Qual o melhor Vade Mecum para a OAB

Aprenda a TURBINAR seu Vade Mecum para 2ª Fase da OAB
Hoje vamos ajudá-los à escolher o Melhor Vade Mecum para o Exame de Ordem, aquele que será seu melhor amigo durante a preparação para o certame.
 
O Vade Mecum é o livro que todos que fizeram Direito, sem exceção, conhecem. Trata-se de um compilado da legislação essencial para todo o operador do Direito.
 
A palavra Vade Mecum, origina-se numa expressão latina que significa “vem comigo”, o que faz mais sentido ainda para quem está se preparando para o Exame de Ordem, considerando que é o único livro que pode lhes fazer companhia na 2ª fase da prova.
 
 

O melhor Vade Mecum para o Exame de Ordem

 
Este tema é polêmico, mas é uma dúvida recorrente entre os examinandos de forma geral. O que é normal.
 
Afinal, diante da grande gama de opções disponíveis no mercado, naturalmente que há um peso inerente a escolha daquele que irá lhe acompanhar durante sua jornada de preparação e, também, na prova da 2ª Fase.
 
Embora esta seja uma escolha bastante subjetiva, irei trazer alguns pontos importantes a serem considerados no momento de decidir qual o melhor Vade Mecum para o Exame de Ordem.
 
E como vou verificar essas informações sem adquirir o Vade Mecum?
 
Existem diversas formas para conseguir, mesmo sem adquirir o livro, as informações imprescindíveis para uma boa escolha.
 

Mudança IMPORTANTE na marcação de Vade Mecum para 2ª Fase OAB

 
E uma delas é por meio do download de páginas de demonstração em produtos no formato digital nos sites de venda – normalmente eles disponibilizam as primeiras páginas do livro para consulta prévia.
 
Outra forma possível, é por meio dos seus amigos e internet, pergunte, peça para dar uma olhadinhae pronto.
 
 

1 – Principais diferenças entre os Vade Mecums

 
As maiores diferenças entre as diversas opções de Vade Mecums presentes no mercado de preparação para o Exame de Ordem, são encontradas na Legislação Complementar, Remissões em artigos, nos índices remissivos e na qualidade da impressão (papel, fonte, diagramação em geral).
 
 

a) Remissões e Legislação Complementar

 
A remissão é quando logo abaixo de um artigo, há citações de outras legislações que estão relacionadas àquele tema. De modo geral, todos os códigos possuem remissões. Todavia, cada um deles têm uma lógica diferente para entrelaçar estas relações normativas.
 
Isso pode fazer você poupar muito tempo, considerando que você poderá buscar uma determinada informação e chegar até ela por meio de outro artigo que você estava consultando.
 
Juntamente com isso, há de se observar a legislação complementar que o Vade Mecum oferece e, principalmente, se ela é suficiente para atender ao ramo do Direito que você escolheu para 2ª fase.
 
Mesmo que você seja da turma do “dois vade mecums para prova”, adquirindo um “genérico” e outro específico para a 2ª fase, é importante conferir se a legislação complementar de ambos irá atender sua necessidade.
 
 

b) Índice Remissivo

 
O índice remissivo pode ser decisivo em se tratando da escolha do melhor vade mecum para OAB. É por meio dele que você irá otimizar as suas buscas no momento da prova e durante a sua preparação.
 
Tempo, no Exame de Ordem, é um ponto crítico.
 
As palavras-chave do índice precisam ser intuitivas.  Procurar em mais de uma palavra para encontrar todos os artigos referentes a determinado tema, muitas vezes pode custar um tempo precioso na hora da prova.
 
Por isso, pegue algumas questões de provas anteriores, submeta à busca utilizando o índice remissivo do código e verifique se os artigos localizados solucionam as questões de forma satisfatória – ágil, fluída, intuitiva.
 
Caso você não consiga um índice em demonstrações de produtos digitais, veja com colegas que possuam vade mecuns diferentes.
 

Cuidado com o material de impressão do Vade Mecum

 
Outra questão que também deve ser analisada, faz referência ao tipo de papel utilizado. Quando o Vade Mecum apresenta folhas muito finas, o uso de canetas marca texto pode acabar transpassando o papel e acabar pintando áreas indesejadas.
 
É importante observar que alguns livros inclusive trazem a referência explícita em sua capa para que os usuários não utilizem canetas Marca Texto (“Atenção: o uso de canetas marca-texto ou de ponta porosa é incompatível com o papel do produto.”).
 
Lembrando que o uso de canetas marca texto, independente da variedade de cor, é permitido no Exame de Ordem.
 
 

O Vade Mecum mais caro é, necessariamente, melhor?

 
Definitivamente, não. Existem muitos fatores que influenciam na precificação de um livro, desde a editora, até o número de envolvidos para sua construção, enfim. Mas o fator efetividade, independe do preço.
 
 

Então, qual o melhor Vade Mecum para Prova da OAB?

 
Para obter esta resposta, é fundamental que você reflita sobre as suas necessidades e, com um pouco de pesquisa, prestando atenção nos pontos que destaquei acima, escolha qual o melhor Vade Mecum para você.
 
Independentemente da sua escolha, saiba que o mercado de preparação para o Exame de Ordem cresceu bastante, e hoje existe um leque bem variado de opções de qualidade para os OABeiros. Escolha sem medo de ser feliz.
 
 
Bons estudos.

Livros Indicados para 1ª Fase OAB em 2018

Vade Mecum Saraiva – Tradicional – 25ª Ed. 2018

 
Vade Mecum Saraiva - OAB e Concursos - 14ª Ed. 2017
A edição especial para OAB e Concursos da Saraiva já possui versão atualizada em 2018. No entanto, a Saraiva é a maior referência e líder de mercado em livros de direito do Brasil. É um dos Vade Mecum’s mais confiáveis do mercado e, nesta edição, vem ampliado e reformulado. Com acréscimo de mais de 120 leis e decretos, oferece aos estudantes e profissionais do direito a melhor e mais organizada obra de legislação do Brasil. Seu novo projeto gráfico proporciona uma quantidade maior de diplomas legislativos sem comprometer a legibilidade e o trabalho editorial.
 
 
Visitar livraria
 
 
 
 

Combo de Apostilas para OAB

Ter um material base para nortear seus estudos é essencial para um bom desempenho na Exame da OAB e você não tem tempo a perder, utilize sempre materiais de qualidade e ATUALIZADOS!

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas

 
 
 

Deixe seu Comentário