Mudança Importante na marcação de Vade Mecum para 2ª Fase OAB

Mudança Importante na marcação de Vade Mecum para 2ª Fase OAB

Aprenda a TURBINAR seu Vade Mecum para 2ª Fase da OAB

Ao longo do tempo de existência do Exame de Ordem, a Marcação de Vade Mecum já sofreu mudanças consideráveis em relação aos materiais e procedimentos permitidos e proibidos na 2ª fase.

O que, naturalmente, faz com que muitos tenham dúvida em relação ao que é ou não permitido para marcação de Vade Mecum na 2ª Fase do Exame de Ordem.

É permitido o uso de post’its? Adesivos coloridos? Uso de traços e setas?

Essas e outras perguntas comuns sobre os procedimentos permitidos, abordaremos nesta publicação para que você 👉 Turbine seu Vade Mecum para 2ª Fase sem medo de infringir alguma regra do edital.

Todos devem estar muito atentos e sem dúvidas até o dia da prova para evitar surpresas.

Para ajudá-los, vamos dar uma olhada no que diz o edital e comunicados mais atualizados sobre a marcação de Vade Mecum.

1) Material permitido na 2ª Fase do Exame de Ordem

Marcação de Vade Mecum - Anexo III - PermitidosObs: Imagem cedida pela Marca Fácil

Conforme é possível observar, a utilização de marca texto, o destaque de um verbo nuclear utilizando uma caneta e a simples remissão que não articule a estrutura de uma peça jurídica, continuam permitidos.

Ainda estão elencados entre os materiais autorizados para otimização do código, o uso de clipes e separadores impressos por editoras ou pelo mercado gráfico em geral, desde que este material também não apresente estruturação de peça jurídica, claro.

Até aí, sem muita diferença em relação aos editais anteriores.

2) Material proibido na 2ª Fase do Exame de Ordem

Anexo III edital XXVI Exame de Ordem - Proibidos Obs: Imagem cedida pela Marca Fácil

Neste trecho, porém, eis a grande alteração do edital, a proibição do uso de notas adesivas manuscritas, em branco ou impressas pelo próprio examinando.

O velho e bom post’it e os adesivos coloridos, que ganharam destaque nas últimas edições da prova, mesmo em branco, a partir de agora, violam o edital.

Ou seja, com exceção dos clipes e materiais impressos industrialmente, nada poderá estar anexado ao código do examinando.

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado

3) Marcações em seu Vade Mecum

canetas coloridas

O uso de canetas coloridas para simples remissão ou destaque de alguma parte importante de um artigo, continuam permitidas. O examinando ainda pode valer-se de um sistema de cores para sublinhar e dar destaque a partes importantes, trazendo maior agilidade na hora de visualizar uma informação no seu vade mecum.

As cores servirão apenas caso o examinando monte em sua consciência um significado para cada uma delas.

Exemplo: Uma cor para pedidos; outra cor para marcar os requisitos e artigos de um recurso e assim por diante.

Para marcar seu código, você poderá utilizar os seguintes materiais: Caneta Marca Texto, hidrocor, canetas coloridas.

4) Separadores de Código

Para separar o conteúdo do Vade Mecum, a partir de agora existem apenas duas possibilidades: O uso de clipes, coloridos ou não, e/ou etiquetas de marcação como as da Livraria Marca Fácil, por exemplo.

Normalmente os vade mecuns já vem de fábrica com marcadores laterais e as fitinhas. Ocorre que estes nem sempre são suficientes para auxiliar o candidato na hora da prova. Por isso, é relevante considerar a hipótese de adquirir demarcadores extras.

4.1) Uso de Clipes

imagem para clipes coloridos marcação vade mecum

Coloridos ou não, os clipes são uma excelente pedida, desde que, como dito anteriormente, o candidato crie em sua cabeça um significado para cada cor. Por exemplo.: CLT só com clipes azul; CPC, com clipes amarelo; CF, com clipes vermelho, e por aí vai. Vale o destaque de uma cor especial para súmulas e OJ’s, se for o caso, a legislação especial também. Com o hábito da pesquisa no código, o candidato poderá “bater o olho” e abrir o código exatamente onde precisa, ou o mais próximo possível, diminuindo o tempo de busca.

4.2) Separadores Industrializados

etiquetas para marcação de vade mecum da Marca fácil

Ao excluir os vade mecuns que trazem marcadores impressos extras, tenho conhecimento apenas das etiquetas da Livraria Marca Fácil como material disponível atualmente no mercado que sirva para esta finalidade. O preço é acessível e garante que o seu código esteja em conformidade com o edital.

É importante que esta informação seja disseminada, então compartilhe esta publicação, comente com seus colegas sobre estas mudanças e ajude-nos a garantir que todos tenham assimilado estas alterações até o dia da 2ª fase.

Permanecendo alguma dúvida sobre os materiais proibidos e permitidos na 2ª fase do exame de ordem, basta deixar nos comentários que buscaremos atualizar a publicação com seus questionamentos.

Bons estudos.

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado