caso seu objetivo seja alcançar a aprovação no Exame de Ordem. Com provas cada vez mais complexas, a FGV tem mantido linha dura na 1ª fase do Exame, algo recorrente nas últimas edições. Devido a regra de repescagem, a 1ª fase da OAB passa a ser crucial para o examinando que almeja conquistar sua inscrição nos quadros da OAB e é por esse motivo que o site Prova da Ordem tem atualizado mensalmente seu Roteiro de Estudos.
 
Mal passou a última prova objetiva e a próxima edição da 1ª fase já se aproxima. Com exatos 90 dias para a prova, esse é o prazo IDEAL de preparação para o Exame de Ordem. Não que apenas 90 dias sejam suficientes para esgotar todos os assuntos cobrados na 17 matérias, que foram lecionados ao longo de 5 anos de graduação; mas com determinação, bons materiais e utilizando técnicas de estudos eficientes é possível sim fazer uma excelente preparação!
 
Para tanto, você precisa quebrar alguns paradigmas. O primeiro deles é que assistir videoaulas é uma boa forma de preparação para a prova. Esse é um tema polêmico, provavelmente confronta fortemente sua atual rotina de estudos e a metodologia que a maioria dos cursinhos defende. Como esse não é o tema central do presente artigo, clique aqui para maiores detalhes sobre o mito da preparação / estudo baseado exclusivamente em videoaulas.
 
Em relação aos materiais, uma boa dica seria fazer uma assinatura Premium no site Prova da Ordem. Com apenas R$ 1,00 por dia, você tem acesso a um ambiente virtual de estudos totalmente voltado para Exame de Ordem. E vamos concordar, esse valor é uma verdadeira PECHINCHA não é verdade?!? Para você conhecer um pouco mais do trabalho da equipe do site Prova da Ordem, sugerimos as seguintes leituras elaboradas pela nossa equipe: Confira nossos Resumos Gratuitos para 1ª fase da OAB.

Foque na Resolução de Questões durante a Preparação para a Prova

Na sua preparação para a prova objetiva da OAB, seu maior foco deve ser a resolução de provas de edições anteriores, conforme duas abordagens apresentadas a seguir. Através da resolução de provas anteriores, além da revisão dos assuntos mais cobrados no Exame e do melhor entendimento acerca da forma como a FGV dispões suas questões, você ainda estará identificando suas maiores pontos fracos, ou seja, as matérias que você precisa ter melhor aproveitamento para conseguir conquistar sua aprovação.

Resolva a prova simulando as condições da Prova da OAB: neste formato você deverá resolver a prova inteira nas mesmas condições que você encontrará no dia 29/11, ou seja, com tempo cronometrado (reservando 15 minutos para passar as alternativas corretas para o caderno de respostas), sem consulta de nenhum material e com conferência do gabarito após o término da prova. Através deste formato você terá uma avaliação real de sua preparação!

Resolva a prova ao mesmo tempo que você revisa cada matéria: neste formato pouco importa o tempo despendido em cada questão, pois o importante é REVISAR e APRENDER. Isso mesmo! Resolva a prova sabendo que quando as dúvidas surgirem, você deverá consultar seu material de apoio para auxiliar o processo de assimilação do conteúdo. Após resolver cada questão, consulte o gabarito e revise os motivos pelos quais cada alternativa está correta ou incorreta. Procure comentários de professores sobre cada questão após resolvê-la! Através deste formato você estará REVISANDO conteúdos já estudados e APRENDENDO conteúdos que passaram desapercebidos.

 
 

Sobre o Roteiro de Estudos

Com o objetivo de auxiliar os assinantes do site Prova da Ordem e os leitores de nosso Blog, criamos o presente Roteiro de Estudos. Esse material apresenta o que estudar em cada um dos 90 dias que antecedem a prova. Para seu melhor entendimento sobre como esse material foi elaborado, preparamos uma breve introdução de alguns conceitos básicos que você precisa saber para poder fazer a prova de 1ª Fase com maior tranquilidade.
 
Em relação ao material base a ser utilizado no estudo de cada matéria e respectivos assuntos dispostos no Roteiro de Estudos, sugerimos que o examinando faça de seguinte forma:

  • 25% do tempo diário de estudo com lei seca
  • 15% do tempo diário de estudo com doutrina
  • 5% do tempo diário de estudo com jurisprudência
  • 20% do tempo diário de estudo com videoaulas ou aulas presenciais
  • 35% do tempo diário de estudo (ao fim do dia) com resolução de exercícios para fixar os assuntos revisados


Entenda a Matemática para sua aprovação

A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar disso, as matérias não possuem o mesmo peso para a formação de sua nota final, uma vez que o número de questões por matéria não é uniforme. Para auxiliar na sua preparação para esta prova, apresentaremos alguns cálculos que certamente contribuirão para sua aprovação. Pode-se dizer que as matérias que compõem a prova de 1ª fase podem ser distribuídas em 3 agrupamentos, conforme a relevância de cada uma para sua aprovação.

Pode-se dizer que as matérias que compõem a prova de 1ª fase podem ser distribuídas em 3 agrupamentos, conforme a relevância de cada uma para sua aprovação. O Grupo A traz as matérias mais importantes. Levando em consideração que a prova objetiva possui 80 questões, somente este grupo totaliza 45 questões,ou seja, representa 56, 25% de sua prova. Por este motivo, este grupo de disciplinas deve ser o maior foco de seus estudos!

 

Exame OAB - Matérias mais relevantes prova 1ª Fase

 

O Grupo B apresenta matérias de relevância mediana. As matérias que compõem este grupo totalizam 25 questões, ou seja, representa 31,25% de sua prova. Por este motivo, este grupo de matérias deve ser estudado com muita atenção, porém, levando em consideração sua relevância mediana.

 

Exame OAB - Matérias de relevância mediana na prova 1ª Fase

 

O Grupo C traz as matérias de baixa relevância. As matérias que compõem este grupo totalizam 10 questões, ou seja, representa 12,5% de sua prova. Por este motivo, este grupo de matérias deve ser estudado, mas com empenho muito inferior às demais matérias.

 

Exame OAB - Matérias de baixa relevância na prova 1ª Fase

 

Estatística de assuntos mais relevantes por matéria

Você já deve ter conhecimento que o conteúdo a ser estudado para a prova de 1ª Fase é MUITO extenso. Tenho plena convicção em afirmar que é humanamente impossível ter amplo domínio em TODOS os assuntos exigidos nas 17 matérias que compõem a prova de 1ª fase. A própria banca examinadora da FGV também tem esse mesmo entendimento, uma vez que exige dos examinandos praticamente os mesmos conteúdos ao longo das diferentes edições do Exame de Ordem que tenho acompanhado.

Para facilitar a identificação dos assuntos mais recorrentes no Exame da OAB, o site Prova da Ordem elaborou esse estudo estatístico MUITO interessante.

Para ter acesso parcial a este estudo, clique aqui.



Baixe o Cronograma Agora mesmo!

O cronograma possui o conteúdo programático a ser estudado, dividido por matérias e dias da semana. Acompanha o cronograma alguns conteúdos adicionais, como calendário para XVIII Exame da OAB e orientações sobre metodologia de estudo.

Para baixar o Cronograma, clique aqui!

 

Cronograma Exame OAB - Matérias a serem estudada por dia da semana - prova 1ª Fase

 
 

Deseja sua Aprovação na OAB?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.

 

Deixe seu Comentário