Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo.

Cinco Dicas para Estudar Matérias que Odeia

Sejamos honestos, há matérias que a gente odeia. E no exame de ordem então, em que a gama de ramos e temas é gigantesca, é praticamente impossível gostar de tudo. Apesar disso, você terá que enfrentá-las se quiser conquistar sua aprovação na OAB. Mas relaxe, isso é normal, não há nada errado nisso.
 
E se você já identificou as matérias e/ou temas que você gosta e que não gosta, isso é um bom sinal. Você gosta de algo, há quem não goste de nada.
 
Todavia, não gostar de alguma matéria traz severos prejuízos. No meu caso, por exemplo, por muito tempo não gostei de estudar direito empresarial e, com isso, sempre chutei as cinco questões da matéria nas provas da OAB. Ou seja, desperdiçava 12,5% das questões necessárias para passar na primeira fase, por birra.
 
Obviamente, você não irá estudar as matérias que você detesta tão facilmente quanto as que você gosta. Sua mente está programada para memorizar aquilo que é mais importante e legal para você.
 
O que você pode fazer sobre isso?
 
 

1 – Fingir que gosta

Esta é a dica mais óbvia, tentar enganar a si próprio sobre o seu gosto.  Parece brincadeira, mas você irá se surpreender como o seu poder de autosugestão pode ser eficiente se for cultivado adequadamente.
 
Para ilustrar isso trago um exemplo que ouvi em um curso de “Power Mind” americano que retratava uma experiência realizada em um presídio de segurança máxima em que, de fato, era impossível fugir. Todos sabiam disso. Mesmo assim, os administradores da prisão nunca conseguiram eliminar as tentativas de fuga.
 
Até que um dia a solução veio através da sugestão contínua. Diariamente, 24h por dia, uma gravação com uma voz suave e monótona, era dito “Fugir é impossível, qualquer tentativa resultará em fracasso”.
 
E adivinha? Funcionou. Ninguém mais tentou fugir.
 
Não acredita? Experimente!

2 – Esforço consciente

“Eu não gosto, mas preciso!”
 
É como estar com fome e só ter alimentos que você não gosta para comer. Chegará uma hora que, diante de grande necessidade, aquele sanduíche de aspargos irá parecer o mais saboroso alimento do mundo. Faça um esforço e mastigue essa matéria, pois a sua fome de aprovação, com certeza, é maior que a aversão a ela.
 
Entenda uma coisa, você não pode se dar ao luxo de escolher, não agora! A matéria gosta de você, falta você gostar dela.



3 – Experimento com entrega

Uma das experiências mais poderosas é esta.
 
O ódio a uma matéria não surge do nada, ao menos não normalmente. Isso resulta na maioria das vezes de alguma experiência negativa envolvendo o tema ou até mesmo com o professor que a ensina. Dependendo do estilo do professor, o processo de aprendizado pode ser mais ou menos produtivo, isso porque cada perfil pede uma pedagogia e, as vezes, a utilizada não é a melhor abordagem para você.
 
Em consequência disto, não há envolvimento suficiente com o conteúdo para você conseguir desenvolver algum gosto por ele. Experimente outras fontes de aprendizado, abordagens diferentes, outros professores, outros livros, artigos, blogs, mapas mentais, etc. Isso facilitará que você experimente a matéria com mais entrega e, assim, aprender de forma menos dolorosa.
 
Encontrar uma nova fonte de informações sobre um assunto e ver se isso ajuda o assunto chegar até você.
 
 

4 – Priorização

Quando você estiver com seu cronograma de estudos para o exame de ordem pronto e souber o que priorizar, você será capaz de eliminar boa parte do conteúdo por partes, minimizando a face do monstro – a matéria – que você odeia. Em vez de fazer um enorme esforço, você fará um esforço menor e terá mais conforto no aprendizado.



5 – Construa histórias em sua mente

Conectar o que se aprende com histórias mentais é uma das formas mais agradáveis de aprendizado. Claro, as histórias e imagens associadas deverão ser, no caso das matérias chatas, as mais positivas e alegres possíveis. Quando ainda somos estudantes do ensino fundamental e médio, devido a imaginação e criatividade mais aguçadas em razão da “liberdade mental juvenil”, isso ocorre quase que naturalmente, sem que percebemos.
 
Todavia, conforme vamos amadurecendo, é natural que com o tempo nossas habilidades imaginativas e criativas sejam tomadas por outras competências e isso deixa de ser um recurso. Crie situações visuais de aplicação do conteúdo que você está tentando aprender.
 
Aprender com criatividade não é errado, ERRADO É NÃO APRENDER.
 
Finalmente, você pode tentar encontrar uma razão pessoalmente relevante para apreciar o assunto. Isso pode levar meses. Na verdade, isso pode nunca acontecer. Você não precisa procurá-lo ativamente. Basta lembrar que você está procurando por ele. Pense nisso de vez em quando.  A melhor parte sobre isso é que ele permite que você explore as coisas diferentes.
 
 

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