Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Fernando Barcellos

por

Cofundador do Curso Prova da Ordem, especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame da OAB. Aproveito a oportunidade para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos preparados com muito carinho para sua aprovação. ;)

Técnica Pomodoro aplicada à preparação para o Exame da Ordem

Ao invés de ler toda matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

Com certeza, você já ouviu falar na Técnica Pomodoro, não é mesmo? Ela foi criada em 1980, pelo italiano Francesco Cirillo, e o seu principal objetivo é fazer com que você se concentre em suas tarefas, eliminando a procrastinação e obtendo mais êxito em suas funções.

Para colocar essa técnica em prática, é utilizado um cronômetro para fazer a divisão do seu trabalho em períodos de 25 minutos e pequenas pausas entre eles. Dessa maneira, é possível você fazer uma gestão de tempo mais eficiente, sendo ideal para aqueles que têm dificuldade de concentração.

Neste post, vamos falar mais detalhadamente sobre a Técnica Pomodoro para quem irá fazer o exame da Ordem dos Advogados. Portanto, continue acompanhando e saiba como utilizá-la a seu favor! Boa leitura. 🤓

Como utilizar a Técnica Pomodoro?

A tradução de Pomodoro quer dizer “tomates”. Nesse método, um pomodoro quer dizer um período de quatro pomodoros divididos em tempo de tarefa realizada e pequenos momentos de descanso. Para que ela seja eficiente, é preciso que você tenha ao seu lado um despertador ou cronômetro. Além de um papel para anotações. 🍅

Por exemplo, se você precisa se concentrar em seus estudos para realizar o exame da OAB, inicie e não pare de ler uma matéria por 25 minutos. Quando esse tempo acabar, descanse por cinco minutos. Use esse tempo para ir ao banheiro, beber água, respirar ou mexer no celular. Em seguida, retorne a leitura e fique mais 25 minutos. Assim, sucessivamente, ao longo do seu período de estudo.

Essa é uma técnica válida também para o trabalho, não somente para os estudos. Aliás, é possível usá-la em qualquer tarefa que for realizar.

Portanto, faça a sua atividade por 25 minutos, pare por cinco, volte e faça mais 25 minutos e assim por diante. ⏱️

Após completar quatro vezes desse ciclo, faça um descanso de 30 minutos. Volte e repita todo o processo por mais quatro vezes. Toda a Técnica Pomodoro tem que durar duas horas.

Lembre-se de anotar todas as coisas que tiraram a sua atenção nesse período. Quer seja um pensamento diferente do que você está lendo ou porque sentiu fome. Mas, se alguém te interromper ou o telefone tocar, também anote. 

Dessa forma, é possível saber o que está atrapalhando o seu rendimento e você conseguirá se concentrar melhor para ter uma boa pontuação na prova da OAB.

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

Benefícios da utilização da Técnica Pomodoro

Essa é uma técnica bastante utilizada por quem precisa estudar matérias que exigem mais concentração. Por exemplo, o exame da Ordem dos Advogados, que possui matérias e assuntos realmente complexos. Porém, profissionais que precisam ter mais foco em suas demandas também estão adotando a Técnica Pomodoro.

Veja, portanto, quais são os seus benefícios:

  • Concentração maior em suas tarefas;
  • Saber a quantidade de demandas que consegue realizar nesse tempo;
  • Entender melhor o que tira o seu foco e atrapalha o seu desenvolvimento nas atividades propostas;
  • Otimizar o seu tempo;
  • Aumentar a sua produtividade, foco e assertividade;
  • Aliviar a sua ansiedade;
  • Aumentar a determinação e motivação em suas tarefas.

👉 Confira também: 10 dicas para mudar sua rotina de estudos

O que seriam horas brutas e líquidas de estudo?

Aqui vamos explicar a você o que querem dizer os termos horas brutas e líquidas de estudo. Afinal, você já deve ter ouvido essas expressões em algum lugar.

A hora bruta de estudo é o tempo que você pensa que estudou. Ou seja, é o momento de iniciar os estudos até o término, sem nenhum tipo de interrupção. Por exemplo, se você determinou estudar das 14h às 17h, essa é a sua hora bruta de estudo.

Porém, a hora líquida é o tempo que de fato você estudou. Portanto, são descontadas as idas ao banheiro, pausas para beber água ou café, mexer no celular e outros tipos de interrupções. Ao retirar esse tempo de distrações, as três horas acima de estudo não existem literalmente. 

Mas qual a importância disso? Pode parecer bobagem mas, ao analisar essas informações, é possível ver quantas pessoas sabotam o seu tempo de estudo. Afinal, o objetivo de um estudo é você absorver o máximo de conteúdo. Com várias interrupções, no entanto, fica impossível ter uma boa performance em uma prova. Especialmente a da OAB.

Sendo assim, a pessoa tem uma sensação ilusória que dedicou três horas do seu dia para estudar. Na verdade, descontando todas as pausas, devem ter sido, em média, umas duas horas. No máximo. Portanto, controle melhor o seu tempo e evite tantas dispersões. 🙄

Como lidar com interrupções?

A Técnica Pomodoro ensina você a lidar melhor com as interrupções que acontecem durante o tempo de estudo. Afinal, todas essas distrações trazem prejuízos reais na hora de realizar o Exame da Ordem. A jornada de estudo tem muito mais a ver com os minutos seguidos estudados do que realmente com a hora total dedicada a essa atividade.

O maior vilão dos últimos tempos se chama internet. Abrir o WhatsApp ou as redes sociais na hora de se concentrar nos estudos pode ser algo fatal. Afinal, uma visualizada inocente em seus perfis ou responder a alguém podem fazer com que você leve exatos vinte minutos para retornar à atividade. 

Isso explica porque o número de páginas para estudar só aumenta, não é mesmo? A sensação é que o tempo não passa. Mas a realidade é que você está matando esse tempo voltando a sua atenção para atividades que não condizem com o momento.

Para lidar melhor com as interrupções, é possível adotar medidas práticas, um pouco drásticas, mas eficientes. Por exemplo, se o celular é o que mais tira a sua atenção, não o deixe ao alcance da sua visão. Coloque-o na mochila, gaveta ou no silencioso, bem distante de você. Veja as mensagens ou notificações somente nos momentos de descanso da Técnica Pomodoro. 📵

Outro ponto que pode te ajudar é deixar a internet desligada. Se você precisa usar o computador para estudar, procure não deixar o seu navegador aberto. Assim, você não cairá na tentação de abrir a página do Facebook, por exemplo, e deixar os seus estudos de lado.

Quando se trata de realizar a Técnica Pomodoro, vale a pena usar recursos para não retirar a sua atenção. Se você está em um local onde tem mais gente e precisa estudar, deixe uma plaquinha com os dizeres “não perturbe”. Assim, você não será interrompido durante o seu momento de estudo.

👉 Confira também: Como Estudar para OAB com Barulho?

Gostou dessas dicas sobre a Técnica Pomodoro para o exame da Ordem dos Advogados? Então compartilhe em suas redes sociais! 

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.