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Avatar Fernando Barcellos

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Cofundador do Curso Prova da Ordem, especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame da OAB. Aproveito a oportunidade para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos preparados com muito carinho para sua aprovação. ;)

7 exercícios para relaxar durante a preparação para a OAB

Ao invés de ler toda a matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

O Exame da OAB é repleto de desafios e isso todo mundo sabe. A alta complexidade da prova acaba exigindo muita preparação e planejamento por parte dos examinandos, o que deixa a preparação para a prova, muitas vezes, bem tensa. 🥵

Nesse sentido, alguns exercícios para relaxar são capazes de ajudar durante a preparação da prova da OAB

Em uma sociedade como a nossa, em que o cotidiano das pessoas está cada vez mais acelerado e há uma cobrança acentuada por uma vida profissional bem-sucedida, a pressão é constante.

Para quem vai realizar o exame da OAB, este sentimento não é diferente. Afinal, passar ou não no Exame de Ordem é o que irá definir o rumo profissional dos candidatos.

Além disso, tanto a primeira quanto a segunda fase do exame têm 5 horas de duração cada.  Considerando as 80 questões da prova objetiva, o candidato possui pouco mais de 3 minutos para resolver cada questão. 

Então, quem é que não ficaria ansioso e tenso diante dessa situação?

Por isso, pensando em ajudá-lo durante a preparação para a OAB, neste post, listamos 7 exercícios para relaxar, além de outras dicas que podem fazer com que esse momento se torne menos tenso. Acompanhe!

Benefícios da atividade física durante a preparação para a OAB

Talvez você não saiba, mas a prática diária de atividade física pode ser muito benéfica para os estudos. Isso porque ela ajuda a potencializar a memória. 🏃‍♂ 🧠 

Foi um estudo realizado por uma das maiores neurocientistas do mundo, Henriette Van Praag (Ph.D), que comprovou isso. 

O estudo realizado em humanos e animais verificou que os exercícios físicos são capazes de melhorar a cognição, ampliando assim a neurogênese na região do hipocampo, importante área do cérebro para a aprendizagem e a memória –, bem como para a capacidade do cérebro de se adaptar e criar novas conexões. 🧐

Dessa forma, é provado que a prática de exercícios físicos não beneficia somente a saúde física, mas também é capaz de melhorar a saúde da mente – já que ele depende do corpo para fornecer o seu combustível (oxigênio e glicose).

Então, de fato, o exercício físico pode, sim, aumentar a capacidade cognitiva, estimular o crescimento de novas células cerebrais e melhorar a memória. 

Há ainda outros benefícios que podem ser adicionados a essa lista, como:

  • Tonificação dos músculos; 💪
  • Melhora do condicionamento físico; 🤸‍♂
  • Reparação da postura; 👤 
  • Redução de dores; 🧘‍♀
  • Mais disposição e, consequentemente, mais produtividade; 👩‍💻
  • Mais foco e concentração. 🤓
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7 Exercícios para relaxar e seus benefícios

Todos sabem que a rotina de estudos é muito intensa, pois há um grande volume de conteúdos a serem consultados. Além disso, à medida que o dia do exame se aproxima, os níveis de estresse e ansiedade tendem a ir lá em cima naturalmente. 

Entretanto, é normal que isso aconteça em situações de tensão. O problema seria, devido a essas sensações, comprometer a preparação para a prova e até mesmo a realização do exame. 

Assim, para ajudar a evitar essa situação e garantir que nada vai impedi-lo de se dar bem no dia do exame, a prática de alguns exercícios para relaxar pode ser muito benéfica.

Abaixo, listamos 7 tipos de exercícios para relaxar recomendados para se fazer nos períodos de preparação de provas. Veja.

1. Exercícios de respiração

Esse é um tipo de exercício para relaxar bem simples e que você pode fazer até mesmo na sua casa. Trata-se de exercícios respiratórios ideais para baixar os níveis de estresse. 

Pessoas que sofrem de ansiedade costumam praticar esse tipo de exercício para retornar ao seu estado normal.

Os benefícios dos exercícios de respiração se justificam devido ao fato de que nosso corpo responde de acordo com os diferentes tipos de respiração que podemos ter em cada situação. 

Desse modo, entende-se que, quando a pessoa consegue dominar os padrões de respiração, consegue também dominar seu estado emocional com mais facilidade.

No período de preparação para a prova da OAB e até mesmo nos momentos que antecedem a prova, o recomendado é a prática de respiração longa e lenta. Ao praticar esse tipo de respiração, os batimentos cardíacos diminuem e, desta forma, é possível raciocinar com mais clareza. 😌

2. Ioga

O Ioga é um exercício para relaxar baseado em uma cultura filosófica e milenar. 

O objetivo da prática é, principalmente, aprimorar a consciência corporal, aperfeiçoar a flexibilidade, além de descansar a mente – o que é ótimo para quem está prestar a fazer uma prova importante.

Além de ser benéfico para a saúde, os exercícios de ioga têm grande poder de diminuir a ansiedade e o estresse. 

Para a prática, utilizam-se técnicas de respiração, portanto, é ideal para reduzir o ritmo ofegante com que algumas pessoas ficam quando estão sob situações de tensão e de nervosismo. 🧘‍♂

3. Caminhada

A caminhada é o tipo de exercício que pode ser praticado por qualquer pessoa. Justamente por isso, conta com um grande número de adeptos. 

Essa prática é a terceira na lista de exercícios para relaxar que podem ajudar na preparação para a OAB.

A caminhada é uma maneira simples e sem custo de conseguir aliviar o estresse da rotina de estudos. Se puder ser praticada em parques ou em lugares mais arborizados, melhor ainda, pois, assim, longe da poluição e do barulho dos carros, é possível relaxar os pensamentos e ter um momento de paz e concentração. 

Além disso, a prática pode potencializar a disposição do indivíduo e eliminar as dores no corpo causadas pelo sedentarismo.  🚶‍♂

4. Natação

A natação também atua como uma modalidade de exercício muito indicada para evitar a tensão do dia a dia.

O que muitos não sabem é que, apesar de a natação ser uma atividade de pequeno impacto, a conexão com a água é capaz de eliminar todas as energias ruins presentes no corpo. Interessante, não é mesmo? 🏊‍♂

Além disso, como a natação é um tipo de atividade sem contato com muitas pessoas, esta pode ser uma oportunidade para treinar a concentração, além de estimular o vigor físico – o que pode deixar o estudante mais preparado para o dia da prova.

5. Crossfit

Embora seja um treino de fortificação muscular, os efeitos do treino de crossfit são capazes de proporcionar grande sensação de bem-estar ao corpo.

Por isso, quem pratica treinos de crossfit com regularidade consegue ter um melhor funcionamento tanto de sua saúde física quanto da saúde mental, pois durante os treinos é liberada uma quantidade significativa de hormônios do prazer — como dopamina, serotonina e endorfina. 🏋‍♀

6. Boxe

Com grande poder de intensidade, o boxe é a modalidade de esporte ideal para quem necessita aliviar a tensão. E qualquer um que está passando pela preparação para a OAB certamente está tenso. Por isso, a prática de boxe é ideal neste momento.

Vale ressaltar que quem pratica o exercício tende a lidar melhor psicologicamente com imprevistos do cotidiano – o que pode ajudar em muito no momento da prova! 🥊

7. Dança

Por fim, mais um dos diversos exercícios para relaxar que podem auxiliar no seu desempenho na prova da OAB é a dança. Por se tratar de uma atividade lúdica, é muito mais fácil se desligar das preocupações do cotidiano, pelo menos por um instante. 

Logo, praticar uma aula de dança, como dança de salão, pode ser uma ótima alternativa nos dias que antecedem a prova da OAB.

Sem contar ainda que a dança de salão estimula a coordenação motora e o raciocínio – isso devido à sincronização de passos.

As possibilidades de exercícios para relaxar são inúmeras e podem atender a diferentes perfis de estudantes. Cabe a você, agora, decidir o tipo de exercício com o qual mais se identifica. 

O fato é que não há dúvidas de que praticar exercícios físicos nos períodos que antecedem a prova pode ser muito benéfico ao candidato.

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