Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Fernando Barcellos

por

Cofundador do Curso Prova da Ordem, especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame da OAB. Aproveito a oportunidade para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos preparados com muito carinho para sua aprovação. ;)

Estudo e depressão: como lidar com o peso do Exame de Ordem?

Ao invés de ler toda matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

A depressão é um transtorno que é cada vez mais comum no mundo moderno, tornando-se uma questão de saúde pública. Essa condição afeta negativamente a forma como a pessoa age, sente-se e pensa. Felizmente, é uma doença tratável, mas ainda assim, muito complexa.

Ela tende a causar a perda de interesse em atividades que antes a pessoa sentia prazer ao realizar. Esse desinteresse e a apatia prejudicam sua rotina profissional, familiar e social, tornando suas realizações e interações cada vez mais difíceis.

Quer entender mais sobre esse assunto extremamente importante para a saúde de milhões de pessoas e como ela afeta aqueles que pretendem ter conquistas profissionais, como passar no Exame de Ordem? Continue a leitura e saiba mais! 🤓

Quais são as principais causas da depressão?

Esse distúrbio, que está por trás de uma grande variedade de problemas físicos e emocionais e pode contribuir para a diminuição da capacidade de manter um fluxo normal na rotina, tem uma variedade muito grande de causas. 😞

Dentre as principais investigadas pela medicina, temos:

  • Aspectos biológicos, como problemas hormonais ou de tireoide;
  • Vícios, a exemplo das drogas ilícitas e lícitas, como álcool e cigarro;
  • Ansiedade crônica e estresse intenso;
  • Transtornos psiquiátricos que possam estar relacionados;
  • Dores crônicas;
  • Quadros de fibromialgia;
  • Traumas psicológicos ou físicos, como abusos e experiências de violência doméstica;
  • Excesso de estímulos e hiperconexão, a exemplo do uso excessivo das redes sociais e internet;
  • Dietas desregradas, sedentarismo e excesso de peso.

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas variam de uma pessoa para outra. Porém, podemos encontrar aqueles que são mais comuns na maioria dos casos. Veja:

  • Dormir demais ou ter problemas para dormir, como insônia;
  • Ter alterações no apetite, o que resulta em perda ou ganho de peso – sem que a pessoa esteja fazendo dieta;
  • Humor deprimido ou tristeza persistente;
  • Perda de interesse em atividades apreciadas em um momento anterior;
  • Pensamentos de suicídio ou morte;
  • Maior dificuldade para tomar decisões, pensar e se concentrar;
  • Sentimentos de culpa e baixa autoestima;
  • Sensação de fadiga ou perda de energia.

Uma observação importante a ser feita é a de que, para que o indivíduo receba o diagnóstico de depressão, os sintomas precisam persistir por um período mínimo de duas semanas (em algumas situações, pode levar bem mais tempo).

Além disso, é fundamental que ele passe por uma análise médica geral, pois existem condições clínicas que podem imitar os mesmos sintomas indicativos desse mal. 👨‍⚕️

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

Como lidar com a doença em época de Exame de Ordem?

Os próprios sinais da depressão já constituem, por si só, causas para condições que envolvem a ansiedade, desgaste físico e mental. Com a chegada da temporada de exames, essas condições podem ser potencializadas ainda mais.

O indivíduo que sofre com essa doença, sem dúvida, deve buscar ajuda médica para ser mais bem orientado sobre o que poderá fazer para tornar o processo de preparação para o Exame de Ordem mais fluido e fácil de lidar.

Por outro lado, há algumas práticas e técnicas que ele pode agregar em sua rotina para gerenciar melhor a ansiedade, como técnicas de respiração, meditação, prática de ioga, exercícios físicos, entre outros.

Não existe um método infalível ou uma receita padrão. Cada pessoa reage e obtém resultados em níveis diferentes. Mas, tendo em vista a importância da preparação e toda a sua pressão, ações que possam minimizar o lado negativo são sempre bem-vindas.

Caso você sinta que não está dando conta, procure ajuda profissional. 👩‍⚕️

Estresse, pressão e depressão

Na questão do gerenciamento do estresse e da ansiedade que surgem em decorrência da condição depressiva, uma técnica interessante é procurar compreender os mecanismos psicológicos e biológicos que possam contribuir para o surgimento ou agravamento de tais aspectos — por isso a importância de manter um acompanhamento médico especializado.

Esses mecanismos, que atuam como propulsores para as situações complicadas de estresse que devem ser analisadas pelo próprio indivíduo, incluem, até mesmo, a maneira como ele reage às sensações físicas e emocionais que experimenta — com as quais, conhecendo-as profundamente, conseguirá lidar melhor.

Por exemplo, determinados ciclos de pensamentos negativos podem fazer com que a pessoa tenha um aperto no peito, comece a tremer, tenha medo ou uma forte sensação de que algo de errado vai acontecer.

Ao perceber esses pensamentos ruins e que surgem de forma automática, bem como os efeitos e consequências que eles provocam no corpo, a pessoa depressiva consegue ter mais domínio sobre si mesma e aumentar o seu nível de controle.

Não é fácil e depende de conhecimento de si próprio. Mas, é a partir disso que a pessoa poderá aplicar algumas técnicas que poderão ajudar a deixar a preparação para o exame mais fácil. 🥵

Respirações profundas, por exemplo, são recomendadas para acalmar as sensações desequilibradas que o corpo manifesta. Além disso, a pessoa precisa mentalizar, de forma persistente que, por mais complexa que seja a situação ou intensa a sensação que esteja sentindo, ela terá um fim.

Durante a preparação, mesmo considerando que seja útil estudar e discutir tópicos com os colegas e fazer revisões em grupo, é essencial não se comparar aos outros. Para quem sofre com a condição da qual estamos tratando nesse artigo, isso apenas criará mais um obstáculo no seu até então árduo caminho para o sucesso. 

Muitas vezes, a pessoa até está se saindo bem em seu processo de aprendizado. Pode ser que esteja até melhor em relação a quem não está com uma condição depressiva. Contudo, ao dar relevância aos achismos (de que o que os outros estão fazendo sempre é melhor), poderá aumentar ainda mais os níveis de estresse e, até mesmo, interromper o progresso que vinha sendo feito de forma satisfatória.

Em palavras mais simples, o estresse por parte de outra pessoa não é o que o indivíduo com depressão precisa nesse momento. 😬

Como se prevenir?

Trabalhar em pontos que ajudem na prevenção da doença não é fácil para muitos depressivos, mas é a melhor maneira de ele estar mais sólido e disposto. Veja algumas dicas:

  • Procurar ter uma dieta equilibrada;
  • Evitar o consumo de drogas ilícitas e não abusar das lícitas;
  • Tentar não se sobrecarregar, e abrir espaço na agenda para outras atividades prazerosas;
  • Fazer algum tipo de atividade física;
  • Procurar ter boas noites de sono;
  • Nunca interromper o tratamento médico sem orientação.

A depressão não é algo simples de lidar. Todavia, mantendo o tratamento médico e aplicando os conceitos apresentados neste artigo, a preparação para o Exame de Ordem poderá ser otimizada, permitindo ao candidato melhores resultados! 😀

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.