Estudo e depressão: como lidar com o peso do Exame de Ordem?

Estudo e depressão: como lidar com o peso do Exame de Ordem?

Estudo e depressão: como lidar com o peso do Exame de Ordem?

A depressão é um transtorno que é cada vez mais comum no mundo moderno, tornando-se uma questão de saúde pública. Essa condição afeta negativamente a forma como a pessoa age, sente-se e pensa. Felizmente, é uma doença tratável, mas ainda assim, muito complexa.

Ela tende a causar a perda de interesse em atividades que antes a pessoa sentia prazer ao realizar. Esse desinteresse e a apatia prejudicam sua rotina profissional, familiar e social, tornando suas realizações e interações cada vez mais difíceis.

Quer entender mais sobre esse assunto extremamente importante para a saúde de milhões de pessoas e como ela afeta aqueles que pretendem ter conquistas profissionais, como passar no Exame de Ordem? Continue a leitura e saiba mais! 🤓

Quais são as principais causas da depressão?

Esse distúrbio, que está por trás de uma grande variedade de problemas físicos e emocionais e pode contribuir para a diminuição da capacidade de manter um fluxo normal na rotina, tem uma variedade muito grande de causas. 😞

Dentre as principais investigadas pela medicina, temos:

  • Aspectos biológicos, como problemas hormonais ou de tireoide;
  • Vícios, a exemplo das drogas ilícitas e lícitas, como álcool e cigarro;
  • Ansiedade crônica e estresse intenso;
  • Transtornos psiquiátricos que possam estar relacionados;
  • Dores crônicas;
  • Quadros de fibromialgia;
  • Traumas psicológicos ou físicos, como abusos e experiências de violência doméstica;
  • Excesso de estímulos e hiperconexão, a exemplo do uso excessivo das redes sociais e internet;
  • Dietas desregradas, sedentarismo e excesso de peso.

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas variam de uma pessoa para outra. Porém, podemos encontrar aqueles que são mais comuns na maioria dos casos. Veja:

  • Dormir demais ou ter problemas para dormir, como insônia;
  • Ter alterações no apetite, o que resulta em perda ou ganho de peso – sem que a pessoa esteja fazendo dieta;
  • Humor deprimido ou tristeza persistente;
  • Perda de interesse em atividades apreciadas em um momento anterior;
  • Pensamentos de suicídio ou morte;
  • Maior dificuldade para tomar decisões, pensar e se concentrar;
  • Sentimentos de culpa e baixa autoestima;
  • Sensação de fadiga ou perda de energia.

Uma observação importante a ser feita é a de que, para que o indivíduo receba o diagnóstico de depressão, os sintomas precisam persistir por um período mínimo de duas semanas (em algumas situações, pode levar bem mais tempo).

Além disso, é fundamental que ele passe por uma análise médica geral, pois existem condições clínicas que podem imitar os mesmos sintomas indicativos desse mal. 👨‍⚕️

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

Como lidar com a doença em época de Exame de Ordem?

Os próprios sinais da depressão já constituem, por si só, causas para condições que envolvem a ansiedade, desgaste físico e mental. Com a chegada da temporada de exames, essas condições podem ser potencializadas ainda mais.

O indivíduo que sofre com essa doença, sem dúvida, deve buscar ajuda médica para ser mais bem orientado sobre o que poderá fazer para tornar o processo de preparação para o Exame de Ordem mais fluido e fácil de lidar.

Por outro lado, há algumas práticas e técnicas que ele pode agregar em sua rotina para gerenciar melhor a ansiedade, como técnicas de respiração, meditação, prática de ioga, exercícios físicos, entre outros.

Não existe um método infalível ou uma receita padrão. Cada pessoa reage e obtém resultados em níveis diferentes. Mas, tendo em vista a importância da preparação e toda a sua pressão, ações que possam minimizar o lado negativo são sempre bem-vindas.

Caso você sinta que não está dando conta, procure ajuda profissional. 👩‍⚕️

Estresse, pressão e depressão

Na questão do gerenciamento do estresse e da ansiedade que surgem em decorrência da condição depressiva, uma técnica interessante é procurar compreender os mecanismos psicológicos e biológicos que possam contribuir para o surgimento ou agravamento de tais aspectos — por isso a importância de manter um acompanhamento médico especializado.

Esses mecanismos, que atuam como propulsores para as situações complicadas de estresse que devem ser analisadas pelo próprio indivíduo, incluem, até mesmo, a maneira como ele reage às sensações físicas e emocionais que experimenta — com as quais, conhecendo-as profundamente, conseguirá lidar melhor.

Por exemplo, determinados ciclos de pensamentos negativos podem fazer com que a pessoa tenha um aperto no peito, comece a tremer, tenha medo ou uma forte sensação de que algo de errado vai acontecer.

Ao perceber esses pensamentos ruins e que surgem de forma automática, bem como os efeitos e consequências que eles provocam no corpo, a pessoa depressiva consegue ter mais domínio sobre si mesma e aumentar o seu nível de controle.

Não é fácil e depende de conhecimento de si próprio. Mas, é a partir disso que a pessoa poderá aplicar algumas técnicas que poderão ajudar a deixar a preparação para o exame mais fácil. 🥵

Respirações profundas, por exemplo, são recomendadas para acalmar as sensações desequilibradas que o corpo manifesta. Além disso, a pessoa precisa mentalizar, de forma persistente que, por mais complexa que seja a situação ou intensa a sensação que esteja sentindo, ela terá um fim.

Durante a preparação, mesmo considerando que seja útil estudar e discutir tópicos com os colegas e fazer revisões em grupo, é essencial não se comparar aos outros. Para quem sofre com a condição da qual estamos tratando nesse artigo, isso apenas criará mais um obstáculo no seu até então árduo caminho para o sucesso. 

Muitas vezes, a pessoa até está se saindo bem em seu processo de aprendizado. Pode ser que esteja até melhor em relação a quem não está com uma condição depressiva. Contudo, ao dar relevância aos achismos (de que o que os outros estão fazendo sempre é melhor), poderá aumentar ainda mais os níveis de estresse e, até mesmo, interromper o progresso que vinha sendo feito de forma satisfatória.

Em palavras mais simples, o estresse por parte de outra pessoa não é o que o indivíduo com depressão precisa nesse momento. 😬

Como se prevenir?

Trabalhar em pontos que ajudem na prevenção da doença não é fácil para muitos depressivos, mas é a melhor maneira de ele estar mais sólido e disposto. Veja algumas dicas:

  • Procurar ter uma dieta equilibrada;
  • Evitar o consumo de drogas ilícitas e não abusar das lícitas;
  • Tentar não se sobrecarregar, e abrir espaço na agenda para outras atividades prazerosas;
  • Fazer algum tipo de atividade física;
  • Procurar ter boas noites de sono;
  • Nunca interromper o tratamento médico sem orientação.

A depressão não é algo simples de lidar. Todavia, mantendo o tratamento médico e aplicando os conceitos apresentados neste artigo, a preparação para o Exame de Ordem poderá ser otimizada, permitindo ao candidato melhores resultados! 😀

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB