Prática Administrativa para 2ª Fase da OAB

Prática Administrativa para 2ª Fase da OAB

Prática Administrativa para 2ª Fase da OAB

A preparação para a 2ª Fase da OAB é um momento repleto de incertezas, inseguranças e ansiedades. Questionamentos do tipo “Qual peça será cobrada?”, “Quais teses a banca vai exigir nesta edição?” ou até “Será que terei problemas com meu Vade Mecum?” rondam as mentes inquietas dos examinandos, motivo pelo qual decidi escrever esta publicação, que reúne absolutamente TUDO sobre Prática Administrativa para 2ª Fase da OAB.

Apesar das inúmeras provas de 2ª Fase em Direito Administrativo já aplicadas em edições anteriores, é normal que você sinta um pouco de medo sobre o que estará por vir. Meu objetivo com essa publicação é tentar vencer alguns desses receios, demonstrando de forma prática que a prova de 2ª Fase em Direito Administrativo não um “bicho de 7 cabeças” e que você pode sim enfrentá-la mesmo ainda sem ter muita experiência na área.

Aliás, é dessa mesma forma, humorada e direta ao ponto, que eu ministro o Curso Online de 2ª Fase em Prática Administrativa aqui no Curso Prova da Ordem, mas esse será um assunto para depois. Vamos ao que interessa: desmistificar a prova prático-profissional em Direito Administrativo.

📌 Roteiro de Estudo de Prática Administrativa para 2ª Fase OAB

Planejamento e organização são, certamente, as características mais recorrentes dentre aqueles que conseguem lograr êxito na 2ª Fase da OAB.

Diante do volume de conteúdo a ser estudado e do prazo exíguo (45 dias para quem foi aprovado sem depender de anulação, 20 dias para quem foi aprovado depois das anulações ou 100 dias para quem veio da repescagem), não há como fazer seu estudo render sem ter um bom plano para isso.

E foi pensando exatamente nisso que, junto à equipe pedagógica do Curso Prova da Ordem, montei o Roteiro de Estudo de Prática Administrativa para 2ª Fase OAB. Esse material apresenta as atividades a serem executadas em cada um dos dias que antecedem a prova, de forma a organizar sua rotina diária de estudos.

Ao montar o roteiro, levamos em consideração as peças mais recorrentes na 2ª Fase de Administrativo, dando mais ênfase na revisão das mesmas, algo fundamental para uma boa preparação. A seguir, apresentarei quais são essas peças mais cobradas. Por hora, não deixe de baixar seu roteiro da APROVAÇÃO!

👉 Baixar o Roteiro de Estudo de Prática Administrativa para 2ª Fase OAB

Aula Gratuita de Prática Administrativa para 2ª Fase OAB

Aula Gratuita de Prática Administrativa para 2ª Fase OAB, abordando, em detalhes, o desenvolvimento da peça Mandado de Segurança. A professora Fernanda Schramm faz uma apresentação detalhada, levando em consideração todos os itens analisados pela banca avaliadora!

Gostou das Aulas? Por apenas 12x de R$ 34,94 você tem acesso integral ao nosso Curso de 2ª Fase OAB em Direito Administrativo.

👉 Quero mais detalhes do Curso de Direito Administrativo para 2ª Fase OAB

📌 Peças mais cobradas na 2ª Fase de Direito Administrativo

Essa é uma informação importantíssima para quem está em preparação para prova prático-profissional do Exame de Ordem.

Tendo em vista o tempo escasso de preparação, na hora de escolher as peças que receberão mais atenção, é preferível, obviamente, dar ênfase ao estudo daquilo que costuma ser mais recorrente.

Isso é ter estratégia, algo essencial para ser aprovado na 2ª Fase OAB 🏆.

Embora a banca possa livremente optar por qualquer peça no espectro Administrativo, inclusive alguma que jamais fora cobrada antes, é fácil perceber que ela tem suas “peças favoritas”. 📊 🎯

Vejamos:

  • 📄 Apelação: cobrada em 7 edições
  • 📄 Ação Anulatória: cobrada em 6 edições
  • 📄 Mandado de Segurança: cobrado em 5 edições
  • 📄 Ação Indenizatória: cobrada em 4 edições

Ao considerar que as informações apresentadas levam em consideração as provas aplicadas a partir da Unificação do Exame de Ordem (2010.1), pode-se afirmar que foram cobradas poucas peças diferentes dessas, quais sejam:

  • 📄 Ação Popular: cobrada em 2 edições
  • 📄 Agravo de Instrumento: cobrado em 2 edições
  • 📄 Contestação: cobrada em 2 edições
  • 📄 Recurso Ordinário: cobrada em 2 edições
  • 📄 Ação Civil Pública: cobrada em 1 edição
  • 📄 Ação de Desapropriação: cobrada em 1 edição

O resultado dessa análise é muito simples: Você PRECISA priorizar as Peças mais cobradas em Prática Administrativa para 2ª Fase da OAB. A seguir, apresentamos o histórico de peças já cobradas na 2ª Fase de Direito Administrativo, trazendo dados inclusive previamente à unificação da prova.

👉 Confira a Análise das Peças mais cobradas na 2ª Fase de Administrativo

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Nosso curso de 2ª Fase da OAB em Direito Administrativo possui aulas super objetivas, apresentando como elaborar cada uma das possíveis peças cobradas pela OAB/FGV.

Saiba maisrecomendado

📌 Identificação de Peças – Prática Administrativa

Existem erros que podem zerar a peça na 2ª fase da OAB e erros menores, que prejudicam parcialmente sua pontuação. A identificação errônea da peça prática a ser redigida está, infelizmente, nos erros que podem ZERAR a peça do examinando, por mais que ele tenha acertado alguns itens do padrão de resposta indicado pela banca.

Excepcionalmente, a banca pode aceitar mais de um tipo de peça para a mesma situação problema, embora sejam casos atípicos, motivados por “forças externas”. Em regra, haverá apenas uma peça possível para solução do caso proposto no problema prático-profissional. E você precisará ACERTÁ-LO para que sua peça seja devidamente corrigida.

A propositura de peça inadequada, que esteja em desconformidade com a solução técnica indicada no padrão de resposta da prova, resultará, inevitavelmente, em NOTA ZERO.

Por isso, é muito importante que você pratique a identificação de peça, a fim de evitar equívoco na hora de determinar a peça certa e comprometer toda sua prova.

Por esse motivo, indico que você baixe TODAS as provas já aplicadas e exercite, através das situações problemas dispostas nas mesmas, a identificação da peça a ser proposta em cada caso.

📌 Súmulas Recorrentes na 2ª Fase em Direito Administrativo

A banca examinadora adora cobrar entendimentos cristalizados dos tribunais superiores. Diante disso, fazer uma revisão jurisprudencial é de suma importância em sua preparação para a 2ª Fase da OAB.

Atente-se, então, às Súmulas e Súmulas Vinculantes dos tribunais superiores. Mas não é qualquer súmula que pode ser cobrada no Exame de Ordem. A banca está atenta para não utilizar súmulas canceladas ou superadas, e você também deve estar antenado com essa possibilidade durante sua preparação.

Uma Súmula que não faça mais sentido no ordenamento jurídico pode ser a oportunidade perfeita para que a banca pegue os examinandos mais desavisados.

Confira logo abaixo as Súmulas mais recorrentes na 2ª Fase de Administrativo:

  • Súmula 69 do STJ
  • Súmula 119 do STJ
  • Súmula 211 do STJ
  • Súmula 266 do STJ
  • Súmula 373 do STJ
  • Súmula 377 do STJ
  • Súmula 101 do STF
  • Súmula 164 do STF
  • Súmula 269 do STF
  • Súmula 339 do STF
  • Súmula 346 do STF
  • Súmula 473 do STF
  • Súmula 629 do STF
  • Súmula 630 do STF
  • Súmula 686 do STF
  • Súmula 726 do STF
  • Súmula Vinculante 13 do STF
  • Súmula Vinculante 21 do STF
  • Súmula Vinculante 37 do STF
  • Súmula Vinculante 44 do STF

Aproveito também para indicar um material gratuito de muita relevância para sua preparação, que seriam as Súmulas do STF e STJ sobre Direito Administrativo separadas por assunto.

Baixar Súmulas do STF e STJ de DIREITO Administrativo

Súmulas STF e STJ

Direito Administrativo

Para elaboração deste material foram utilizadas como base as Súmulas do STF e STJ, retiradas diretamente do seus respectivos sites oficiais, excluídas as Súmulas canceladas e superadas, separadas por assunto.

Baixar gratuitamente →

📌 Simulados para 2ª Fase em Administrativo

Em primeiro lugar, os Simulados para 2ª Fase da OAB são oportunidades únicas na preparação para a prova prático-profissional! São as chances que que você terá para verificar seus pontos fortes e fracos, com a antecedência necessária para de buscar o devido aprimoramento.

Acredite você ou não, há quem tenha medo de simulados, mesmo não valendo nada além do aprendizado. Mas se o simulado já assusta, imagine o quanto essa pessoa teme a prova real!? 😱

Por isso, praticar através de simulados oferece momentos oportunos para errar e a oportunidade perfeita para aprender a controlar melhor a ansiedade, algo indispensável para superar o desafio da 2ª fase.

Quem deseja ser aprovado no certame, precisa fazer simulados!

Melhor ainda para meus alunos do Curso de 2ª Fase, que podem me enviar 2 simulados para CORREÇÃO INDIVIDUALIZADA.

Além da correção, dou dicas sobre como o examinando deve estruturar sua peça, seja no endereçamento, qualificação das partes, fatos e fundamentos, pedidos, fechamento, enfim… Onde o aluno precisar de reforço, eu, professora Fernanda, irei pessoalmente identificar os erros e indicar o formato correto para GABARITAR a peça.

A seguir, apresento 4 simulados exclusivos para 2ª Fase de Administrativo:

👉 Baixar QUATRO Simulados para 2ª Fase OAB em Direito Administrativo

📌 Conheça seu Vade Mecum

Na 2ª fase do Exame de Ordem, diferentemente da 1ª etapa, você poderá valer-se da consulta às leis compiladas, através de seu mais famoso aliado: o Vade Mecum. Um erro comum dos candidatos é confiar demasiadamente nesta “facilidade”, esquecendo que, mais importante do que ter o material disponível, é saber consultá-lo de forma ágil e assertiva.

Com o advento da tecnologia, os examinandos vêm perdendo o costume de manusear o bom e velho Vade Mecum impresso, prejudicando seu desempenho durante a prova. Não que as tecnologias não sejam grandes facilitadores, pois realmente são incrivelmente ágeis, mas no dia da prova você terá em mãos apenas seu Vade Mecum, motivo pelo qual você deve habituar-se ao uso deste.

E uma coisa é certa, todas as respostas para sua prova de 2ª fase estarão neste material. Você deve, portanto, estar familiarizado ao material, conhecendo bem o seu índice remissivo e acostumando-se com as marcações que você fez no decorrer de sua preparação.

👉 Saiba como turbinar o seu Vade Mecum para 2ª fase do Exame de Ordem

📌 Provas Resolvidas na 2ª Fase de Direito Administrativo

Por fim, mas não menos importante, preciso ressaltar a relevância de você conhecer, em detalhes, como a FGV corrige as provas de 2ª Fase. Para isso, além das dicas que trazemos ao longo das aulas do curso, há inúmeros posts aqui no blog sobre essa temática. Apresento um em especial logo abaixo.

👉 Principais Dúvidas Sobre a Correção da 2ª Fase

Além das dicas, que são sempre muito bem vindas, você deve ver na prática, como a FGV corrige as provas de 2ª Fase, motivo pelo qual eu reuni algumas provas de ex-alunos e leitores aqui do Blog que foram aprovados na 2ª Fase de Direito Administrativo.

Junto das provas, você tem acesso ao respectivo espelho de correção, podendo visualizar, em um caso real, como a FGV corrige a prova prático-profissional. Sem mais delongas, vamos ao que interessa: analisar as correções. 🔎


Kristal Moreira Gouveia - Aprovada no XV Exame OAB

Kristal Moreira Gouveia

XV Exame OAB – Nota 9,8

Peça: Ação Popular

XV Exame OAB - Peça - Direito Administrativo - folha 1
XV Exame OAB - Peça - Direito Administrativo - folha 2
XV Exame OAB - Peça - Direito Administrativo - folha 3
XV Exame OAB - Peça - Direito Administrativo - folha 4
XV Exame OAB - Peça - Direito Administrativo - folha 5
XV Exame OAB - Direito Administrativo - Questões Discursiva 1
XV Exame OAB - Direito Administrativo - Questões Discursiva 2
XV Exame OAB - Direito Administrativo - Questões Discursiva 3
XV Exame OAB - Peça - Direito Administrativo - Questões Discursiva 4
XV Exame OAB - Direito Administrativo - Espelho de Correção
XV Exame OAB - Direito Administrativo - Prova e Padrão Resposta

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Nosso curso de 2ª Fase da OAB em Direito Administrativo possui aulas super objetivas, apresentando como elaborar cada uma das possíveis peças cobradas pela OAB/FGV.

Saiba maisrecomendado