Preparação para Prova da OAB: Poder do Hábito

Preparação para Prova da OAB: Poder do Hábito

Preparação para Prova da OAB: Poder do Hábito
A preparação para Prova da OAB, ao menos para quem acompanha o blog Prova da Ordem, já não é mais tão misteriosa quanto outrora fora.
 
A categoria “Dicas” aqui do blog mesmo está recheada de publicações de como estudar para o exame da OAB.
 
E reflexo disso, é que hoje recebemos muito poucas perguntas sobre a preparação para prova da OAB. O que é bom!
 
Todavia, o que não deixa de chegar à nossa caixa de emails, são perguntas de pessoas com um anseio em comum: Como encaixar o estudo na minha rotina?
 
Uma forma que encontramos de colaborar com esse “encaixe”, foi disponibilizar regularmente um Roteiro de Estudos para OAB, sugestionando um caminho a ser seguido pelo examinando em preparação para o exame da OAB com intervalos diferentes de tempo.
 
Mas refletindo sobre a melhor forma de trazer um conteúdo que respondesse a todos, conclui que a palavra chave que pode ser focalizada neste questionamento é “Rotina”.
 
Dessa forma, para que possamos encaixar algo em nossa rotina, precisamos entender, primeiro, o que é uma rotina e, também, as razões pelas quais as coisas se tornam rotineiras em nossas vidas.
 
Sobre isso, não poderia deixar de lembrar do livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg, que possui a brilhante chamada “Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios”.
 

Preparação para Prova da OAB
 
E para você pode estar pensando que “O Poder do Hábito” possa ser algum daqueles livros do gênero autoajuda, a resposta é longe disso. Trata-se, segundo o New York Times Book Review, de “Um olhar sério sobre a ciência da formação e transformação dos hábitos”.
 
Por isso, irei trazer algumas ideias centrais da tese que o autor apresenta, fazendo algumas relações com a realidade de quem estuda:

 

 

Preparação para Prova da OAB: O hábito da aprovação.

Como funciona o Loop do Hábito
 
Segundo propõe Charles Duhigg, o hábito é resultado de uma artimanha do cérebro, que está constantemente buscando formas de poupar esforço, para deixar o seu funcionamento mais eficiente.
 
Imagine se fosse necessário empregar esforço para aprender ou dedicar atenção para coisas que são repetitivas? Por isso, o cérebro aprende e, se possível, automatiza a ação para que sobre mais energia para coisas mais relevantes.
 
Diante disso, foi identificado o Loop do Hábito que funciona basicamente da seguinte forma:

ciclo do hábito2
 
 
 
 

Sem os loops dos hábitos, nossos cérebros entrariam em pane, sobrecarregados com as minucias da vida cotidiana.

 
 
Deixa > Rotina > Recompensa
 
⚜️ Deixa é um gatilho que dispara um sinal do cérebro para começar uma atividade (Local, Objeto, Sentimento, algo que ligue a chave do hábito).
 
⚜️ Rotina é a atividade que você realiza quando se depara com o gatilho.
 
⚜️ Recompensa é o prêmio por ter realizado a rotina. Quanto maior for o prazer gerado pela recompensa, maior será sua ligação com a rotina e, naturalmente, com a deixa.
 

 
Exemplo prático:

Ciclo do Hábito Exemplo
 
 
⚜️ Deixa de estudar: Horário específico, local de estudos, etc.;
⚜️ Rotina: Resolver questões, assistir aulas, ler lei seca, etc.;
⚜️ Recompensa: Um chocolate ao final da atividade, jogar uma partida do seu jogo preferido, assistir um episódio do seu seriado favorito, saber que não deixou acumular matéria, sensação de dever cumprido, realizar alguma atividade de lazer atrelada ao fim do ciclo de estudos, etc.

 
 

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

 
 

📌 Como evitar um hábito prejudicial a sua preparação para Prova da OAB

A dica para se livrar de um mau hábito é: Não foque na rotina, mas na conexão entre a deixa e a recompensa.
 
Para mudar um hábito você precisará de uma dose extra de Disciplina e Força de Vontade. Porque, embora você deixe de praticar a rotina, ainda terá a deixa e a busca pela recompensa.
 
Velhos hábitos são difíceis de serem eliminados, mas você pode alterá-los!
 

 
⚜️ Exemplo: Parar de fumar
 
Você não deixará de ter vontade de fumar. Dessa forma, ao sentir vontade de fumar, mude a rotina.
 
Ao invés de acender um cigarro, masque um chiclete, pratique uma atividade física ou qualquer outra coisa que signifique a recompensa.
 
Dessa forma, se aproveitando do mecanismo que o cérebro utiliza cérebro para poupar esforço, você consegue manipular o funcionamento do hábito para que ele se torne menos prejudicial ou até mesmo, atue ao seu favor.
 
Confira 👉 Oito maus hábitos que prejudicam seus estudos
 
Estudar - Hábito Mestre2
 

 

📌 O hábito da preparação para Prova da OAB pode mudar a sua vida

Existem ainda, segundo Duhigg, os chamados “hábitos mestres”, que são capazes de desencadear uma reação em cadeia de transformações na vida da pessoa.
 
Um dos exemplos trazidos pelo livro de hábito mestre é o exercício físico.
 

Quando as pessoas começam a se exercitar regularmente, começam a mudar outros comportamentos que não estão relacionados à atividade física. Passam a comer melhor e a levantar da cama mais cedo. Fumam menos e se tornam mais pacientes. (…) Não está completamente claro porque isso ocorre, mas está provado que exercício é um hábito mestre, que propaga mudanças em todos os aspectos da vida.”

 
 
E da mesma forma que o exercício é considerado um hábito mestre, entendo que o estudo também o é.
 
A preparação para Prova da OAB compreende uma gama de espectros: Um bom sono; boa alimentação; organização; leitura eficiente etc.
 
Construir o hábito de estudar durante a preparação para a Prova da OAB, pode ser a peça da engrenagem que fará você ir ainda mais longe no futuro.
 
Aproveito para deixar um vídeo explicando de forma ilustrada os conceitos que abordei aqui:
 
 

 
 
⚜️ Conclusão
 
Se você deseja encaixar o estudo na sua rotina, antes de tudo você precisa fazer com que o estudo faça parte dessa rotina.
 
Em pouco tempo estudar deixará de ser um grande esforço e, a partir disso, os encaixes e as adaptações serão coisas mais naturais.
 
Bons estudos!
 
 

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado