Como manter a concentração nos estudos para OAB?

Como manter a concentração nos estudos para OAB?

Como manter a concentração nos estudos para OAB?

Se você está próximo de se formar em Direito e já começou a se preparar para a prova da OAB, sabe como ansiedade e estresse são presentes durante este período. Por vezes, ficamos tão preocupados que acabamos perdendo o foco. A concentração nos estudos, assim, torna-se ainda mais difícil.

Além disso, atualmente, há diversos outros fatores que tiram nossa concentração daquilo que, de fato, é importante para a nossa vida e para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. 

Pensando nisso, trouxemos algumas informações sobre o tema e reunimos um conjunto de dicas para ajudar você a aumentar a concentração nos estudos e arrasar na hora da prova da OAB.

Vamos lá? 🤓

Dicas para manter a concentração nos estudos

A seguir, confira 10 dicas de como se concentrar nos estudos e estar bem preparado para o Exame de Ordem.

1. Trabalhe o autocontrole

Manter o autocontrole, nos dia de hoje, tem se tornado um grande desafio para muitas pessoas. Isso ocorre porque estamos mais suscetíveis a diversos estímulos durante o dia, como o celular apitando com notificações, a rotina agitada que levamos, etc. 

Esses fatores, muitas vezes, são responsáveis por desencadear sintomas de ansiedade. Os sintomas exercem grande influência na concentração e no autocontrole das pessoas e, atualmente, acometem 18,6 milhões de brasileiros, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sendo assim, é necessário adotar atividades que auxiliem você a estimular o autocontrole e a concentração antes mesmo de começar a estudar para o exame da OAB. 

De acordo com Emma M. Seppälä (2013), doutora em psicologia, há razões científicas que comprovam a eficácia da meditação, por exemplo, para obter foco e autocontrole. 

A nossa recomendação é a de que você aposte em práticas de relaxamento para auxiliar você durante essa fase. 🧘‍♂️

2. Diminua o uso de dispositivos eletrônicos

A tecnologia e os dispositivos eletrônicos são grandes aliados na hora do estudo. Com apenas um toque na tela do seu smartphone, você pode ter acesso a inúmeras informações sobre o assunto que está estudando.

No entanto, os dispositivos eletrônicos podem representar uma barreira para a conquista do seu sonho em passar no Exame de Ordem, caso impeçam a sua concentração nos estudos.

Desse modo, se você identifica que os aparelhos eletrônicos estão dificultando os seus estudos mais do que facilitando, desligue o celular, não mantenha nenhuma guia com redes sociais abertas no computador e, caso você precise do computador só para ler algum material e não necessite do acesso à internet, desligue-a enquanto estiver estudando. 📴

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

3. Tenha todos os materiais à mão

Outra medida de suma importância para auxiliar na concentração nos estudos é dispor de todos os materiais de que necessita próximos de você. Adotando essa medida, você irá se dispersar menos, pois não necessitará interromper os estudos toda hora para procurar onde está o material de que precisa. 🙋‍♂️

4. Tenha um ritual próprio para iniciar os estudos

Mais uma forma de aperfeiçoar a concentração nos estudos para a prova da OAB é dispor de um ritual para iniciar os estudos. Pode ser preparar um café, meditar, praticar uma atividade física ou até mesmo escutar uma música, ou seja, qualquer atividade que te proporcione prazer.

A criação desse ritual próprio e a realização dele antes de estudar irá preparar a sua mente para identificar que você está próximo do momento de estudar.  🧠

5. Cuide da sua alimentação

Muitas vezes, a dificuldade em manter a concentração nos estudos está associada à carência de nutrientes no nosso organismo.  

Além disso, alimentos ricos em antioxidantes são capazes de desacelerar o envelhecimento cerebral, afastando doenças como Alzheimer e Parkinson.

Desse modo, procure realizar refeições balanceadas e diversificadas em hortaliças, verduras, leguminosas, proteínas e carboidratos, de forma que você consiga absorver a maior quantidade de nutrientes possível.

Além disso, lembre-se de se hidratar com frequência e busque consumir em torno de 2 litros de água por dia. Para ter um controle preciso da quantidade de água ingerida, encha uma garrafa de água de 2 litros e beba todo o seu conteúdo durante o dia. 💧

6. Respeite os momentos de descanso

Você, com certeza, já percebeu que, após uma longa jornada de estudos, a sua mente já está muito cansada e, consequentemente, você não consegue focar mais nos estudos. 

Sendo assim, é fundamental alternar horas de estudo com horas de descanso. Aproveite esses momentos para realizar alguma outra atividade prazerosa ou relaxante. Dessa forma, você irá recuperar as energias e conseguirá se concentrar mais facilmente quando retornar aos livros. 🎮

7. Alterne entre diferentes métodos de estudo

Para manter a concentração nos estudos, outra técnica interessante é alternar entre diferentes métodos de aprendizagem. Se você passar o dia todo lendo o Vade Mecum para memorizá-lo, interpretá-lo e compreendê-lo, após algumas horas, não irá mais conseguir reter nenhuma informação. 

Você pode conferir uma de nossas sugestões, a Técnica Pomodoro aplicada para o Exame de Ordem, clicando aqui.

Quando sentir que um método de estudo se esgotou, primeiramente, descanse. Depois, parta para um novo método como, por exemplo, resolver alguns exercícios sobre o tema lido e corrigi-los posteriormente com questões comentadas. 👨‍💻

8. Reserve um ambiente organizado

Alguns dizem que o ambiente externo se reflete em nosso interior. Com certeza, o inverso também é verdadeiro. Um ambiente organizado, limpo, bem iluminado e arejado auxiliará você na concentração nos estudos para o Exame de Ordem. 🗂️

9. Crie um roteiro de estudos

Outra forma de aumentar a sua concentração é elaborando um roteiro de estudos. Você pode pegar todo o conteúdo que tem para estudar e dividir pelo tempo que você investirá nos estudos.

Assim, você saberá quanto deve estudar por dia e conseguirá visualizar as metas a serem cumpridas. Dessa maneira, ficará mais fácil identificar os resultados gradativamente e você se sentirá mais satisfeito com o seu desempenho, o que irá manter você mais motivado e concentrado nos estudos. 🗓️

10. Identifique o seu horário de estudo

Por fim, a nossa última dica para melhorar a sua concentração nos estudos para o Exame de Ordem é identificar o horário em que você mais consegue render nos estudos. Há pessoas que são mais produtivas durante o dia. Outras, no entanto, produzem melhor à noite. 

Cada pessoa apresenta as suas particularidades e, dessa forma, é de suma importância que você saiba identificar o horário de estudo que mais se adapta ao seu perfil. 🕗

O que achou dessas 10 dicas sobre como manter a concentração nos estudos para a prova da OAB? Deixe um comentário com a sua opinião e continue acompanhando as nossas postagens para se manter atualizado sobre esse e outros assuntos.

Bons estudos e até a próxima! 😉

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado