Gabarito OAB 43 2ª Fase – OFICIAL – Confira agora.

Capa do Blog com o título da públicação
Recurso Personalizado para 2ª Fase OABRecurso Personalizado para 2ª Fase OAB

Recurso Personalizado
para 2ª Fase OAB

O serviço do Curso Prova da Ordem consiste na análise da possibilidade de majoração da nota e posterior elaboração personalizada da minuta de recurso, em observância às melhores práticas recursais e dentro do prazo disponível para protocolização.

Média de 40% de êxito em recursos interpostos!

Saiba mais

recomendado

Se você prestou a 2ª fase do Exame OAB 43 e quer saber como se saiu, aqui está o gabarito OAB 43 (2ª Fase) e também tire todas as suas dúvidas sobre a correção e próximos passos.

A 2ª fase do Exame OAB 43 cumpriu mais uma etapa e está muito próxima do fim, e se você acabou de sair da prova ou está querendo conferir como se saiu, este post é pra você!

Abaixo, você confere o gabarito OFICIAL da 2ª fase da OAB 43, com a correção da peça prático-profissional e das questões discursivas, elaborado com base na interpretação dos nossos professores especialistas em Exame de Ordem.

Aqui você vai encontrar:

  • Qual foi a peça cobrada em cada disciplina
  • A correção comentada das questões discursivas
  • Orientações sobre como avaliar seu desempenho
  • E o que fazer a partir de agora

Prepare sua prova e vamos conferir juntos os detalhes da correção!

🧾 Qual foi a peça cobrada na 2ª Fase da OAB 43?

Na disciplina de Direito Civil, a peça prático-profissional cobrada foi uma CONTESTAÇÃO (em ação de despejo).

Na disciplina de Direito Penal, a peça prático-profissional cobrada foi uma CONTRARRAZÕES DE APELAÇÃO.

Na disciplina de Direito Constitucional, a peça prático-profissional cobrada foi uma MANDADO DE SEGURANÇA.

Na disciplina de Direito Trabalhista, a peça prático-profissional cobrada foi uma EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE

Na disciplina de Direito Administrativo, a peça prático-profissional cobrada foi uma AÇÃO POPULAR.

Na disciplina de Direito Tributário, a peça prático-profissional cobrada foi uma APELAÇÃO.

Na disciplina de Direito Empresarial, a peça prático-profissional cobrada foi uma APELAÇÃO.

💡 Importante: Esta correção é extraoficial, baseada na análise dos nossos professores com ampla experiência no Exame de Ordem. A versão oficial será divulgada posteriormente pela FGV.

📢 Receba em 1ª mão as informações sobre os gabaritos, participando do nosso grupo exclusivo do whatsapp. Clique no link abaixo:

Como saber se fui bem na 2ª fase da OAB 43

A primeira pergunta que surge depois de conferir o gabarito é: “será que fui bem?”

Nem sempre errar um detalhe significa reprovação. O mais importante é verificar:

  • Se você acertou a peça (mesmo que com variações aceitáveis)
  • Se estruturou corretamente (endereçamento, fatos, fundamentos, pedidos)
  • Se usou fundamentos jurídicos pertinentes
  • Se respondeu de forma clara, objetiva e com linguagem compatível com a prática profissional e os padrões de respostas da banca

A pontuação na 2ª fase não exige perfeição. A FGV distribui os pontos entre os diversos elementos da peça e questões. Uma falha pontual dificilmente compromete todo o resultado.

Critérios de correção da FGV na 2ª fase da OAB

A banca avalia a prova com base em critérios objetivos, dividindo a pontuação entre:

  • Acerto da peça correta
  • Domínio da estrutura (apresentar itens como endereçamento, qualificação, pedidos, fundamentos, fechamento etc.)
  • Correção técnica e jurídica (teses)
  • Clareza, coesão e domínio dos termos jurídicos

Mesmo que você tenha cometido deslizes (como errar um fundamento ou esquecer uma parte da qualificação), sua nota pode ser suficiente para aprovação, desde que a base da estrutura esteja presente e você alcance a pontuação 6 com o restante de sua prova (incluindo as questões).

Erros que não zeram a prova na 2ª fase da OAB

A dúvida campeã: “Errei a peça, zera a prova?”

👉 A resposta é: depende do erro.

Não é todo erro que pode zerar a peça.

Veja alguns exemplos de erros comuns que não levam à nota zero:

  • Acertar uma tese e errar o fundamento.
  • Errar o juízo ou endereçamento, mas manter o restante da estrutura intacto
  • Inverter pedidos ou esquecer parte da qualificação
  • Inserir fundamentos parcialmente corretos ou incompletos

Por outro lado, zeram a peça:

  • Quando você redige uma peça completamente incompatível com o caso
  • Quando não apresenta nenhum elemento essencial da estrutura esperada
  • Quando foge completamente do pedido proposto no enunciado
  • Quando viola algum item do edital que preveja a pena de nota zero ou eliminação da prova

Se você acertou a peça e manteve a lógica estrutural, há grandes chances de ter ido bem, mesmo com pequenos erros!

📌 Tem como usar uma calculadora de nota da 2ª fase?

Calculadoras para nota da 2ª fase são extremamente imprecisas. Você corre o risco de ficar otimista e quebrar a cara, bem como, de ficar pessimista, sofrer bastante por antecipação e quando sai a lista seu nome está lá.

Minha recomendação é: não confiem no cálculo delas. É na data da divulgação do resultado preliminar que vocês conhecerão o padrão de respostas definitivo com toda exposição de valoração de cada item.

Então, tire suas dúvidas sobre a correção da prova da 2ª fase para estar preparado para eventual necessidade de interposição de recurso e aguarde esse gabarito definitivo. Confie, é melhor.

📌 Quando sai o resultado da 2ª fase da OAB 43 ?

Segundo o cronograma do Edital OAB 43, o resultado preliminar da 2ª fase será divulgado no dia 08/07/2025. Após essa data, abre-se o prazo para interposição de recursos.

É também nesta data que o padrão de respostas definitivo é divulgado.

📌 Fui reprovado. Posso entrar com recurso?

Sim. Todos os candidatos que não atingirem os 6 pontos mínimos têm direito a interpor recurso, desde que justifiquem de forma técnica os pontos que consideram incorretamente avaliados.

O prazo para interposição de recurso na 2ª fase do exame de ordem 43 é de 09/07/2025 a 11/07/2025.

💡 Dica: foque em erros formais da correção (como omissões ou má interpretação da banca), evite apelos emocionais.

📌 Qual é a nota mínima para aprovação na 2ª fase?

Para ser aprovado, você precisa alcançar, no mínimo, 6,00 pontos na somatória da peça + questões discursivas (se houver). A prova é avaliada em uma escala de 0 a 10.

O que fazer após o Gabarito OAB 43?

🟢 Se você acredita que foi aprovado…

Parabéns! 🎉
Agora é só aguardar o resultado oficial e, se confirmado, providenciar o seu certificado de aprovação na OAB e os documentos para a inscrição nos quadros da OAB. Enquanto isso:

  • Mantenha seus estudos em dia para a prática profissional
  • Já comece a pensar no planejamento de carreira e próximos desafios
  • Recomende nossos conteúdos para algum(a) amigo(a) que ainda esteja nesta jornada em busca da aprovação.

🟡 Se você está em dúvida sobre o desempenho…

Acalme-se. Nem tudo é preto no branco.
Use o nosso gabarito comentado para estimar sua pontuação com base nos critérios da FGV.
Se a nota final não for suficiente, você ainda pode:

  • Recorrer da correção, de forma técnica
  • Reavaliar sua estratégia de estudo para a próxima edição

📌 Nosso time está pronto para te orientar nesse processo → Recursos Personalizados para 2ª Fase da OAB

🔴 Se você não foi aprovado…

A reprovação dói, mas não é o fim — é um ponto de virada.
Agora é o momento de identificar onde você errou, ajustar a rota e voltar com ainda mais foco.

💪 Você já chegou até aqui. Agora falta só um passo.

📘 Conheça nossos cursos para a próxima 2ª fase, com acompanhamento personalizado nos simulados e foco total na sua aprovação.

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado

Cumprida essa etapa do Gabarito OAB 43 (2ª Fase) em caráter preliminar, confira o calendário das próximas etapas até a conclusão de mais este ciclo.

Evento Data
Divulgação do padrão de resposta preliminar da prova prático-profissional 15/06/2025
Divulgação do padrão de respostas definitivo e do resultado preliminar da 2ª fase (prova prático-profissional) 08/07/2025
Prazo recursal acerca do resultado preliminar da 2ª fase 09/07/2025 a 11/07/2025
Decisão dos recursos acerca do resultado preliminar e divulgação do resultado final do Exame 23/07/2025

Aproveite e confira também o calendário da OAB 2025 e fique por dentro das datas dos próximos certames do ano.

🎣Quando sai o edital da repescagem?

O prazo de inscrição para os que vão para a repescagem será divulgado junto à publicação do Edital Complementar, previsto para o dia 07/07/2025.

Recurso Personalizado para 2ª Fase OABRecurso Personalizado para 2ª Fase OAB

Recurso Personalizado
para 2ª Fase OAB

O serviço do Curso Prova da Ordem consiste na análise da possibilidade de majoração da nota e posterior elaboração personalizada da minuta de recurso, em observância às melhores práticas recursais e dentro do prazo disponível para protocolização.

Média de 40% de êxito em recursos interpostos!

Saiba mais

recomendado

Confira também:

👉 Prática Administrativa para 2ª Fase da OAB

👉 Prática Civil para 2ª Fase da OAB

👉 Prática Penal para 2ª Fase da OAB

👉 Prática Trabalhista para 2ª Fase da OAB

👉 Prática Tributária para 2ª Fase da OAB

👉 Prática Constitucional para 2ª Fase da OAB