Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Fernando Barcellos

por

Cofundador do Curso Prova da Ordem, especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame da OAB.

Dúvidas sobre a correção da 2ª Fase: distribuições de pontos e VACILOS que serão descontados!

Ao invés de ler toda matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

Muitos dos examinandos possuem dúvidas sobre a correção da prova de 2ª Fase, notadamente no que diz respeito a distribuição de pontos, se serão ou não descontados por algum erro ou se terão sua peça ZERADA por algum eventual vacilo.

Por isso, a equipe do Curso Prova da Ordem, visando ajudar os examinandos que estão em reta final de preparação ou àqueles que já realizaram a prova da 2ª fase, preparou essa matéria que reúne as dúvidas mais recorrentes em relação a correção da prova de 2ª fase.

👉 Provas e Padrão de Resposta 2ª Fase XXVIII Exame OAB

Então, vamos aos questionamentos mais comuns..

📌 Dúvidas Gerais

Correção da Prova de 2ª Fase

📍 1) Excedi o espaço disponível para resposta, o que acontecerá com a correção de minha prova?

Esse tipo de equívoco pode ser cometido tanto na peça, quanto nas questões dissertativas. Em ambos os casos, você não será penalizado por exceder o espaço disponível, porém, todo o conteúdo que exceder as linhas limítrofes do seu caderno de respostas será desconsiderado, como se não existisse. Portanto, não haverá atribuição de nota para o que ali estiver, mesmo que esteja correto.

Confira a previsão editalícia logo abaixo:

Correção da Prova de 2ª Fase - Texto fora dos limites
📍 2) Qual é o critério utilizado pela FGV para Correção da Prova de 2ª Fase? Como é feita a distribuição dos pontos?

A FGV utiliza um espelho de correção onde cada um dos itens a serem mencionados na peça e questões dissertativas possuem uma determinada pontuação. O espelho de correção é divulgado nas semanas seguintes à aplicação da prova, juntamente com o padrão de respostas definitivo.

A seguir, apresentamos um exemplo de espelho de correção utilizado pela FGV em edição anterior.

Espelho de Correção e Distribuição dos pontos - 2ª Fase Exame de Ordem

📌 Erros Comuns na Elaboração da Peça 😰

que trazem prejuízo na hora da Correção da Prova de 2ª Fase

📍 3) Comecei a resolver a peça na folha 2 ao invés da 1, mas mesmo assim consegui resolvê-la no espaço disponível. O que acontecerá com a minha correção da Prova de 2ª Fase?

Sua peça será corrigida normalmente, muito provavelmente sem prejuízos a sua nota, senão a própria dificuldade de encaixar todo conteúdo em menos espaço que o normal.

📍 4) Esqueci de adicionar o valor da causa. A banca irá zerar a minha peça?

Esquecer o valor da causa resultará apenas no não recebimento da pontuação referente ao item esquecido. Ou seja, se no gabarito a indicação do valor da causa vale 0,20, você deixará de receber esta pontuação.

Cursos Online para 2ª Fase OAB

📹 Melhores Cursos Online para 2ª Fase OAB

Nossos cursos para a 2ª Fase da OAB têm como meta a Aprovação de todos alunos na prova prático-profissional. As aulas são super objetivas, apresentando como elaborar cada uma das possíveis peças cobradas pela OAB/FGV. O resultado dessa abordagem prática de ensino-aprendizagem consolida-se na formação de examinandos muito mais capacitados para enfrentar a 2ª Fase da OAB.

Vale lembrar ainda que nossos cursos estão com 40% de desconto para os primeiros 100 alunos que realizarem matrícula para o XXIX Exame OAB. Por apenas 12x de R$ 34,94 você já pode preparar sua aprovação na prova-prático profissional.

Saiba mais detalhes →

📍 5) Não pedi liminar, e agora?

A ausência de alguma tese acarretará no desconto de pontuação do respectivo item.

📍 6) Errei a competência da minha peça, o que pode acontecer?

Errar o endereçamento não é o erro mais grave que pode acontecer na prova de 2ª fase. Então, tenha calma. Em regra, o examinando que acertar a competência recebe pontuação que varia entre 0,10 e 0,20. Se você errar a competência, você apenas deixará de receber a respectiva pontuação.

👉 Confira: 2ª Fase OAB: Análise das Peças mais Recorrentes!

📍 7) Errei a peça, e agora?

Utilizar a peça inadequada para solução do caso, ou seja, diferente daquela que foi apresentada pela FGV/OAB, em regra, faz com que a nota atribuída seja ZERO. Todavia, já houve episódios em que, em grau de recurso, sustentou-se o cabimento de mais de uma medida e a OAB acabou aceitando outras peças como possíveis gabaritos. No entanto, essa é a exceção da exceção.

📍 7.1) Utilizei sinônimo na hora de indicar o nome da peça, e agora?

Na praxe jurídica é comum que se encontre uma mesma peça com nomem iuris diversos, como, por exemplo: “Ação de Alimentos” e Ação de Pensão Alimentícia”. Embora o primeiro nome seja mais usual, utilizar o sinônimo, se corretamente fundamentado, normalmente não traz prejuízo ao examinando.

Neste caso, o ideal é aguardar a correção.

📍 7.2) Não mencionei os fundamentos legal da peça, e agora?

Nesta situação há casos em que a banca corrige a peça e noutros em que não. Pela regra prevista no edital, isso é motivo para receber zero, mas nem sempre esse critério é cumprido à risca. Resta aguardar a correção.

📍 8) Esqueci de pedir antecipação de tutela, e agora?

Aqui vale o mesmo pensamento para quem esquecer essa ou qualquer outra tese, como preliminares e liminares, por exemplo. A ausência de um elemento em si não é motivo para que sua peça seja anulada, o examinando apenas não receberá a pontuação do item.

E o inverso é verdadeiro. Se não tinha uma preliminar ou determinada tese e foi utilizado pelo examinando, isso será desconsiderado para fins de atribuição de nota, não resultado em descontos.

📍 9) Não concordo com o padrão de resposta publicado pela FGV. É possível recorrer?

Assim que a prova de 2ª Fase é aplicada, a FGV divulga o Padrão de resposta Preliminar, passível de eventuais ajustes, quando necessário. Cerca de 3 semanas após a aplicação da prova, a FGV divulga o padrão de resposta definitivo, juntamente com a grade de distribuição dos pontos da peça e questões discursivas. Caso você discorde do padrão de resposta ou da correção de qualquer aspecto de sua prova, você pode interpor recurso, desde que o faça dentro do prazo previsto. O prazo para interpor recurso, geralmente inicia no dia subsequente a divulgação do padrão de resposta definitivo.

Após a divulgação do resultado definitivo, a única via possível para interpor recurso é por meio da Ouvidoria, todavia, esta via serve apenas para as hipóteses de erro material na correção. Saiba mais sobre o recurso para Ouvidoria.

📌 Erros comuns nas questões discursivas

que podem afetar a sua nota na Correção da Prova de 2ª Fase

📍 10) Respondi a questão 1  na folha designada à questão 2. Nesse caso, o que acontecerá com a correção dessa questão?

Esse tipo de erro será penalizado com nota ZERO na correção dessa questão. Mesmo que você tenha escrito algo indicando que a resposta descrita corresponde a outra questão, a banca examinadora irá zerar sua questão, uma vez que a resposta de cada questão possui uma folha específica para tal.

📍 11) Respondi a questão 1  na folha designada à questão 2. Quando percebi o erro, fiz um risco simples em toda a resposta e no resto do espaço disponível respondi corretamente. Nesse caso, o que acontecerá com minha nota?

Conforme descrito no edital, tudo que for riscado deixa de ter valor, sem prejuízo à nota do examinando. Nesse sentido, se você conseguiu responder corretamente à questão dentro do espaço disponível, a banca corrigirá sem realizar descontos.

📍 12) Uma das questões dissertativas da minha prova possuía uma série de questionamentos a serem respondidos. Respondi a todos os questionamentos, mas não na mesma ordem em que foram elaborados, respondendo primeiramente a letra “B” ao invés da letra “A”.  O que acontecerá com a correção dessa questão?

A questão será corrigida normalmente, sem prejuízos a sua nota, desde que você tenha indicado claramente a qual item cada resposta corresponde. Caso você não tenha feito essa identificação de forma expressa (indicando “A” ou “B” seguido da respectiva resposta), você não receberá pontuação pela resposta apresentada, mesmo que esteja correta.

O que não pode acontecer é você deixar de indicar a qual item corresponde a resposta dada. Ou seja, se você responder tudo em um texto único, sua resposta será desconsiderada. CUIDADO!

Recurso Personalizado para 2ª Fase OAB

📝 Recurso Personalizado para 2ª Fase OAB

A via recursal na 2ª Fase da OAB é indicada para examinandos que acreditam ter algum erro na correção de sua peça e/ou questões discursivas. O prazo é bastante apertado, o que exige celeridade e precisão do examinando. Diante disso, elaborar um recurso objetivo, personalizado e técnico é essencial para seu provimento e consequente aprovação do recorrente.

O serviço do Curso Prova da Ordem consiste na análise da possibilidade de majoração da nota e posterior elaboração personalizada da minuta de recurso, em observância às melhores práticas recursais e dentro do prazo disponível para protocolização. Limitamos esse serviço aos primeiros 100 interessados. O prazo para contratação do serviço é até 20h do dia 25/05, por apenas R$ 250,00.

Saiba mais sobre Recurso Personalizado para 2ª Fase →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.