TURBINE seu Vade Mecum para 2ª Fase OAB

TURBINE seu Vade Mecum para 2ª Fase OAB

Aprenda a TURBINAR seu Vade Mecum para 2ª Fase da OAB

Como está o seu Vade Mecum para 2ª Fase OAB?

A prova de 2ª fase da OAB sempre foi um grande desafio aos bacharéis em direito que almejam aprovação no Exame de Ordem.

Desde a publicação do primeiro edital com a regra de repescagem, a aprovação na prova prático-profissional tem sido dificultada, dado o crescente número de examinandos presentes nesta etapa, o que exigiu mudanças no nível de complexidade por parte da Banca Examinadora a fim de manter a média de ingressos nos quadros da OAB.

Em se tratando de preparação para a prova prática-profissional, o examinando deve ter em mente que o hábito no manuseio do Vade Mecum é imprescindível!

Não adianta o examinando estudar para a 2ª fase utilizando somente a internet como ferramenta de consulta à lei seca.

A utilização de meios digitais é de grande valia para sua preparação, isso é inegável, mas para 2ª fase da OAB, a recomendação dada pela equipe do Curso Prova da Ordem é a utilização do Vade Mecum impresso, que será seu único aliado no dia da prova.

E na matéria de hoje, iremos apontar os procedimentos permitidos e proibidos, a fim de que você possa TURBINAR seu Vade Mecum, sem gerar problemas com fiscais de prova.

📌 Sobre as Publicações que atendem as Exigências do Edital

A Banca Examinadora da FGV pode cobrar tanto na prova objetiva, quando na prático-profissional, todas as atualizações legislativas em vigor até a data de publicação do edital da prova, desde que contempladas no conteúdo programático especificado no Edital. Isso evidencia um fato muito importante: você PRECISA de um Vade Mecum atualizado para a prova!

O edital da prova também menciona outros procedimentos proibidos em relação ao Vade Mecum:

  • ⚜️ Códigos Comentados;
  • ⚜️ Códigos Comparados;
  • ⚜️ Códigos com organização de índices temáticos estruturando roteiros de peças processuais.

Publicações que atendam os requisitos do Edital, a grande maioria das Editoras possuem, como é o caso da Rideel, Saraiva, Método, Impetus, Armador, dentre outros.

Nossa indicação, por questões de afinidade e confiança, são as opções de Vade Mecum da Juspodivm, materiais que utilizamos em nosso dia-a-dia aqui no Curso Prova da Ordem.

Gostamos muito da diagramação utilizada pela Editora e tem TUDO o que você precisa para a Prova de 2ª fase, incluindo regimentos internos dos Tribunais, muito útil para elaboração de peças recursais, que possuem grande recorrência na prova prático-profissional.

E qual Vade Mecum comprar para 2ª fase da OAB?

Clique aqui para comprar

A escolha do Vade Mecum é um pouco pessoal, pois vai depender principalmente de como você consegue se localizar com agilidade e assertividade dentro dele na busca dos fundamentos de sua prova.

Contudo, um que nós utilizamos aqui no curso e podemos indicar sem medo de errar, é o Vade Mecum OAB e Universitário da Juspodivm.

Além do índice e diagramação únicas e facilitam bastante o manuseio no dia da prova, você ainda ganha as etiquetas da Marca Fácil de brinde.

Utilize o CUPOM: VADEOABPROVADAORDEM e compre de R$ 219,90 por R$194,90.

👉 Confira Qual o Melhor Vade Mecum para OAB

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado

📌 Como TURBINAR seu Vade Mecum para 2ª Fase OAB?

Dentre as possibilidades permitidas pelo Edital para TURBINAR seu Vade Mecum, praticamente nada mudou em relação às edições anteriores do Exame de Ordem. As orientações sobre o que pode e o que não pode ser feito, você encontra no ANEXO III do Edital, conforme ilustrado na imagem a seguir:

Anexo III edital XXI Exame de Ordem - Permitidos

Em suma, você pode utilizar o marca texto para grifar, canetas para sublinhar ou fazer remissão simples a artigos ou lei.

Salienta-se que a remissão de artigos ou lei são permitidas apenas para referenciar assuntos isolados, não sendo permitidos métodos que articulem a estrutura de uma peça jurídica, conforme observação evidenciada na imagem anterior.

Outro detalhe importante é que qualquer remissão a artigo ou lei, deve ser feita diretamente no seu Vade Mecum, sendo vedada qualquer tipo de anotação manuscrita nos separadores de código ou post-its.

Em relação aos Traços, é preciso ter muita atenção à previsão do edital. Ao mesmo tempo que é permitida a utilização deste recurso, o edital também proíbe a utilização de Traços e Setas quando estes destinam-se à estruturação de peças.

Dessa forma, é possível utilizar traços, mas evite conectá-los a outros dispositivos legais. Em relação às setas, entendemos que o edital proíbe qualquer forma de utilização deste recurso.

📍 Confira alguns procedimentos PERMITIDOS

Clique na imagem para ampliar!

ClipesClipes
Separadores de Vade Mecum para Separadores de Editoras
Pode Grifar utilizando marca-texto no Vade MecumGrifar com marca-texto
Sublinhar com lápis, caneta ou marca-textoSublinhar
Fazer traço simples no Vade MecumTraços
Pode fazer Remissão simples no Vade MecumRemissão simples

📍 Separadores de Códigos

Apesar de não ser permitida a utilização de separadores manuscritos, há a possibilidade de utilização de etiquetas de códigos fabricadas por editoras.

Separadores de Vade Mecum são muito eficientes na organização de seu Código para a prova, sendo um material de grande valia para TURBINAR seu Vade Mecum para 2ª Fase OAB. Vejamos alguns desses marcadores:

Etiquetas para Vade Mecum

Se você está em dúvida sobre a indispensabilidade deste tipo de marcadores, consideramos ser um material não prioritário, uma vez que você poderá utilizar outras formas de organização para seu Vade Mecum que são permitidas pelo edital.

👉 Confira mais dicas para Marcação de Vade Mecum para 2ª Fase OAB

📌 Procedimentos PROIBIDOS em seu Vade Mecum

Já há algum tempo que o Edital do Exame de Ordem coloca em evidência uma proibição já antiga, mas devido a mudança de redação, trouxe muitas incertezas entre examinandos.

Estamos falando da “estruturação de roteiros para peças processuais”, algo que, aparentemente, terá maior atenção entre os fiscais de prova.

Anexo III edital Exame de Ordem - Proibidos

Apesar de ser uma proibição já expressa no Edital há muitas edições, desde a época em que o CESPE aplicava o certame.

Como já abordado anteriormente, a utilização de marca texto, clipes e remissões simples a artigos ou leis são permitidos.

Todavia, o examinando não poderá utilizar dos procedimentos permitidos para estruturar um roteiro (esqueleto) de peças processuais.

Este é o limite para qualquer recurso permitido, não utilizá-lo de forma que caracterize a estruturação de peças processuais.

Caso o fiscal perceba a utilização de um procedimento permitido com essa finalidade, seu material poderá ser confiscado.

📍 Confira alguns procedimentos proibidos

Clique na imagem para ampliar!

Não pode Comentar no Vade MecumComentar
Não pode Comentar no Vade MecumComentar
Não pode escrever no post-itPost-it
Não pode estruturar roteiro de peçaEstruturar roteiro de peça processual
A Remissão não pode estruturar a peçaEstruturar roteiro de peça processual
Não pode usar separador com escritaSeparadores com ou sem escrita manual
Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado