Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Fernando Barcellos

por

Cofundador do Curso Prova da Ordem, especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame da OAB. Aproveito a oportunidade para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos preparados com muito carinho para sua aprovação. ;)

Conheça 6 dos principais motivos de reprovação no Exame de Ordem

Ao invés de ler toda matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

Os índices numéricos apontando a quantidade de estudantes que não conseguem passar na prova da OAB sempre se tornam notícia nos principais jornais e sites especializados. O fato gera um debate constante entre os estudantes, professores e profissionais da área de direito sobre os reais motivos de reprovação no Exame de Ordem.

Entretanto, tomando como base as provas realizadas nos últimos anos, de fato, os exames têm ficado cada vez mais intensos e, o nível de cobrança, maior. Porém, esse é um processo relativamente comum entre os grandes exames de aprovação nas mais diversas áreas.

👉 Confira também: O exame da OAB é feito para reprovar ou o problema está nas faculdades de direito?

Mas, no caso específico da OAB, há alguns motivos de reprovação no Exame de Ordem que já foram percebidos e precisam ser combatidos com bastante atenção pelos candidatos.

A seguir, você poderá conhecer quais são os principais motivos de reprovação no Exame de Ordem e o que fazer para não ser prejudicado por eles. Continue a leitura e saiba mais! 🤓

1. Cursos de baixa qualidade

Talvez, os cursos de qualidade duvidosa sejam um dos principais motivos para a reprovação no Exame de Ordem.

Vale destacar que o mercado está repleto de excelentes opções, porém, por uma jogada de marketing, os estudantes de primeira viagem acabam sendo atraídos e escolhendo cursos que não tratam o conteúdo com profundidade, ou que tenham várias outras falhas, como, por exemplo, professores que não são da área, baixos níveis de aprovação ou, ainda, material de estudo incompleto. 

Vale a pena pesquisar a reputação da empresa que está por trás do curso, o nível de satisfação de ex-alunos e se o curso conseguiu várias aprovações.

Esse tipo de pesquisa pode ser feita facilmente com a ajuda da internet. Também é válido pedir a opinião de colegas e conhecidos que já estudaram para os Exames de Ordem. 🧐

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

2. Rotina de estudos falha

Não criar um plano de estudos e, a partir daí, definir uma rotina satisfatória, também está entre os motivos de reprovação no Exame de Ordem. 

Claro, há vários casos em que a ausência de uma rotina ou a dificuldade de estabelecer uma está relacionada à correria do dia a dia, uma vez que boa parte dos estudantes também trabalha em período integral. Em outros casos, há a faculdade e, até mesmo, responsabilidades familiares que complicam a situação.

Sem sombra de dúvidas, isso torna a conquista mais difícil. Afinal, ninguém nega que, para ser aprovado em qualquer coisa, é preciso dedicação e preparo, o que, por sua vez, depende de estudos intensos.

A recomendação, nesses casos, é que o candidato, no decorrer de seu curso, procure tentar se habituar a uma rotina.

Não espere que você consiga se adaptar na primeira semana, talvez nem no primeiro mês. Busque esse encaixe dia após dia, mas sempre com intensidade e certeza do que você quer.  

É algo de que não há como fugir ou negligenciar se o sonho for a aprovação. 💪

3. Falta de planejamento

Esse tópico serve como um complemento do que foi abordado no anterior. Sempre que as pessoas tentam conquistar suas metas sem nenhum plano ou estratégia bem definida, as chances de que algo saia errado são quase certas.

Ao planejar como fará sua rotina de estudos, é importante que o cronograma envolva todos os pontos mais importantes, a exemplo das matérias que devem ser prioridade, e o momento de revisar o conteúdo que foi estudado.

O planejamento deve ser encarado com muita seriedade, pois está na base do sucesso. Além disso, é essencial contar com bons materiais e investir em cursos extras e mais específicos. Uma ideia muito interessante que pode ser aproveitada tanto por quem tem tempo para estudar quanto para quem tem uma rotina mais complicada é investir nos cursos online.

Aqui, há duas vantagens: primeiro, é possível encontrar bons cursos com preços acessíveis e, como são online, podem ser feitos quando o candidato tiver uma brecha de tempo em sua rotina. 🗓️

4. Não treinar com provas anteriores de Ordem

Sobre esse assunto, algumas considerações importantes precisam ser avaliadas. Um dos motivos de reprovação no Exame de Ordem é o candidato não usar provas anteriores para seus estudos.

Muitos candidatos não fazem nenhuma prova da OAB durante a preparação. Esse é um grande erro.

Para ter sucesso no Exame de Ordem, é muito importante ter a noção de como a banca examinadora exige os conteúdos na prova.

Dessa forma, durante sua preparação, inclua um tempo exclusivo para a prática de questões de provas anteriores de Ordem. 🧾

5. Não se dedicar especificamente ao Exame de Ordem

O candidato que está tentando sua aprovação pela primeira vez pode não dar a devida importância aos itens que constam no edital. Como resultado, acaba focando o seu estudo em áreas e matérias que não serão cobradas ou que não serão relevantes naquele exame em específico.

Outra coisa comum de acontecer são os chamados candidatos do “plano B”. Ou seja, estudam para o exame da OAB ao mesmo tempo em que se dedicam a outros projetos, como um concurso público, por exemplo.

A prova para a OAB tem toda uma estrutura especial e suas próprias particularidades. Se não houver foco exclusivo nela, a possibilidade de que o candidato se saia bem cai significativamente. 📉

6. Nervosismo

Entre os motivos de reprovação no Exame de Ordem, o fator emocional surge com um peso muito grande. Há toda uma pressão por trás, o desejo de conquistas pessoais e o sonho de ser aprovado.

O candidato que não consegue se controlar tem grandes chances de não aproveitar aquilo que aprendeu em intensos períodos de estudos. Os “brancos”, as falhas de interpretação e a ansiedade são apenas algumas das consequências de quem não busca se controlar.

Ao contrário do que muitos pensam, lidar com essa questão pode ser muito prático.

Por exemplo, há candidatos que visualizam o dia da prova como espécie de adaptação para o ambiente que terão que enfrentar. Outros desenvolvem técnicas respiratórias que são muito úteis para acalmar os desequilíbrios físicos. Outros preferem se distrair nos dias anteriores para deixar a mente mais livre.

Cada um pode encontrar o seu próprio jeito de relaxar. O importante é que ele ajude no dia da prova e que seu nervosismo não apareça como um dos motivos de reprovação no Exame de Ordem. 🥵

Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a se preparar melhor e evitar os motivos que geram reprovação no Exame de Ordem. Lembre-se de que, com foco e planejamento, as coisas sempre ficam mais fáceis e o seu sucesso mais próximo. O sacrifício será recompensado! 😉

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.