Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

08 Erros Que Podem Zerar a Peça na 2ª Fase
Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo. Atuou como Juiz Mediador do Tribunal de Mediação e Arbitragem do RS - Professor de Direito Civil e Processo Civil em cursos preparatórios para Concursos (Exattus - Uruguaiana/RS e Cursos Elite - Itajaí/SC) e criador de conteúdo para Estudantes de Direito há mais de 8 anos.

08 Erros Que Podem Zerar a Peça na 2ª Fase

Ao invés de ler toda matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

Há erros que podem zerar a peça na 2ª fase da OAB e, também, prejudicar a pontuação das questões dissertativas.

Por isso, tão importante quanto saber o que fazer na prova prático-profissional, é estar afiado sobre o que não fazer ❌.

Estudar durante meses, praticar peças e mais peças, para depois deparar-se com uma nota ZERO na peça ou nas questões, deixa qualquer um(a) frustrado(a).

Mas não há razão para pânico, tampouco para paranoia, imaginando que qualquer coisa que você fizer pode resultar em nota ZERO e comprometer toda sua prova.

Para que você fique totalmente tranquilo(a) e possa fazer a prova confiante, nesta publicação apontarei 08 erros que podem zerar a peça na 2ª fase ou a fundamentação das questões.

📌 Caneta de cor não permitida pelo edital

Quem não é marinheiro de primeira viagem em provas e concursos públicos, sabe que há restrições sobre as cores das canetas que podem ser utilizadas. 

No Exame de Ordem, não é diferente.

O edital dispõe que somente poderão ser utilizadas na 2ª fase da OAB, caneta azul ou preta 🖊.

Caso você utilize qualquer outra cor de caneta, sua peça pode ser zerada.

Por isso, no dia da prova leve pelo menos 03 canetas – preferencialmente da mesma cor.

Começar a peça com caneta de cor azul e depois trocar para caneta preta, e vice versa, não resulta em nota zero. Mas por uma questão de estética, prefira utilizar canetas da mesma cor do início ao fim da prova.

📌 Assinar a peça ou identificá-la de outra forma

Seja por desconhecimento acerca das regras do edital, esquecimento ou muita empolgação, há quem chegue ao final do desenvolvimento da peça e assine.

Isso resulta em nota ZERO por identificação.

Mas o que é essa identificação? Identificar a prova, é trazer para o caderno de resposta elementos/informações que não fazem parte do problema prático-profissional ou das questões, ou fazer uso de marcas
(símbolos) estranhos. 

Ou seja, identificação é tudo aquilo que torna sua prova diferente das outras. Torna ela única. Como, por exemplo, quando você assina seu nome ao final, inventa algum dado que não consta no enunciado ou faz uso de símbolos e formas não usuais ou não permitidas expressamente pelo edital.

Para evitar esse problema, faça o simples e não invente!

Cursos Online para 2ª Fase OAB

📹 Melhores Cursos Online para 2ª Fase OAB

Nossos cursos para a 2ª Fase da OAB têm como meta a Aprovação de todos alunos na prova prático-profissional. As aulas são super objetivas, apresentando como elaborar cada uma das possíveis peças cobradas pela OAB/FGV. O resultado dessa abordagem prática de ensino-aprendizagem consolida-se na formação de examinandos muito mais capacitados para enfrentar a 2ª Fase da OAB.

Vale lembrar ainda que nossos cursos estão com 40% de desconto para os primeiros 100 alunos que realizarem matrícula para o XXVIII Exame OAB. Por apenas 12x de R$ 34,94 você já pode preparar sua aprovação na prova-prático profissional.

Saiba mais detalhes →

📌 Letra ilegível

No Curso Prova da Ordem, temos contato com muitas provas em razão dos simulados que realizamos e dos recursos que nos chegam para avaliação.

E não são raras as vezes em que recorremos a mais de um colega para conseguir “decifrar” o que foi escrito pelo aluno. Há vezes, inclusive, que ninguém consegue.

Quando a letra é ilegível, a parte que não for compreensível receberá nota zero.

E, consequentemente, se assim for a peça ou questão em sua totalidade, a nota será zero do começo ao fim.

Não importa se sua letra é de forma, junta, separada, grande, pequena, bonita ou feia, desde que seja legível.

Quanto mais fácil for a leitura para o examinador, melhor será sua correção.

Caso você saiba que sua letra é de difícil compreensão, quem sabe treinar caligrafia ✍ seja algo a ser considerado.

📌 Erro na indicação correta da peça

Excepcionalmente, a banca aceita mais de um tipo de peça como gabarito da peça.

Mas, em regra, haverá apenas uma peça possível para solução do caso proposto pelo problema prático-profissional.

E a propositura de peça inadequada, que esteja em desconformidade com a solução técnica indicada no padrão de resposta da prova, ou de apresentação de resposta incoerente com a situação proposta, resultará em NOTA ZERO.

Por isso, é muito importante que você pratique a identificação de peça, a fim de evitar equívoco na hora de determinar a peça certa e comprometer toda sua prova.

📌 Ausência de raciocínio coerente

Outro ponto que a banca tem sido criteriosa na avaliação, é a coerência argumentativa 💬.

De nada adianta você jogar a esmo algumas informações, junto com alguns artigos, e achar que isso será suficiente para que a nota seja atribuída.

Pode até constar no padrão de resposta algo semelhante, se essas informações e artigos não estiverem conectados dentro de uma argumentação coerente, o examinador não irá pontuar.

Traga uma pequena explicação para cada ponto da sua fundamentação.

📌 Desrespeito à ordem da transcrição das respostas

A folha de resposta da prova da 2ª Fase da OAB é composta por: 05 páginas para construção da peça; 04 páginas para fundamentar questões.

Todas devidamente numeradas e que correspondem a uma atividade específica.

No topo de cada página da folha de resposta, há indicação se àquela destina-se à peça ou às questões, bem como estabelece uma ordem a ser seguida (Folha 1/5, Folha 2/5…, Questão 01, Questão 02…).

Essa ordem deve ser respeitada no momento da transcrição das respostas.

As cinco primeiras páginas, portanto, você deve utilizar para desenvolver a peça; e nas restantes, respeitando a ordem, responder as questões.

Caso você utilize apenas 04, das 05 páginas disponíveis para peça, a última deverá ser ignorada e as respostas da Questão 01 devem ser adicionadas à folha correspondente.

O conteúdo que estiver fora do local correto, também receberá nota ZERO.

📌 Escrever fora dos limites da folha de resposta

Além de respeitar a ordem da transcrição das respostas, você deve observar os limites de linhas e de margem estabelecidos 📝.

Qualquer conteúdo que esteja fora desses limites, receberá nota ZERO, independentemente de estar certo ou não.

Esse trecho será ignorado pelo examinador e pode prejudicar, também, a construção do fundamento e resultar em ainda mais prejuízos.

📌 Não indicar os itens na hora de responder questões

Este item cabe unicamente às questões, mas aproveito o ensejo para trazê-lo devido a sua grande importância.

Cada questão dissertativa possui subitens. Ao respondê-los, deverá ser indicado a qual item se refere cada parte da resposta.

Exemplo:

A) RESPOSTA

B) RESPOSTA

Caso você responda sem indicar nenhum subitem, a nota da questão toda será ZERO.

Na hipótese de indicar apenas um subitem e nele constar, também, a resposta de outro, apenas o subitem indicado receberá pontuação.

Se você tiver dúvida sobre alguma coisa e tenha medo que ela possa zerar a peça na 2ª Fase, deixe nos comentários!

Cursos Online para 2ª Fase OAB

📹 Melhores Cursos Online para 2ª Fase OAB

Nossos cursos para a 2ª Fase da OAB têm como meta a Aprovação de todos alunos na prova prático-profissional. As aulas são super objetivas, apresentando como elaborar cada uma das possíveis peças cobradas pela OAB/FGV. O resultado dessa abordagem prática de ensino-aprendizagem consolida-se na formação de examinandos muito mais capacitados para enfrentar a 2ª Fase da OAB.

Vale lembrar ainda que nossos cursos estão com 40% de desconto para os primeiros 100 alunos que realizarem matrícula para o XXVIII Exame OAB. Por apenas 12x de R$ 34,94 você já pode preparar sua aprovação na prova-prático profissional.

Saiba mais detalhes →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.