Dúvidas sobre a correção da 2ª Fase: distribuições de pontos e VACILOS que serão descontados!

Dúvidas sobre a Correção da Prova de 2ª Fase da OAB - Exame de Ordem
Passada a 2ª fase, muitos dos examinandos que realizaram a prova permanecem com diversas dúvidas, notadamente no que diz respeito a distribuição de pontos, se serão ou não descontados por algum erro cometido ou se terão sua peça ZERADA por algum desses vacilos.
 
Por isso, a equipe do site Prova da Ordem, visando ajudar os examinandos que realizaram a mais recente prova da 2ª fase, preparou essa matéria que reúne as dúvidas mais recorrentes em relação a correção da prova de 2ª fase.
 
Então, vamos aos questionamentos mais comuns..

Dúvidas Gerais sobre a Correção da Prova de 2ª Fase

 

1) Excedi o espaço disponível para resposta por desconhecer que seria penalizado por isso. O que acontecerá com a correção de minha prova?

 
Esse tipo de equívoco pode ser cometido tanto na peça quanto nas questões dissertativas. Em ambos os casos, você não será penalizado por exceder o espaço disponível, porém, todo o conteúdo que exceder as linhas limítrofes do seu caderno de respostas será desconsiderado, como se não existisse.
 
Assim, o examinador pode não considerar alguma fundamentação ou informação que estava fora dos limites no momento da Correção da Prova de 2ª Fase. Confira a previsão editalícia logo abaixo:

Correção da Prova de 2ª Fase - Texto fora dos limites

 
 

2) Qual é o critério utilizado pela FGV para Correção da Prova de 2ª Fase? Como é feita a distribuição dos pontos?

 
A FGV utiliza um espelho de correção onde cada um dos itens a serem mencionados na peça e questões dissertativas possuem uma determinada pontuação. O espelho de correção será divulgado nas próximas semanas, juntamente com o padrão de respostas definitivo.
 
A seguir, apresentamos um exemplo de espelho de correção utilizado pela FGV em edição anterior.
 

Espelho de Correção e Distribuição dos pontos - 2ª Fase Exame de Ordem


Erros comuns na Elaboração da Peça que podem trazer prejuízo na hora da Correção da Prova de 2ª Fase

 

3) Comecei a resolver a peça na folha 2 ao invés da 1, mas mesmo assim consegui resolvê-la no espaço disponível. O que acontecerá com a minha correção da Prova de 2ª Fase?

 
Sua peça será corrigida normalmente, muito provavelmente sem prejuízos a sua nota. Certamente você não terá a peça zerada, pois isso não incorre em violação do edital.
 
 

4) Esqueci de adicionar o valor da causa. A banca irá zerar a minha peça?

 
Não. O examinando terá sua peça zerada somente se fizer algo que o identifique, como por exemplo assinar a peça; usar algum símbolo na redação; ou, caso apresente uma solução processual distinta da considerada correta pela banca examinadora.
 
Demais erros serão descontados na sua correção, porém este não constitui um dos critérios para anulação de sua peça.
 
 
 

Apostila CERTA para sua Aprovação na 2ª Fase OAB

Apostila CERTA para sua Aprovação na 2ª Fase OAB
Nossos Combos para 2ª Fase abordam, de forma prática, a forma correta de construção da Peça e Questões Dissertativas e trazem todo suporte de Direito Material que você irá precisar para fazer uma boa prova.
 
Imagem Ilustrativa – material digital em PDF

Para mais detalhes sobre a Apostila, clique aqui

 
 
 

5) Não pedi liminar. Terei minha peça zerada na Correção da Prova de 2ª Fase?

 
Não. A ausência de alguma tese acarretará na não pontuação do item respectivo. O examinando terá sua peça zerada somente se fizer algo que o identifique, como por exemplo assinar a peça; usar algum símbolo na redação; ou, caso apresente uma solução processual distinta da considerada correta pela banca examinadora.
 
Demais erros serão descontados na sua correção, porém este não constitui um dos critérios para anulação de sua peça.
 
 

6) Errei a competência da minha peça. A mesma será zerada?

 
Não. O examinando terá sua peça zerada somente se fizer algo que o identifique (rubrica / assinatura); caso rediga a peça fora das folhas designadas para tanto; ou caso apresente uma solução processual distinta da considerada correta pela banca examinadora. Demais erros serão descontados na sua correção, porém este não constitui um dos critérios para anulação de sua peça.
 
 

7) Errei o rito da peça. Terei minha peça zerada?

 
Não. O examinando terá sua peça zerada somente se fizer algo que o identifique (rubrica / assinatura); caso rediga a peça fora das folhas designadas para tanto; ou, caso apresente uma solução processual distinta da considerada correta pela banca examinadora no momento da Correção da Prova de 2ª Fase.
 
 

8) Esqueci-me de pedir antecipação de tutela. Minha peça na Prova da 2ª Fase será zerada?

 
Não. A ausência de um elemento em si não é motivo para que sua peça seja anulada. O examinando terá sua peça zerada somente se fizer algo que o identifique (rubrica / assinatura); caso rediga a peça fora das folhas designadas para tanto; ou caso apresente uma solução processual distinta da considerada correta pela banca examinadora.
 
 

9) Não concordo com o padrão de resposta publicado pela FGV. É Possível recorrer?

 
O padrão de resposta divulgado é preliminar, podendo a FGV fazer devidos ajustes caso necessário. O padrão definitivo, juntamente com a grade de distribuição dos pontos será divulgado nas próximas semanas. Em todo o caso, você pode interpor recurso para qualquer ponto em desacordo sobre a correção de sua prova, desde que o faça dentro do prazo previsto.
 
Após a divulgação do resultado definitivo, a única via possível para interpor recurso é por meio da Ouvidoria, todavia, esta via serve apenas para as hipóteses de erro material na correção. Saiba mais sobre o assunto no link abaixo.

Reprovação por Erro Material – Recurso para Ouvidoria da OAB



Erros comuns nas questões discursivas que podem afetar a sua nota na Correção da Prova de 2ª Fase

 

10) Respondi a questão 1  na folha designada à questão 2. Nesse caso, o que acontecerá com a correção dessa questão?

 
Esse tipo de erro será penalizado com nota ZERO na correção dessa questão. Mesmo que você tenha escrito algo indicando que a resposta descrita corresponde a outra questão, a banca examinadora irá zerar sua questão, uma vez que a resposta de cada questão possui uma folha específica para tal.
 
 

11) Respondi a questão 1  na folha designada à questão 2. Quando percebi o erro, fiz um risco simples em toda a resposta e no resto do espaço disponível respondi corretamente. Nesse caso, o que acontecerá com minha nota?

 
Conforme descrito no edital, tudo que for riscado deixa de ter valor, sem prejuízo à nota do examinando. Nesse sentido, se você conseguiu responder corretamente à questão dentro do espaço disponível, a banca corrigirá sem realizar descontos.
 
 

12) Uma das questões dissertativas da minha prova possuía uma série de questionamentos a serem respondidos. Respondi a todos os questionamentos, mas não na mesma ordem em que foram elaborados, respondendo primeiramente a letra “B” ao invés da letra “A”.  O que acontecerá com a correção dessa questão?

 
A questão será corrigida normalmente, sem prejuízos a sua nota, desde que você indicado claramente a qual item cada resposta corresponde. Caso não tenha identificado qual resposta se referenciava a cada questionamento de forma expressa (indicando “A” ou “B” seguido da respectiva resposta), você não receberá pontuação pela resposta apresentada, mesmo que esteja correta.
 
 

Apostila CERTA para sua Aprovação na 2ª Fase OAB

Apostila CERTA para sua Aprovação na 2ª Fase OAB
Nossos Combos para 2ª Fase abordam, de forma prática, a forma correta de construção da Peça e Questões Dissertativas e trazem todo suporte de Direito Material que você irá precisar para fazer uma boa prova.
 
Imagem Ilustrativa – material digital em PDF

Para mais detalhes sobre a Apostila, clique aqui

 
 
 

Deixe seu Comentário