Roteiro de Estudo para 2ª Fase da OAB

Roteiro de Estudo para 2ª Fase da OAB

Notebook apresentando na Tela o Roteiro de Estudos para 2ª Fase da OAB do Curso Prova da Ordem

A prova prático-profissional é o último obstáculo entre você e a aprovação definitiva no Exame da OAB.

E assim como na fase objetiva, ter um 📅 Roteiro de Estudos para 2ª Fase OAB potencializará suas chances de sucesso no 39º Exame de Ordem.

É hora de ir com tudo! Foco total!

Não se deixe enganar pela conversa de que “a segunda fase é mais fácil”, “agora é só uma matéria, é mais tranquilo”, porque não é!

Tudo bem, não são mais 20 disciplinas em 80 questões. Nesta fase, é uma única matéria – escolhida por você -, quatro questões dissertativas e uma peça. Mas, também é nela que muitos ficam de fora

Você não quer fazer parte deste grupo.

Baixar a guarda não é uma opção. 💪

Mas também não entre em pânico! Com dedicação, atenção aos detalhes e seguindo as dicas do Curso Prova da Ordem, você consegue! 🙌

O primeiro passo certo em direção da aprovação você já deu estando aqui. Agora o que você deve fazer é dar o segundo passo certo, realizando o download do nosso Roteiro de Estudos OAB 2ª Fase.

Nele você encontrará:

  • a) Datas e informações relevantes sobre a prova;
  • b) Nosso calendário de simulados gratuitos do Curso Prova da Ordem;
  • c) Estatísticas de peças mais cobradas;
  • d) Indicação do que o Preparatório para 2ª Fase da OAB do Curso Prova da Ordem recomenda que seus alunos façam em cada dia enquanto acompanham suas aulas;
  • e) Dicas sobre como elaborar o esqueleto da sua peça e questões.

Roteiro de Estudos OAB 2ª Fase – ATUALIZADO em 22/02/2024

😍 Para realizar o download, acesse os links abaixo 👇👇👇

👉 DIREITO PENAL – Roteiro de Estudos OAB 2ª Fase

👉 DIREITO DO TRABALHO – Roteiro de Estudos OAB 2ª Fase

👉 DIREITO CIVIL – Roteiro de Estudos OAB 2ª Fase

👉 DIREITO ADMINISTRATIVO – Roteiro de Estudos OAB 2ª Fase

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado

Como utilizar o Roteiro de Estudos 2ª Fase OAB 

Agora que você já fez o download do nosso cronograma, vamos às dicas e orientações para que você tire o melhor proveito dele e do seu esforço de estudo de modo geral.

1 – Faça Provas e Atividades Simuladas

Um dos maiores equívocos entre examinandos que preparam-se para 2ª fase, é estudar muita teoria, mas negligenciar a prática ✍.

Ter a experiência simulada, tanto da construção da peça, quanto das respostas das questões dissertativas, é fundamental para sua aprovação.

O nome da prova já destaca essa importância: Prova Prático-profissional.

Além de praticar sua escrita, a realização de simulados fará com que você habitue-se aos mecanismos formais do certame, além de aumentar sua percepção quanto a gestão de tempo da prova ⏳ – algo também essencial.

O que nos leva a mais um detalhe que pode fazer toda diferença. Sempre que você realizar um simulado, utilize a folha oficial de prova 📄.

A folha oficial possui um número de linhas e espaçamentos específicos, que nem sempre combinam com os cadernos ou folhas que você normalmente tem à disposição.

Se você não sabe onde encontrar essa folha, basta acessar os simulados gratuitos para 2ª Fase do Curso Prova da Ordem. Junto do simulado, disponibilizamos também a folha de resposta nos mesmos moldes da oficial. Segue o link:

👉 Simulados Gratuitos para 2ª Fase OAB

2 – Treine a Identificação de Peças com o Roteiro de Estudos OAB 2ª fase

Dedique alguns dias exclusivamente para treinar a identificação da peça 🔍 cabível para solução do problema proposto pela banca.

Caso você erre a solução para o caso concreto, a nota é zero na peça e matematicamente não haverá mais chances de aprovação. 

Logo, é indispensável que você exercite esta competência.

3 – Treine a escrita manual

Estamos vivendo na era digital. E, apesar de seus incontáveis benefícios, também há pontos negativos nesta realidade. Um destes é sensível aos examinandos que estão estudando para 2ª fase da OAB.

Estou falando da digitação ⌨ em detrimento da escrita manual ✍.

Pergunte-se a si mesmo(a): Qual foi a última vez que você escreveu, à mão, mais de 10 linhas? 

Talvez em uma aula da faculdade – e olhe lá!

É importante que você chegue no dia da prova com fluidez na escrita e qualidade ortográfica.

Fluidez, para ter agilidade e coerência argumentativa; e, qualidade ortográfica para que seja legível.

Quanto mais você facilitar a vida de quem vai corrigir sua prova, menores serão as chances do examinador errar na hora da correção.

Não estou pregando que você elimine o uso de recursos tecnológicos para otimizar sua preparação. Pelo contrário, você pode usar e abusar dos recursos tecnológicos para estudar. Mas na hora de praticar, troque o teclado pelo papel e caneta.

4 – Use incansavelmente o Vade Mecum

O Vade Mecum, é o único material que você poderá consultar durante a prova. É nele que estarão todas as respostas das questões discursivas e o respaldo para fundamentação da sua peça.

E da mesma forma que ele é um grande aliado, poderá ser seu maior inimigo caso você não se dedique para conhecê-lo 🕵‍♂.

Saber manuseá-lo da forma adequada é muito importante. 

Portanto, durante sua preparação sempre utilize o Vade Mecum para pesquisas de legislação.

Habitue-se com seu índice remissivo. Faça remissões, use clipes para separar os códigos mais importantes. Utilize marcações coloridas para destacar informações. Deixe-o previamente “turbinado” (dentro das regras editalícias, claro).

Esta prática aumentará sua noção espacial sobre onde encontram-se os fundamentos para suas respostas dentro do código, facilitando bastante o processo de busca na hora da prova.

Enfim, torne-o personalizado e faça dele uma verdadeira extensão do que você sabe.

5 – Estude o Gabarito das Provas Anteriores

Quanto mais sua resposta estiver próxima das palavras e da forma como foi elaborado o espelho de correção, maior será a chance de o item ser pontuado 🎯.

Na 2ª fase da OAB, mais do que estar correta, sua resposta precisa estar de acordo com o disposto no gabarito da prova disponibilizado pela banca.

Entender esse mecanismo fará grande diferença tanto durante sua preparação, quanto em seu resultado final. 🔮 É como se você soubesse, de antemão, como o examinador gosta que as respostas sejam apresentadas.

Para quem já fez estágio na justiça ou sabe como funciona este meio, é muito semelhante a quando pegamos o jeito que o juiz, promotor ou qualquer superior, gosta que sejam redigidas as peças, pareceres, promoções, etc.

Vejamos, respectivamente, um exemplo de item do espelho de correção e do trecho correspondente no gabarito comentado :

Espelho de Correção

Gabarito Comentado

Vamos supor que na fundamentação o examinando escrevesse:

“A Emenda Constitucional nº 5/2018 possui vício de inconstitucionalidade formal, pois não observou a norma prevista no art. 25, caput, da CF/88.”

É bem provável que o item não recebesse pontuação. É algo comum de se ver nas provas. Muitos protestam, clamando por qualquer tipo de consideração na fase recursal, mas nem sempre há o que ser feito.

Está frisado no próprio espelho quais fundamentos a banca considera indispensáveis. Deixá-los de fora, é prejuízo na certa.

Portanto, reserve um tempo para analisar e estudar os gabaritos das provas anteriores.

Bons estudos!

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado