Como TURBINAR seu Vade Mecum para a 2a fase da OAB?

Como TURBINAR seu Vade Mecum para a 2a fase da OAB?

Como Turbinar seu Vade Mecum

Aprender a TURBINAR o Vade Mecum para a 2a fase da OAB é essencial para a sua aprovação. A prova oferece grande dificuldade, e a matéria é muito extensa. O uso de um material encorpado pode auxiliá-lo na sua trajetória para a aprovação.
Veja como deixar seu Vade Mecum incrível e dentro das regras do edital!

Como TURBINAR seu Vade Mecum dentro das regras?

Conhecer as regras do edital do exame é o primeiro passo de uma boa preparação para passar na OAB. Vamos lembrar algumas normas importantes quanto ao uso de material? A primeira delas é que a utilização do Vade Mecum é permitida somente para a prova prático-profissional. Mas há muito mais pela frente, veja!

1 – Conheça o edital

Para TURBINAR o Vade Mecum para a 2a fase da OAB sem gerar problemas com fiscais de prova, conheça o edital. Nele constam todas as permissões e proibições a respeito de marcações e outros itens. A seguir, veja uma imagem do edital de abertura:

Vamos esmiuçar essas considerações da banca?

O uso de marca-texto e a remissão direta são permitidos

Utilizar marca-texto para sublinhar, circular e/ou grifar artigos ou leis de seu Vade Mecum é permitido. Você pode escolher diferentes cores, isso fica a seu critério. O mesmo se aplica à caneta esferográfica e ao lápis

Se você deseja fazer setas para correlacionar dois ou mais artigos próximos que julgar pertinentes, vá em frente. Não há problema algum! Quer usar clipes para separar conteúdos? Isso também é permitido!

Escrever diretamente no código para fazer as remissões também é permitido. Para deixar você ainda mais seguro, existem regras ao TURBINAR o Vade Mecum para a 2a fase da OAB com as remissões diretas. Conheça-as: 

  • Cuidado com remissões longas (melhor evitar problemas com o fiscal).
  • A remissão não pode, de forma alguma, indicar a estruturação de uma peça jurídica.
  • A remissão deve ser simples e direta, indicando somente o dispositivo legal correlato.
  • Você pode indicar diretamente no código a existência de leis, artigos ou súmulas. É vedada a marcação de qualquer informação adicional.

Vale destacar ainda que não existe um limite para o uso de remissões diretas no código. O examinando pode adicionar quantas remissões julgar necessárias. Para facilitar seu entendimento sobre o que é permitido em relação à remissão DIRETA no código, apresentamos alguns exemplos:

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado

2 – Tenha cuidado com as restrições do edital

O edital traz todas as restrições quanto ao material e aos procedimentos proibidos. Por isso, tome cuidado ao TURBINAR seu Vade Mecum para a 2a fase da OAB:

  • Você não pode, por exemplo, utilizar códigos comentados ou anotados.
  • No mesmo sentido, não pode usar materiais com organização de índices temáticos estruturando roteiros de peças.
  • Anotações pessoais, transcrições, informativos de tribunais também são proibidos. 

Uso de post-it

A grande mudança, nos últimos anos, sobre marcações no Vade Mecum diz respeito ao uso de post-it. Há pouco tempo, você podia colar um post-it sem qualquer escrito para separar o código. Era (e continua sendo) permitido, porém, usar material que venha com marcação direto de fábrica (editora).

Em outras palavras, é proibido utilizar notas adesivas manuscritas, em branco ou impressas pelo próprio examinando. Nada de post-its e adesivos coloridos, que ganharam destaque nas últimas edições da prova, mesmo em branco. Melhor trocá-los pelos clipes ou por materiais impressos industrialmente, como os da Livraria Marca Fácil.

Veja a seguir uma imagem que retiramos do edital, modificada com algumas inserções para facilitar sua compreensão:

Exemplos para TURBINAR o Vade Mecum para a 2a fase da OAB

Um material atualizado é fundamental, porque não adianta TURBINAR o Vade Mecum para a 2a fase da OAB se ele for antigo.

Se você está em busca de um Vade Mecum totalmente atualizado, nossa recomendação é o material da Editora Juspodivm. É o melhor do mercado!

Exemplos para TURBINAR o Vade Mecum para a 2a fase da OAB

Com seu material em mãos, vamos à prática? 

“Ah, professor, estou confuso.” Se você está confuso com tantas proibições e permissões, fique tranquilo. Sim, é difícil à primeira vista. 

Mas vou simplificar com alguns exemplos de procedimentos permitidos e proibidos. Dessa forma, será possível TURBINAR seu Vade Mecum para a 2a fase da OAB dentro das regras.

Procedimentos permitidos

Separadores da Marca Fácil

 Grifar com marca-texto

Sublinhar

Traços e setas

Remissão simples

Procedimentos proibidos

Separadores sem escrita 

Comentar

Comentar

Post-it escrito

Estruturar roteiro de peça processual

Estruturar roteiro de peça processual

Separadores com escrita manual

Entendeu como TURBINAR seu Vade Mecum para a 2a fase da OAB, ou ainda ficou com dúvidas? Se está inseguro, a própria FGV tem um comunicado sobre as regras de utilização do material. 

Com ele, você poderá TURBINAR seu material sem problemas. Que tal aprender a escolher seu Vade Mecum para a 2a fase da OAB?