Estudar sozinho ou em grupo para a OAB?

Estudar sozinho ou em grupo para a OAB?

Estudar sozinho ou em grupo para a OAB?

Na hora dos estudos, uma dúvida é frequente: é melhor estudar sozinho ou em grupo? Não existe uma resposta certa para essa pergunta, mas existem alguns fatores que influenciam na resposta para essa questão.

Com a aproximação do exame da OAB, é muito comum que a angústia e a ansiedade aumentem em relação aos estudos para os alunos que buscam com todas as forças a aprovação. 😨

Isso porque, definitivamente, estudar não é uma tarefa fácil, pois a tarefa exige muita disciplina e dedicação. São poucas as pessoas que realmente gostam de estudar e que lidam bem com tal atividade. 

Diante disso, chegado o momento de estudar, principalmente para provas mais complexas, como o Exame da OAB, cada candidato acaba buscando um modo de estudar e um jeito que é melhor para si. 

Por isso, neste post, o nosso objetivo é esclarecer essa dúvida: é melhor estudar sozinho ou em grupo para a OAB? 🤔 Continue lendo para entender.

Vantagens de estudar sozinho

Para a maioria, estudar é, sim, um ato solitário. E tem gente que se sente mais confortável para estudar e desempenhar suas atividades dessa forma. 

Assim, não há comparações, competições, cobranças e nem nada do tipo. 🆒

Estudar sozinho é ótimo, pois o examinando pode evoluir de acordo com o seu próprio ritmo. Dessa forma, você pode avançar nos conteúdos e nas disciplinas à medida que se sentir preparado para isso, sem se ver obrigado a acompanhar a evolução e desempenho dos colegas. 

Falamos isso porque algumas pessoas podem se sentir pressionadas ou ansiosas ao estudarem em grupo, por isso, se esse for o seu caso, estudar sozinho talvez seja a melhor opção, pois o estudo coletivo pode mais atrapalhar do que ajudar. 👤

Ao estudar sozinho, você também tem maior flexibilidade. Isto é, você pode escolher o melhor horário e local para estudar, encaixando também a atividade na rua rotina, o que nem sempre é possível ao fazê-lo em grupo.

Entretanto, caso você opte por estudar sozinho, é importante lembrar-se da organização e também do comprometimento, pois a procrastinação virá em algum momento, e você deverá combatê-la. Caso contrário, poderá comprometer toda a sua rotina de estudos

Portanto, será necessário elaborar um cronograma, períodos de estudo e também momentos de pausa, pois assim o seu período de estudo se tornará mais produtivo. 

👉 Clique aqui e confira um roteiro/cronograma de estudos para a primeira fase da OAB.

Vantagens do estudo em grupo

Estudar em grupo, por sua vez, também possui suas vantagens para quem se adapta à modalidade. E uma das maiores vantagens em estudar em grupo é a maior motivação proporcionada. 

Dessa forma, a equipe “literalmente” não deixa o desânimo bater. 😬

Além disso, há maior colaboração na hora de tirar dúvidas. Ter alguém que possa te explicar de forma mais detalhada ou mais cuidadosa uma coisa que você simplesmente não está conseguindo entender é ótimo. 

E, muitas vezes, ao estudar com um colega, você tem a liberdade de expor os pontos que não está entendendo, tirar dúvidas, etc.

Sem contar ainda que estudar em grupo é uma maneira de ampliar os seus conhecimentos sobre determinados temas, já que alguns integrantes podem ter mais afinidade com certos assuntos e podem passar conhecimento e dicas sobre eles.  👥

Enquanto algumas pessoas podem encarar o estudo em grupo como uma atividade tensa, para outras pessoas, este também pode ser um meio de aliviar a tensão, já que há tempo para uma boa conversa e risadas em pausas oportunas.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Cuidados para estudar em grupo

Estudar sozinho ou em grupo é algo que depende das particularidades de cada pessoa, afinal, cada um se adapta melhor a uma condição. 

Apesar das vantagens de estudar em grupo para a OAB, você precisa saber que são necessários alguns cuidados para essa prática ser eficiente e não acabar proporcionando um resultado insatisfatório. 👎

Isso porque é necessário que todos os integrantes do grupo estejam empenhados de verdade em prol de um objetivo comum: passar na OAB. Se não for assim, o desinteresse por parte de um participante pode comprometer todo o grupo.

Além disso, é necessário que, de modo geral, todos os participantes tenham um nível semelhante de aprendizado, mesmo que um tenha mais afinidade com um tema e outro mais dificuldade com outro. A diferença entre os níveis de aprendizado, dentro de um mesmo grupo, não pode ser gritante.

Ou seja, caso isso exista, ambos não conseguirão acompanhar, na mesma velocidade, a evolução do grupo, o que pode “travar” o aprendizado.

Ao estudar em equipe, é necessário ter atenção também quanto ao tamanho do grupo. O ideal para que o grupo não fique confuso e disperso é que ele seja composto por, no máximo, 3 ou 4 pessoas. 

Afinal, muitas pessoas juntas podem gerar dispersão, conversa e interação, atrapalhando os estudos e fugindo totalmente do objetivo proposto inicialmente pelo grupo. 🗣

Em relação a isso, é necessário, também, que haja um acordo de objetividade e sinceridade no grupo, respeitando sempre o objetivo principal, que é estudar para a prova da OAB. 

Desta forma, eliminam-se quaisquer possibilidades de desentendimentos por motivos fúteis e que estejam fora do objetivo do grupo.

Você está pronto para estudar em grupo?

Se ainda ficou alguma dúvida sobre estudar sozinho ou em grupo, basta analisar as vantagens e desvantagens de estudar em grupo e pensar se você realmente está pronto para fazer parte de um grupo de estudos. 

Você tem facilidade para lidar com pessoas? Sabe lidar bem com os conflitos? Sabe ouvir e aprender o que o outro tem a dizer? É necessário pensar em tudo isso. 

Se você ainda ficou em dúvida se é melhor estudar sozinho ou em grupo, é importante fazer uma autorreflexão sobre o seu comportamento perante a realidade do aprendizado. 📚

Além disso, para descobrir o que é melhor para você, é possível fazer um teste, simplesmente. 

Você pode, ainda, conjugar as duas formas de estudo, dependendo de quais matérias estão relacionadas ao grupo de estudo. Além disso, deve levar em consideração, também, a sua disponibilidade de tempo. ⏳

Você pode optar, por exemplo, por estudar as matérias em que possui mais dificuldade em grupo, de modo que possa obter a explicação de outros colegas e conseguir entender o tema com mais facilidade.

Então, agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de estudar sozinho ou em grupo, nossa dica é: experimente. Há muitas formas de estudar para a OAB. Apresentamos algumas possibilidades, mas cabe a você decidir o que mais se adequa ao seu perfil e as suas necessidades.

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

Confira também:

👉 Técnica de Resolução da 1ª Fase do Exame de Ordem

👉 Cinco Dicas para Estudar Matérias que Odeia

👉 Quando Começar a Estudar para a OAB?

👉 Não Consigo Passar na OAB, o que fazer?