Cronograma de estudos para 1ª Fase XVI Exame OAB – 60 dias

Cronograma de estudos para 1ª Fase XVI Exame OAB – 60 dias

O ano mal começou e você já deve ter sonhado que 2015 será o ano da sua aprovação. Pular as 7 ondinhas não valerá de nada se você não for atrás de seus sonhos! E você precisa começar a correr atrás deles logo, pois a próxima oportunidade já é agora, dia 15/03, dia da prova de 1ª fase da OAB, uma nova oportunidade para você dar partida em sua carreira jurídica. 

Sem sombra de dúvidas, o planejamento e dedicação são duas peças chaves para a aprovação no Exame de Ordem. Algumas técnicas, principalmente de estudo específico para o Exame da OAB, consolidam as três principais características presentes na maioria dos aprovados.  Na matéria de hoje vamos apresentar gratuitamente nosso roteiro de estudos para a 1ª Fase do XVI Exame de Ordem e algumas dicas para sua aprovação nesse difícil desafio.

Faltam exatos 60 dias para a 1ª Fase do XVI Exame de Ordem. E como o tempo voa, hem?! Você não tem mais tempo a desperdiçar. Comece sua preparação com antecedência e conquiste sua aprovação com folga, sem ter que aguardar por recursos e anulações. Esse foi inclusive o tema de uma matéria postada recentemente em nosso blog (leia clicando no texto em azul). Afinal, a grande verdade é que a 1ª fase do Exame da OAB é a etapa mais difícil e onde a maioria dos examinandos é reprovada.  

Com o objetivo de auxiliar os assinantes do site Prova da Ordem e os leitores de nosso Blog, criamos o presente cronograma de estudos. Esse material apresenta o que estudar em cada uma das matérias ao longo desses 60 dias até a prova. Para seu melhor entendimento sobre como esse material foi criado, preparamos uma breve introdução de alguns conceitos básicos que você precisa saber para poder fazer a prova de 1ª Fase com maior tranquilidade.

 

Entenda a Matemática para sua aprovação

A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar disso, as matérias não possuem o mesmo peso para a formação de sua nota final, uma vez que o número de questões por matéria não é uniforme. Para auxiliar na sua preparação para esta prova, apresentaremos alguns cálculos que certamente contribuirão para sua aprovação. Pode-se dizer que as matérias que compõem a prova de 1ª fase podem ser distribuídas em 3 agrupamentos, conforme a relevância de cada uma para sua aprovação. 

Pode-se dizer que as matérias que compõem a prova de 1ª fase podem ser distribuídas em 3 agrupamentos, conforme a relevância de cada uma para sua aprovação. O Grupo A traz as matérias mais importantes. Levando em consideração que a prova objetiva possui 80 questões, somente este grupo totaliza 45 questões, ou seja, representa 56,25% de sua prova. Por este motivo, este grupo de disciplinas deve ser o maior foco de seus estudos!

 

Exame OAB - Matérias mais relevantes prova 1ª Fase

O Grupo B apresenta matérias de relevância mediana. As matérias que compõem este grupo totalizam 25 questões,ou seja, representa 31,25% de sua prova. Por este motivo, este grupo de matérias deve ser estudado com muita atenção, porém, levando em consideração sua relevância mediana.

 

Exame OAB - Matérias de relevância mediana na prova 1ª Fase

 

O Grupo C traz as matérias de baixa relevância. As matérias que compõem este grupo totalizam 10 questões, ou seja, representa 12,5% de sua prova. Por este motivo, este grupo de matérias deve ser estudado, mas com empenho muito inferior às demais matérias.

Exame OAB - Matérias de baixa relevância na prova 1ª Fase

 

Estatística de assuntos mais relevantes por matéria

Você já deve ter conhecimento que o conteúdo a ser estudado para a prova de 1ª Fase é MUITO extenso. Tenho plena convicção em afirmar que é humanamente impossível ter amplo domínio em TODOS os assuntos exigidos nas 17 matérias que compõem a prova de 1ª fase. A própria banca examinadora da FGV também tem esse mesmo entendimento, uma vez que exige dos examinandos praticamente os mesmos conteúdos ao longo das diferentes edições do Exame de Ordem que tenho acompanhado.

Para facilitar a identificação dos assuntos mais recorrentes no Exame da OAB, o site Prova da Ordem elaborou esse estudo estatístico MUITO interessante. Para ter acesso parcial a este estudo, clique aqui.

 

Baixe o Cronograma Agora mesmo!

O cronograma possui o conteúdo programático a ser estudado, dividido por matérias e dias da semana. Acompanha o cronograma alguns conteúdos adicionais, como calendário para XVI Exame da OAB e orientações sobre metodologia de estudo.

Para baixar o Cronograma, clique aqui!

 

Cronograma Exame OAB - Matérias a serem estudada por dia da semana - prova 1ª Fase

 

Esperamos com este material estar contribuindo para sua aprovação!

Contem sempre conosco para o que você precisar.

Estamos juntos nessa batalha!

 

Deixe seu Comentário