Como passar na OAB em 30 dias?

Como passar na OAB em 30 dias?

É possível estudar para uma prova em um mês? Na faculdade, não é raro vermos estudantes se dedicando a uma avaliação com no máximo três dias de antecedência. Mas como passar na OAB em 30 dias?

É possível? Sim. Não é o ideal ter apenas esse tempo para a preparação, sem dúvida. Contudo, com as estratégias certas, a aprovação acontecerá!

Como passar na OAB em 30 dias?

Para saber como passar na OAB em 30 dias, tenha em mente uma palavra: objetividade. Lembre-se de que são 20 matérias e 80 questões por enquanto. Com as recentes mudanças na grade obrigatória do curso de graduação em Direito, poderemos ter mais.

Mesmo assim, saiba que é praticamente impossível, mesmo com mais tempo de preparação, ler tudo do edital. Então, precisamos focar o que é imprescindível. Quer saber como passar na OAB em 30 dias? Fique atento às seguintes dicas!

1. Conheça os temas e as matérias mais cobrados

O primeiro passo para aprender como passar na OAB em 30 dias consiste em conhecer o que é mais relevante. Existem matérias e temas mais importantes e recorrentes na 1a etapa da OAB. Os editais passados trazem as regras do certame, mas dão também um ótimo norte do que cai na prova.

Antes de se familiarizar e focar os assuntos que mais caem, conheça a relevância de cada matéria:

  • Matérias de maior relevância: Ética, Direito Administrativo, Direito Civil, Processo Civil, Direito Constitucional, Direito Penal e Processo Penal. Juntas, elas perfazem 47 questões da 1a fase.
  • Matérias de relevância média: Processo do Trabalho, Direito do Trabalho, Direito Tributário e Direito Empresarial. Têm uma importância mediana, e você deve estudá-las se sobrar algum tempo.
  • Matérias de menor relevância: Direitos Humanos, Direito Internacional, ECA, Direito Ambiental, Direito do Consumidor e Filosofia do Direito.

Considerando isso, fica uma dica importante: estude Ética. A disciplina tem o menor conteúdo legislativo e o maior número de questões. Por isso, é comum ver a banca repetindo questões. É uma tática vantajosa para quem quer aprender como passar na OAB em 30 dias.

Em cada matéria, é interessante saber também quais são os artigos mais cobrados na prova. A partir dessa distribuição, passamos ao segundo passo: ler materiais resumidos.

2. Leia materiais resumidos

Com 30 dias, você não tem muito tempo para gastar lendo doutrina ou apostilas muito profundas. Sua última semana será corrida, e o ideal para ela é fazer revisão e muitos exercícios

Por isso, nossa dica para aprender como passar na OAB em 30 dias é ler materiais resumidos. Não é hora de fazer resumos, porque eles já devem estar prontos. Não é hora também de estudar de forma aprofundada alguma matéria. O foco nesse momento é pensar em como ter o melhor desempenho e atingir o mínimo na 1a etapa.

Acabamos de falar das matérias relevantes e dos assuntos mais cobrados, certo? Organize seus estudos classificando as disciplinas conforme a relevância na prova e os temas mais recorrentes em cada uma delas. Leia os materiais resumidos que você tem em mãos. Mas sempre escolha apostilas e resumos confiáveis e atualizados.

E, claro, prefira assuntos mais fáceis de estudar e com menor densidade de conteúdo (alô, Ética!). Isso otimiza seu tempo e aumenta o alcance do seu estudo.

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

3. Faça milhares de questões

Por fim, mas igualmente importante, aqui vai a última dica para aprender como passar na OAB em 30 dias: responder milhares de questões. Estudos científicos comprovam que essa é a melhor técnica de estudo. A aprendizagem com base na resolução de questões é duas vezes mais eficiente.

O Exame de Ordem é aplicado por uma banca específica e realizado três vezes ao ano. Desse modo, fatalmente ocorrerá repetição de assuntos. Por isso, quanto mais questões você fizer, maiores as chances de se deparar com uma delas na prova. Ou seja, ficará mais perto da aprovação.

Neste momento, dê prioridade para questões focadas na OAB e preferencialmente comentadas. Geralmente, ler os comentários já consiste numa revisão da matéria, com o apontamento do dispositivo legal ao qual ela se refere.

A Plataforma de Questões Comentadas para a OAB do curso Prova da Ordem será uma grande aliada para sua preparação. Inclusive, criamos um roteiro de estudos para a 1a fase da OAB. Desse modo, você saberá o que estudar em cada um dos 30 dias que antecedem a prova. Ele foi feito com base nos assuntos mais cobrados.

Segue o link do material:

👉 Confira: Roteiro de estudos para a 1a fase da OAB

Vale, porém, um destaque: a resolução de questão é uma estratégia que deve ser aliada a outras técnicas. Por isso, as apostilas e um curso preparatório são ótimas opções.

4. Invista na melhor técnica de resolução de questões

Você fez sua preparação nos 30 dias possíveis, e chegou o momento da 1a fase. E agora? Bom, existe uma técnica de resolução, para você aplicar na hora da prova, que pode facilitar sua aprovação.

  • Em primeiro lugar, tenha em mente que vamos priorizar as matérias das quais você possui maior domínio. Se você arrasa em Direito Constitucional e Ética, vamos resolvê-las antes.
  • Você está “fresquinho” na prova e sem estresse, o que aumenta suas chances de acerto. Já pensou perder pontos em uma questão que você domina porque estava cansado?
  • Outra prática da nossa técnica é focar o enunciado e marcar termos importantes. Os termos generalistas (todos, sempre etc.) costumam apontar para um erro.
  • E se estiver incerto quanto às alternativas? É provável que duas delas estejam evidentemente incorretas. Na dúvida sobre as demais, pratique a técnica do chute consciente.
  • Por fim, deixe as questões mais complexas para o final. Ficar nelas muito tempo é uma fria! Te deixa mais ansioso ou te faz perder um tempo precioso.

Para aprender como passar na OAB em 30 dias, você precisará de objetividade. Conhecer os temas mais recorrentes, ler materiais resumidos e responder questões é a única forma de estudar em pouco tempo.

Precisa de outras dicas para otimizar seus estudos para a OAB? Navegue no blog do curso Prova da Ordem!