Roteiro de estudos para 1ª Fase XVII Exame OAB – 120 dias

Roteiro de estudos para 1ª Fase XVII Exame OAB – 120 dias

A principal razão pela qual estamos publicando a matéria de hoje é somente uma: comece sua preparação para o Exame da OAB com a devida antecedência para chegar no dia da prova com chances REAIS de aprovação. Nosso interesse ao despertar em você a necessidade de começar a estudar para a prova com maior antecedência vem justamente do incremento de dificuldade no Exame da OAB que temos percebido nas últimas edições e também para não deixá-lo na lista de espera por anulações, algo que você não desejaria nem ao seu pior inimigo, acredite…

Sem sombra de dúvidas, o planejamento e dedicação são duas peças chaves para a aprovação no Exame de Ordem. Apesar disso, assim como na preparação para qualquer outra prova, sua aprovação no Exame também demanda o conhecimento de algumas técnicas básicas, essenciais para um melhor desempenho na prova. Uma das grandes verdades que você precisa tomar conhecimento é que a 1ª fase do Exame da OAB é a etapa mais difícil e onde a maioria dos examinandos é reprovada. Portanto, sugerimos que você leia atentamente a técnica de estudo mais eficiente para a 1ª fase da OAB.

 

Na sua preparação para a prova objetiva da OAB, seu maior foco deve ser a resolução de provas de edições anteriores, conforme duas abordagens apresentadas a seguir. Através da resolução de provas anteriores, além da revisão dos assuntos mais cobrados no Exame e do melhor entendimento acerca da forma como a FGV dispões suas questões, você ainda estará identificando suas maiores pontos fracos, ou seja, as matérias que você precisa ter melhor aproveitamento para conseguir conquistar sua aprovação.

Resolva a prova simulando as condições da Prova da OAB: neste formato você deverá resolver a prova inteira nas mesmas condições que você encontrará no dia 19/07, ou seja, com tempo cronometrado (reservando 15 minutos para passar as alternativas corretas para o caderno de respostas), sem consulta de nenhum material e com conferência do gabarito após o término da prova. Através deste formato você terá uma avaliação real de sua preparação!

Resolva a prova ao mesmo tempo que você revisa cada matéria: neste formato pouco importa o tempo despendido em cada questão, pois o importante é REVISAR e APRENDER. Isso mesmo! Resolva a prova sabendo que quando as dúvidas surgirem, você deverá consultar seu material de apoio para auxiliar o processo de assimilação do conteúdo. Após resolver cada questão, consulte o gabarito e revise os motivos pelos quais cada alternativa está correta ou incorreta. Procure comentários de professores sobre cada questão após resolvê-la! Através deste formato você estará REVISANDO conteúdos já estudados e APRENDENDO conteúdos que passaram desapercebidos.

 

Para facilitar o estudo por intermédio da resolução de questões de provas anteriores, existem sites especializados para que você consiga maior assimilação do conteúdo desejado, como é o caso do site Prova da Ordem, especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame da OAB. O site possui as provas de todas as edições do Exame de Ordem a partir de 2005, permitindo que seus assinantes respondam provas oficiais ou simulados gerados com a base de dados, que possui mais de 7.500 questões oficiais. Além de ter uma base de questões muito grande, o site disponibiliza comentários de professores sobre grande parte questões e materiais de apoio, como apostilas, resumos e legislação em áudio. Para mais detalhes, clique aqui.

Sobre o Roteiro de Estudos

Com o objetivo de auxiliar os assinantes do site Prova da Ordem e os leitores de nosso Blog, criamos o presente cronograma de estudos. Esse material apresenta o que estudar em cada um dos 120 dias que antecedem a prova. Para seu melhor entendimento sobre como esse material foi elaborado, preparamos uma breve introdução de alguns conceitos básicos que você precisa saber para poder fazer a prova de 1ª Fase com maior tranquilidade.

 

Em relação ao material base a ser utilizado no estudo de cada matéria e respectivos assuntos dispostos no Roteiro de Estudos, sugerimos que o examinando faça de seguinte forma:

  • 35% do tempo diário de estudo com legislação seca
  • 25% do tempo diário de estudo com videoaulas ou aulas presenciais
  • 15% do tempo diário de estudo com doutrina
  • 5% do tempo diário de estudo com jurisprudência
  • 20% do tempo diário de estudo (ao fim do dia) com resolução de exercícios para fixar os assuntos revisados

 

Entenda a Matemática para sua aprovação

A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar disso, as matérias não possuem o mesmo peso para a formação de sua nota final, uma vez que o número de questões por matéria não é uniforme. Para auxiliar na sua preparação para esta prova, apresentaremos alguns cálculos que certamente contribuirão para sua aprovação. Pode-se dizer que as matérias que compõem a prova de 1ª fase podem ser distribuídas em 3 agrupamentos, conforme a relevância de cada uma para sua aprovação.

Pode-se dizer que as matérias que compõem a prova de 1ª fase podem ser distribuídas em 3 agrupamentos, conforme a relevância de cada uma para sua aprovação. O Grupo A traz as matérias mais importantes. Levando em consideração que a prova objetiva possui 80 questões, somente este grupo totaliza 45 questões,ou seja, representa 56, 25% de sua prova. Por este motivo, este grupo de disciplinas deve ser o maior foco de seus estudos!

 

Exame OAB - Matérias mais relevantes prova 1ª Fase

O Grupo B apresenta matérias de relevância mediana. As matérias que compõem este grupo totalizam 25 questões, ou seja, representa 31,25% de sua prova. Por este motivo, este grupo de matérias deve ser estudado com muita atenção, porém, levando em consideração sua relevância mediana.

 

Exame OAB - Matérias de relevância mediana na prova 1ª Fase

 

O Grupo C traz as matérias de baixa relevância. As matérias que compõem este grupo totalizam 10 questões, ou seja, representa 12,5% de sua prova. Por este motivo, este grupo de matérias deve ser estudado, mas com empenho muito inferior às demais matérias.

Exame OAB - Matérias de baixa relevância na prova 1ª Fase

Estatística de assuntos mais relevantes por matéria

Você já deve ter conhecimento que o conteúdo a ser estudado para a prova de 1ª Fase é MUITO extenso. Tenho plena convicção em afirmar que é humanamente impossível ter amplo domínio em TODOS os assuntos exigidos nas 17 matérias que compõem a prova de 1ª fase. A própria banca examinadora da FGV também tem esse mesmo entendimento, uma vez que exige dos examinandos praticamente os mesmos conteúdos ao longo das diferentes edições do Exame de Ordem que tenho acompanhado.

Para facilitar a identificação dos assuntos mais recorrentes no Exame da OAB, o site Prova da Ordem elaborou esse estudo estatístico MUITO interessante.

Para ter acesso parcial a este estudo, clique aqui.

 

Baixe o Cronograma Agora mesmo!

O cronograma possui o conteúdo programático a ser estudado, dividido por matérias e dias da semana. Acompanha o cronograma alguns conteúdos adicionais, como calendário para XVI Exame da OAB e orientações sobre metodologia de estudo.

Para baixar o Cronograma, clique aqui!

 

Cronograma Exame OAB - Matérias a serem estudada por dia da semana - prova 1ª Fase

Aproveitamos para recomendar outras duas leituras
muito interessantes para melhorar a qualidade de seus estudos:

 Como melhorar a Qualidade do Estudo?

Melhores Sites e Aplicativos para Estudar para Exame da OAB

Deixe seu Comentário