11 dicas para passar na OAB de primeira

11 dicas para passar na OAB de primeira

“Será que tem como passar na OAB de primeira?” A dúvida de muitos(as) candidatos(as) pode ser respondida de forma simples e rápida: SIM! E nós separamos algumas dicas fundamentais para obter logo sua aprovação!

Como passar na OAB de primeira? Veja 11 dicas!

Os índices de reprovação na OAB são altos, nós sabemos. Um dos motivos que mais provocam isso é uma preparação inadequada. Por isso, se você quer saber como passar na OAB de primeira, tenha em mente que sua preparação deve ser incrível!

Além de disciplina e dedicação, existem algumas estratégias interessantes para você seguir. Veja!

#1 – Entenda que o conhecimento da faculdade não é suficiente

O curso de Direito não aborda todas as 17 disciplinas do edital da OAB. Ao menos não na forma como elas são cobradas. Além disso, muitas faculdades de Direito espalhadas pelo Brasil não possuem o selo de qualidade da OAB. Isso compromete o desenvolvimento do(a) aluno(a).

Portanto, entenda que o aprendizado da faculdade não será suficiente se você quer aprender como passar na OAB de primeira. O melhor é complementar seus estudos.

#2 – Faça uma autoavaliação

Cada candidato(a) possui forças e fraquezas em relação ao conteúdo programático do edital da OAB. Quais são as suas?

Faça uma autoavaliação dos seus pontos fortes e fracos para direcionar melhor seus estudos. Aproveite o cérebro descansado para estudar os temas mais difíceis e que merecem maior atenção.

#3 – Conheça a estrutura do exame

Ninguém pode prestar uma prova sem conhecer sua estrutura, certo? Por isso, para saber como passar na OAB de primeira, é preciso entender o edital e as duas fases do exame.

Aproveite para analisar provas anteriores e ver o padrão de cobrança da FGV.

#4 – Faça um bom cronograma de estudos

Quem consegue a aprovação de primeira na OAB possui um bom roteiro de estudos e um bom cronograma. Isso significa organizar sua rotina de acordo com o edital e com o tempo disponível. É a melhor forma de maximizar o desempenho nos estudos e evitar a procrastinação.

#5 – Escolha bons materiais de estudo

Com o cronograma pronto, é hora de buscar os melhores materiais de estudo. Resumos são rasos em alguns casos, livros de doutrina são densos demais. E agora?
Invista em apostilas digitais de procedência garantida, que são um meio-termo. Junto com elas, tenha um bom Vade Mecum atualizado e uma plataforma de questões comentadas.

#6 – Invista em questões comentadas e simulados

Colocar o conhecimento em prática por meio de questões comentadas e simulados te leva para mais perto da aprovação.

Os exercícios não só medem seu aprendizado como são o melhor método para fixar o conteúdo. Além disso, você se acostuma com o estilo das questões e percebe quais são os assuntos mais recorrentes na prova.

#7 – Descanse

A pausa na rotina de estudos é fundamental para você descansar e para ajudar na assimilação do conteúdo. Não estude até se esgotar, porque é possível que muitas horas extras não sirvam para nada. Mescle estudo com descanso, pausas para diversão e lazer.

#8 – Controle a ansiedade

O medo da prova da OAB pode gerar ansiedade. Uma preparação inadequada também suscita esse sentimento. Na hora da prova, isso se converte em “branco”. Por isso, dê atenção à saúde mental e saiba como controlar a ansiedade para fazer a prova da OAB. Manter a calma será fundamental no dia D!

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

#9 – Utilize técnicas de resolução de questões

Você já ouviu falar em chute consciente? É uma das técnicas de resolução de questões para a 1a fase da OAB. Elas são excelentes para otimizar seu desempenho na hora da prova. Além disso, conseguem tirar aquelas dúvidas que ficam na cabeça ao decidir por A ou B na múltipla escolha.

#10 – Mantenha o foco ao passar para a 2a etapa

A hora de descansar vem após sua aprovação. Por isso, se você quer saber como passar na OAB de primeira, mantenha o foco após passar na 1a fase.

Não se empolgue com a aprovação na prova objetiva. Siga com o seu ritmo de estudos para a prova prático-profissional, ok?

#11 – Faça um curso preparatório

Um curso preparatório especializado em OAB ajuda o(a) candidato(a) a seguir todas as dicas que acabamos de dar. Mesmo estudantes que mais se dedicam precisam conciliar organização, materiais certos e conteúdos adequados.

No curso, você conta com o auxílio de professores especializados e um ensino focado no Exame, com os melhores métodos de aprendizado.

Essas são as 11 dicas para você saber como passar na OAB de primeira. Mas existem muitas outras, como fazer revisão das matérias estudadas com resolução de questões e resumos e saber lidar com a pressão de familiares.

No blog do curso Prova da Ordem, lançamos dicas diariamente para você estar mais perto da sua aprovação!