Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Estou estudando certo para OAB? Confira 05 Sinais.
Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo. Atuou como Juiz Mediador do Tribunal de Mediação e Arbitragem do RS - Professor de Direito Civil e Processo Civil em cursos preparatórios para Concursos (Exattus - Uruguaiana/RS e Cursos Elite - Itajaí/SC) e criador de conteúdo para Estudantes de Direito há mais de 8 anos.

Estou estudando certo para OAB? Confira 05 Sinais.

Ao invés de ler toda matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

Você já se perguntou se está estudando certo para OAB? Pensa que sim, mas não tem certeza? Saiba que isso é muito comum, você não está sozinho(a).

Isso acontece porque durante toda nossa formação, constantemente recebíamos algum feedback. Seja através de avaliações periódicas, trabalhos ou através de palavras dos nossos professores.

Mas agora é diferente, cabe unicamente a você este exercício de auto-observação.

Quando falta consciência sobre isso, muitos procuram validação externa, mentoria ou alguém para cumprir esse papel. Mas acredite, você não precisa de nada disso.

É muito importante que você conquiste esta independência, não somente em relação à preparação para OAB, mas para todos os objetivos que se apresentarão em sua vida.

Por isso, nesta publicação trarei 05 Sinais de que você está estudando certo para OAB. 🔍

1) O Estudo Torna-se Regular.

Um dos maiores desafios de estudar, é fazê-lo com regularidade.

O começo é fácil e empolgante, mas manter o ritmo, bem como o compromisso com o estudo, é o que pega.

Nos cursos EAD conseguimos verificar a queda de acessos dos alunos conforme o tempo passa, mas isso era ainda mais perceptível em cursos presenciais.

No início todos estão motivados, ninguém falta. Mas conforme o curso caminha para o final, a frequência, visivelmente, já não é a mesma.

Ou seja, um dos sinais de que você está estudando certo para OAB, é quando você está tão comprometido com seu objetivo, que o estudo faz parte natural de sua rotina, passando de exceção para regra.

Se você chegou nesse ponto, parabéns! 🎊🎉

Mas se você recém começou, calma. O estudo regular é um hábito a ser cultivado dia após dia. Continue se esforçando até que isso vire realidade.

2) Quando você entende que problemas acontecem e tudo bem.

Outro indicativo positivo da saúde de sua preparação para OAB, é quando você toma consciência de que nem todo dia será o dia perfeito.

Não há ordem na vida, tudo pode acontecer, são muitas variáveis. As coisas podem mudar a qualquer momento e você deve estar preparado(a) para isso.

Se nada deu certo hoje, ou se você foi forçado(a) a sair um pouco de seu cronograma de estudos, tudo bem, vai passar. Amanhã é dia de começar de novo.

Ou seja, outro sinal de que você está estudando certo para OAB, é quando você não se deixa que excepcionalidades ou momentos ruins lhe desviem de seu foco. 🎯

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

3) Você acredita que pode ser aprovado.

O Exame de Ordem é complexo, composto por duas fases distintas, sendo exigido conhecimento de, no mínimo, 17 ramos diferentes do Direito.

Dada sua complexidade, notoriamente apresenta baixos índices de aprovação. 📉

Em razão disso, parte dos examinandos estuda sem acreditar muito em seu sucesso. Notadamente se já reprovou alguma vez.

Então teorias começam a surgir, de que a OAB e/ou a FGV manipulam os resultados; de que é preciso ter “costas quentes” para passar; e até que pode haver alguns perseguição por razão X ou Y.

Mas não é por aí. Esse pensamento age contra sua aprovação. Não entre nessa.

Então, se você não está caindo nessas armadilhas mentais e acredita que sua hora vai chegar em razão de seus próprios esforços, esse é mais um indicativo de que você está no caminho certo.

4) Apesar de um resultado negativo, você não se deixa abalar.

No Exame de Ordem, a minoria dos(as) examinandos(as) é aprovado(a) na primeira tentativa. Mesmo assim, poucos(as) são os que não se deixam abalar diante de uma reprovação.

Já perdi a conta de pessoas que me procuraram e relataram terem feito uma, duas vezes, mas que, como reprovaram, resolveram dar um tempo.

Esse “tempo”, salvo raríssimas exceções, é a pior coisa que você pode fazer. ⏰

Então, se apesar de um resultado negativo, você consegue analisá-lo, tirar um aprendizado e continuar estudando para conquistar sua aprovação, é mais um indicativo de que você está no caminho certo e cada vez mais próximo(a) de passar.

👉 Não consigo passar na OAB, o que fazer?

5) Seus acertos em simulados começam a melhorar.

Realizar simulados e resolver questões de edições anteriores são partes essenciais de uma boa preparação. 📝

Além de ótimas ferramentas de estudo, também são um bom termômetro para você verificar como está indo seu estudo.

Dessa forma, quando seus estudos estão no caminho certo, notará uma melhora em seu índice de acertos ao realizar simulados e resolver questões.

Se você contempla um ou mais dos itens acima, parabéns, é sinal de que você está estudando certo para OAB.

Senão, comece hoje mesmo a buscá-los!

Continue firme e forte que sua aprovação está cada vez mais próxima!

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.