Como criar uma rotina de estudos para a OAB?

Como criar uma rotina de estudos para a OAB?

Como criar uma rotina de estudos para a OAB?

Para garantir o sucesso no Exame de Ordem, é muito importante que os estudantes ou bacharéis em Direito se dediquem à criação de uma rotina de estudos para a OAB.

Esse processo envolve as etapas de preparação para a prova tanto quanto para o estudo das matérias. Será justamente a constância do estudo que irá garantir o bom desempenho na prova. 📚

Para muitos, a criação de uma rotina de estudos não é fácil, nem mesmo diante de uma prova importante como é o Exame de Ordem, que envolve seu futuro profissional. 

Isso porque as pessoas simplesmente não entendem o que significa uma rotina de estudos. 🤔

Pensam que se trata apenas de dividir o conteúdo previsto no edital pelo tempo disponível até o dia da prova e ir estudando. Mas não é bem assim. Há outros aspectos que também devem ser levados em conta.

Por isso, criar uma rotina de estudos para a OAB requer um trabalho cuidadoso e com atenção.  🤓

Neste momento, é necessário definir os assuntos mais importantes, as matérias que serão estudadas em cada período, separar os momentos de lazer, o local de estudo, etc. Tudo isso deve ser pensando.

Por isso, neste post, iremos ajudar você a entender como criar uma rotina de estudos para a OAB. 

Continue lendo e confira as dicas.

Monte um roteiro de estudos

O primeiro passo para criar uma rotina de estudos para a OAB é elaborar um roteiro de estudos.

Na prática, isso significa que você deve saber quais são os principais conhecimentos que serão exigidos na prova e quanto tempo você tem para se dedicar a cada um deles. ⏳

Desta forma, monte um cronograma e divida os estudos entre os dias desse roteiro. Neste ponto, é necessário considerar todas as outras atividades que você tem em sua vida. Certamente, você não dedicará 24 horas por dia para estudar. 

Estabeleça metas possíveis de serem cumpridas, sob pena de acabar desestimulado(a), caso não consiga seguir a rotina planejada.

Então, analise sua disponibilidade, incluindo as atividades que você realiza cotidianamente. Neste sentido, devem ser incluídos, por exemplo, trabalho, faculdade, curso, limpeza da casa, atividade física, etc. 

Feita a análise dessa disponibilidade, determine o tempo que será dedicado aos seus estudos e estabeleça também uma periodicidade. Depois, basta ir encaixando as matérias nos dias do roteiro. 📆

Para que a sua rotina de estudos para a OAB seja precisa e você obtenha êxito na realização da prova, informe-se sobre os assuntos mais cobrados. Isso norteará o seu planejamento. 

Feito isso, foque em estudar por mais tempo e em se aprofundar naquilo em que possui mais dificuldade. Quanto aos conteúdos com que possui mais afinidade, você pode ir apenas revisando-os, otimizando assim a sua rotina de estudos para a OAB. 📒

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Prepare seu ambiente de estudos

Talvez muitas pessoas não deem a devida atenção a este aspecto, mas a realidade é que ele é muito importante. É necessário sim ter um tempo e um local exclusivos para estudar. 💡

Tenha certeza de que duas horas de estudos consecutivas em um local silencioso, apropriado, sem falatório e sem acesso à internet, serão muito mais proveitosas do que oito horas de estudos acessando o WhatsApp, dando aquela olhadinha no Twitter ou conversando com a família.

Por isso, sim, será necessário abdicar um pouquinho das coisas prazerosas da vida para se dedicar aos estudos. Mas, fazer isso com tempo definido certamente não atrapalhará em nada a sua vida. Uma vez cumprido o tempo de estudo, você pode aproveitar os momentos de lazer. Afinal, eles já estão pré-estabelecidos na sua rotina de estudos, lembra? Então, fique tranquilo. 💁‍♂💁‍♀

Tempo de estudo é tempo de estudo e você não estará perdendo nenhuma outra atividade do seu dia, desde que tenha se planejado da forma correta para isso.

Portanto, nossa dica, nesse sentido, é ter, ao menos, uma mesa de estudos em um lugar no qual você possa ficar sozinho e sem barulho. Caso não seja possível ter uma mesa, estude na sua cama mesmo, no quarto fechado. O importante é dedicar-se realmente àquele momento e evitar distrações terceiras. 🧐

Faça simulados da OAB

Fazer simulados da OAB também é um modo de testar os seus conhecimentos e se preparar com mais efetividade para o exame oficial.

A verdade é que o simulado para a 1ª fase do exame é uma oportunidade única para o candidato. Esse é o momento que ele tem para testar seus conhecimentos e seus pontos fortes e fracos com antecedência. 

Dessa forma, é possível buscar aperfeiçoamento em determinadas áreas e melhorar no que é preciso, se assim for necessário. 📚

Nós sabemos o quanto a prova da OAB deixa os examinandos ansiosos. Por isso, fazer o simulado e ter uma ideia de como é o exame é um meio de quebrar os paradigmas que rondam o tema e fazer com que o candidato se sinta mais preparado e confiante para o momento final. 

Afinal, ele não estará mais no escuro e já terá uma ideia daquilo com o que está lidando, sem contar que é possível, dessa maneira, otimizar mais o tempo. Tendo como base que o candidato tem pouco mais de três minutos para responder a cada questão, é fundamental fazer o teste e ver se você está fazendo a prova no tempo hábil. ⏳

Por isso, quem deseja ser aprovado no Exame de Ordem deve, sim, fazer simulados e praticar a resolução de questões de provas anteriores.

Cuide do corpo e da mente

Mas nem tudo se trata somente de estudar, estudar e estudar. É necessário descansar e relaxar também. 

Inclusive, nos períodos mais próximos ao exame, o recomendado é apenas se dedicar às atividades mais simples, como aulões, revisões e videoaulas: sem estudo excessivo em cima da hora!

Fora isso, você deve cuidar do seu corpo e da sua mente, pois se eles não estiverem saudáveis, não há estudo que faça você ir bem na prova. 🙏

Nesse sentido, uma boa dica é praticar atividades físicas para aliviar a tensão, ansiedade e estresse. Você pode caminhar, nadar, fazer musculação, aula de dança e até meditação – incluindo os exercícios de respiração. Tudo isso fará você ficar mais relaxado e menos ansioso para o momento do exame.

É por essa razão que estabelecemos que é necessário incluir as folgas no seu cronograma, pois os momentos de descontração e lazer também são importantes ao criar uma rotina de estudos para a OAB. 

Se você destinar o seu tempo somente para estudar e se privar de todas as outras atividades cotidianas, incluindo aí o lazer, ficará muito estressado e tenso para o momento da prova – e aí o resultado final pode ser frustrante.

As folgas ⛱, os exercícios 🤸‍♀ e boas noites de sono 😴 farão com que você mantenha o equilíbrio psicológico e emocional, e assim conseguir obter resultados melhores, tanto durante o período de estudos quanto no momento da realização da prova.

Como você pôde ver, criar uma rotina de estudos para a OAB não é tão difícil.

O problema é que muitas pessoas focam somente em estudar o conteúdo X dentro do tempo Y, sendo que a criação de uma rotina de estudos envolve muito mais do que isso – aliás, envolve tudo o que citamos neste tópico. 

Portanto, use nossas dicas e não perca tempo, comece agora mesmo a criar a sua rotina de estudos para a OAB.

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

Confira também:

👉 Novas Leis Cobradas na OAB

👉 Quando Começar a Estudar para a OAB?

👉 Estudo Científico Revela Melhor Técnica de Estudo para a OAB

👉 O Exame da OAB é Feito para Reprovar ou o Problema Está nas Faculdades de Direito?