Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Roteiro de Estudos para XIII Exame de Ordem
Avatar Prova da Ordem

por

Site especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame de Ordem. Conquiste sua aprovação na OAB!

Roteiro de Estudo para 2ª Fase da OAB

Passado o susto da primeira fase, alguns ainda com alguma insegurança sobre sua aprovação nesta etapa e outros com a garantia obtida pela nova regra de reaproveitamento, é a hora de se concentrar para a prova prático-profissional, que ocorrerá dia 1º de junho. Nosso tempo de preparação é bem curto, temos um pouco mais de 30 dias para nos preparar para este novo desafio, portanto seremos bem objetivo nesse roteiro de estudos.

 

Você está preparado?

Tenho certeza que esta matéria irá lhe auxiliar nessa reta final!

Então vamos começar:

 
 

Ampulheta - Provas simuladas

Faça provas simuladas: somente a prática pode levar à perfeição

Um dos erros mais comuns entre os examinandos que se preparam para a prova de 2ª fase é estudar muito, participar de cursos e aulões, assistir videoaulas, ler a legislação na íntegra, mas negligenciar a resolução de peças e questões dissertativas. A realização de simulados é fundamental para sua aprovação no Exame de Ordem. Somente na realização de provas simuladas que você praticará sua escrita, gerenciará o tempo de prova e irá simular as condições reais que você terá no dia da prova.

 
 
 

Escrita manual - Provas oficiais OAB

Treine a escrita manual

Outro erro bastante reincidente é a resolução de peças e questões dissertativas através de um computador ou qualquer outro meio de escrita digital. Que o computador e demais dispositivos tecnológicos auxiliam o examinando através de todo o conteúdo disponível na internet e demais vias digitais é inegável. Apesar disto, a resolução de simulados através dos mesmos é algo inapropriado para a prova de segunda fase, uma vez que a escrita manual é completamente diferente. Escrever um parágrafo, por exemplo, usando um teclado ou qualquer outro dispositivo eletrônico, exige muito menos tempo comparado com escrever manualmente o mesmo texto. Além disto, o espaçamento entre letras/caracteres e palavras, o tamanho de letra/fonte e o próprio corretor ortográfico formam um ambiente totalmente diferente daquele que você terá no dia de sua prova.

Nossa dica: use e abuse do computador e demais dispositivos tecnológicos. Estes têm muito a agregar na sua preparação para o Exame de Ordem. Apesar disto, treine a escrita manual para resolução de peças e questões dissertativas para ter um melhor aproveitamento no dia de sua prova.

 
 
 

Caderno de Prova oficial da OAB - FGV

Use a folha oficial de prova

Um detalhe que pode fazer toda a diferença; esta é a melhor forma de descrever a necessidade de utilização do caderno oficial de prova da OAB para responder a peça e questões dissertativas. Muitos examinandos que fazem simulados para a segunda fase da OAB utilizam cadernos ou até mesmo folhas em branco para responder a prova, o que é um grande equívoco. O caderno oficial de prova possui espaçamentos únicos e este pequeno detalhe pode significar diversas linhas a mais ou a menos no dia de sua prova, experiência que ninguém gostaria de passar. Acostume-se ao caderno oficial. No dia da prova seu espaço será este!!

 
 
 

Vade Mecum para prova OAB

Use incansavelmente o Vade Mecum

No dia da prova o Vade Mecum poderá ser seu maior aliado ou seu pior inimigo, dependendo exclusivamente de sua familiaridade em manuseá-lo. Você precisa dominar o uso do índice remissivo e ter facilidade em localizar qualquer informação dentro do código. Não acredite em milagres! No dia da prova você terá muitas dificuldades se não utilizar o Vade Mecum na sua rotina de estudos. A hora de praticar é agora! E se eu fosse você,iria preferir o Vade Mecum como meu maior aliado!

 

Algumas dicas objetivas sobre a prova de segunda fase da OAB:

1)      Tenho que utilizar letra de forma ou cursiva?

Utilize a que você estiver habituado. A FGV não pune ou beneficia um tipo específico de letra.

2)      Se eu errar alguma palavra, como devo proceder?

No edital, a regra é clara: um risco simples no texto ou palavra incorreta.

3)      Devo deixar espaçamento antes do parágrafo?

Não é obrigado, mas por uma questão de organização do texto é recomendável.

4)      Nas citações dos artigos qual o espaçamento correto?

Não é obrigatório fazer espaçamento diferenciado para a transcrição de artigos. Apesar disto, por uma questão de organização sugerimos a utilização de espaçamento que seja o dobro do recuo de texto usado para iniciar um parágrafo.

5)      Posso colocar depois do endereçamento o nome da peça?

Esta é uma questão fundamental!!! O ideal em uma peça é colocar o nome das partes com os dados de identificação e depois, indicando o correto e completo fundamento legal, o nome da peça. Qualifiquem as partes e depois digam o nome da peça, por extenso, seguido pelo seu fundamento legal.

6)      Tenho que pular algumas linhas do endereçamento para qualificação?

Fica a critério do candidato. Não há uma regra de linhas, o examinando tem de usar o bom senso neste momento e, acima de tudo, ter a noção se sobrará espaço para concluir sua peça.

 
 

Para mais 7 dicas para a 2ª fase do Exame de Ordem, clique aqui.

Esperamos que você faça uma excelente prova!

Equipe Prova da Ordem

 
 

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.