Como vencer a procrastinação e passar na OAB?

Como vencer a procrastinação e passar na OAB?

Como vencer a procrastinação e passar na OAB?

Quem é que nunca deixou uma obrigação que tinha que cumprir para depois? Isso é a procrastinação, o diferimento ou adiamento de uma determinada ação. 

Todos procrastinamos em algum momento, mas tal ação não pode ser frequente, pois ela prejudica diversos aspectos de nossa vida, como, por exemplo, o objetivo de passar na prova da OAB. 🤓

Mas como vencer a procrastinação?

Aí está uma pergunta importante, à qual nós nem sempre conseguimos responder. Afinal, até mesmo sem perceber, estamos procrastinando. 

Todavia, como controlar e diferenciar uma pequena procrastinação daquele sentimento devastador de quem se sente irresponsável e fracassado por não conseguir cumprir as obrigações e responsabilidades? 😪

É este ponto que precisamos trabalhar, pois a procrastinação não pode atrapalhar os seus estudos e outras partes importantes da sua vida. Caso isso aconteça, ela vai simplesmente te derrotar e impedir que você passe na prova da OAB. E isso certamente não é isso o que você quer.

Por isso, neste post, listamos algumas dicas importantes que podem ajudá-lo a vencer a procrastinação e conseguir estudar verdadeiramente e, por fim, passar na prova da OAB. 

 Ficou curioso para saber quais são as dicas de como vencer a procrastinação? Basta continuar a leitura até o final. 🧐

Amanhã eu faço…

Ou: segunda eu começo… Provavelmente, em algum momento durante a sua preparação de estudos, você já repetiu frases como essas. Quando você diz “Amanhã eu faço” ou “Na segunda eu começo a estudar a matéria X”, você está adiando uma situação para ser resolvida depois.

Um dos sentimentos que justifica tal conduta é pensar que a atividade que deve ser realizada é desagradável

Realmente, nem todos gostam de estudar, e você pode ser um deles. Mas é preciso pensar além! Estudar vai fazer com que você consiga ir bem na prova da OAB e é nisso que você deve focar durante os estudos. 

Afinal, todos nós fazemos algo com um objetivo, certo? Trabalhamos para ganhar dinheiro, estudamos para receber o diploma, etc. 💸👨‍🎓

Gerenciar suas emoções e trabalhar o seu sistema de recompensa pode ser uma ótima maneira de como vencer a procrastinação. 

Então, determine uma atividade que você goste de fazer para realizar após os estudos, e sempre que você conseguir, você alcança a recompensa. Essa situação pode ser motivadora.

Thomas Edison já dizia: “Nossa maior fraqueza está em desistir. A maneira mais segura de ter sucesso é sempre tentar mais uma vez”.

Portanto, sempre que sentir que procrastinou, ou que está pensando em procrastinar seus estudos, tente novamente realizar a tarefa. 🔛

Você deve fazer o possível com o que você tem hoje! 

Não espere o momento mais oportuno para fazer as coisas, porque ele simplesmente não existe. O melhor momento é sempre hoje e agora. Você tem apenas o hoje para trabalhar suas ações. 

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Hábitos que favorecem a procrastinação

Outro ponto importante sobre como vencer a procrastinação é eliminar hábitos que favorecem essa ação. Os hábitos antigos estão associados ao estilo de vida que você levava antes. Hoje, no entanto, você quer mudar, certo? Se deseja adicionar uma nova rotina de estudos à sua vida, precisa adquirir novos hábitos.

Mas, de fato, existem hábitos, ambientes e condições que favorecem a procrastinação. 

Isso inclui, por exemplo, não ter uma data limite em relação aos estudos, não saber ao certo quanto tempo tem para estudar e pensar que sempre vai dar tempo, de forma que você acaba postergando suas atividades.

Você pode organizar o tempo, mas o dia continua tendo apenas 24 horas. ⏱

Não ter cobranças também favorece a procrastinação. 

Lembre-se: quando estávamos na escola, éramos repreendidos caso não fizéssemos as atividades naquele momento, certo? Agora pense: quem irá repreendê-lo se você não estudar para a OAB? 

Talvez os seus pais… Mas nem sempre, pois você já é adulto e deve saber de suas obrigações. 👩🏾‍🦱👨🏼‍🦲

Então, só depende de você!

Quando você se apropriar de suas responsabilidades e internalizar que seu sucesso depende só de você, e que ninguém o fará no seu lugar, estará, então, mais próximo de vencer a procrastinação e passar na OAB.

Atitudes para vencer os maus hábitos

Para conseguir vencer a procrastinação, é necessário utilizar a força de vontade como impulso inicial, e depois transformar a ação em hábito.

Para fazer isso, é necessário criar um novo hábito. E o processo de criação desses novos hábitos é formado basicamente por três elementos: gatilho, rotina e recompensa.

O gatilho é aquilo que servirá como lembrete para você não deixar de estudar. Por isso, se você deseja estudar no fim da tarde, deve associar uma ação a esse momento. Por exemplo, preparar e tomar café todos os fins de tarde para depois estudar. ☕

A ideia é a de que o café deixará você mais energizado e disposto (este é apenas um exemplo, mas você pode encaixar qualquer outra ação aqui). 😳

Então, este pode ser o seu gatilho. Você sabe que, aos finais de tarde, deve tomar café para depois estudar. Dessa forma, quando ingerir o café no fim da tarde, a sua mente já fará a relação entre as duas atividades: tomar café = estudar. 📗

O próximo elemento relacionado ao hábito é a rotina, ou seja, aquilo que você deseja manter na sua vida como um ritual diário, que aqui significa estudar diariamente.

Dessa forma, estudar diariamente fará com que você consiga notar sua evolução e, com isso, sentir-se mais motivado e seguro para vencer a procrastinação e passar na OAB.

É isso o que deve estar na sua mente.

Entretanto, para que você consiga vencer os maus hábitos e adquirir uma nova rotina mais rapidamente, é preciso escolher recompensas mais palpáveis, para que o seu cérebro possa entender que ele está ganhando algo hoje por não procrastinar.

Por isso, a recompensa, depois de estudar, poderia ser tomar um banho bem relaxado, jantar uma comida bem gostosa e assistir à sua série favorita. Ou qualquer outra coisa que faça sentido para você. Entende? 

É preciso que você deseje essa recompensa. E se você passou o dia trabalhando, ou na faculdade, certamente, tomar um banho bem relaxado, deitar e assistir à sua série será uma recompensa motivadora. Assim, você conseguirá alcançar os seus objetivos. 

Lembre-se dessa citação para saber como vencer a procrastinação: 

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito” — Aristóteles. 

Dicas para lidar com a procrastinação

Como você pôde ver, a procrastinação é muito complexa e vencê-la, na maioria das vezes, exige muito esforço e dedicação, principalmente quando ela está relacionada a atividades importantes, como trabalhar e estudar.

Por isso, listamos, abaixo, dicas importantes para você entender como lidar e como vencer a procrastinação! 🙋🏼‍♂

  • Administre melhor o seu tempo, de modo que estudar faça parte da sua rotina. Depois disso, faça um planejamento de estudo e divida-o em blocos. Assim, o processo se torna mais produtivo e menos cansativo; 
  • Gerencie suas emoções. Acreditar que deve estar com bom humor para estudar é dar um tiro no próprio pé, pois tal ação pode levar a um mau ciclo. Não é só quando estamos com bom humor que trabalhamos, vamos à faculdade ou atendemos aquele cliente chato. Por isso, estudar deve ser uma atividade feita todos os dias, independente do seu estado de humor e espírito;
  • Defina metas e recompensas;
  • Esteja ciente do seu hábito de procrastinação. Não o ignore, mas saiba que deve combatê-lo;
  • Mude o ambiente de estudo, mude também o horário se for necessário. Você é mais produtivo à noite? Então estude à noite;
  • Acostume-se com o desconforto: ele vai ser comum no início, até que você adquira um novo hábito.

Por fim, dê um passo de cada vez. Você provavelmente não vai adquirir um novo hábito da noite para o dia, mas, sim, executando-o diariamente. 

No final, você vai se sentir muito bem quando vencer a procrastinação e perceber que estudar não era assim tão ruim. Era apenas uma defesa da sua mente para se livrar de uma tarefa que você não considera tão “agradável”.

Portanto, o caminho de como vencer a procrastinação é pensar na recompensa de hoje, mas também ter em mente que isso o conduzirá à aprovação na OAB. 🎓

Você pode simplesmente deixar a procrastinação vencer e não alcançar o seu objetivo, ou vencê-la e passar na prova da OAB! O que você prefere? 

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

Confira também:

👉 Estudar uma matéria por vez ou todas ao mesmo tempo?

👉 Chocolate aumenta a produtividade nos estudos

👉 1ª Fase da OAB – Há tempo para Estudar TUDO?

👉 Vantagens de quem Trabalha e Estuda