Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo. Atuou como Juiz Mediador do Tribunal de Mediação e Arbitragem do RS - Professor de Direito Civil e Processo Civil em cursos preparatórios para Concursos (Exattus - Uruguaiana/RS e Cursos Elite - Itajaí/SC) e criador de conteúdo para Estudantes de Direito há mais de 8 anos.

Preparação Estratégica para OAB

Ao invés de ler toda matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

Ao longo dos anos de aplicação do Exame de Ordem, o índice de aprovação se mantém em aproximadamente 20%. Ou seja, apenas dois em cada dez inscritos consegue aprovação nas duas fases da prova.

Na edição 2010.1, uma das piores provas da história da OAB, foram 94.091 presentes e apenas 14,18% passaram (13.339 examinandos). Com certeza, dentro do universo de 80.752 mil pessoas que não passaram, muitas fizeram cursos preparatórios e estudaram com afinco. Todavia, isso não foi suficiente para garantir êxito no certame.

Embora o estudo em si seja uma das etapas importantes para passar nessa prova, se fosse somente isso que importasse não teríamos um índice de aprovação tão baixo como este.

Atribuo esse resultado negativo a dois fatores principais, em que um influencia diretamente o outro: Ansiedade + Falta de Preparação Estratégica para OAB.

O Exame de Ordem é muito mais do que 80 questões objetivas, 01 peça e 04 questões discursivas.

E se você nunca parou para pensar sobre isso, há uma frase de Sun Tzu, do livro “A arte da Guerra”, que ilustra muito bem a relevância do que iremos tratar:

“Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas.” – Sun Tzu

Por isso, nesta publicação trarei dados estatísticos e informações importantes para que seu estudo seja muito mais eficiente e para que caia o véu do Exame de Ordem, revelando como ele realmente é.

Leia até o final e lhe asseguro que sua visão sobre a prova da OAB nunca mais será a mesma.

📌 Preparação Estratégica para OAB 1ª Fase

A 1ª Fase da OAB é composta por 80 questões objetivas, divididas entre 17 disciplinas. Mas elas não estão dispostas igualmente, há matérias que contemplam mais questões que outras.

Abaixo segue a ordem e número de questões por disciplinas utilizada até o presente momento. Aparentemente é uma informação simplória, mas, acredite, importantíssima para análise. Vocês verão mais detalhes a seguir.

ordem de disciplinas no Exame de Ordem

📌 Como usar esta informação em seu favor

A partir deste quadro, é simples verificar que, enquanto há disciplinas com até 08 questões na prova, outras possuem apenas 02.

Conhecendo a ordem das disciplinas na prova, você pode, por exemplo, planejar uma estratégia de resolução da prova que lhe favoreça, priorizando àquelas que você possui mais afinidade ou domínio.

A razão disso é muito simples: “Economia do cérebro”.

É muito comum que examinandos saiam da sala, olhem para o caderno e, de pronto, encontrem questões que marcaram errado.

Ou seja, eles(as) sabiam a resposta, mas no calor da prova, erraram. Isso ocorre, principalmente, porque o raciocínio estava desgastado, o que acaba prejudicando o julgamento sobre a questão.

Agora que ele(a) saiu daquele ambiente em que sua mente estava sob alto estresse, facilmente responderia e acertaria a questão. Isso acontece, e muito!

Dessa forma, optando por começar pelas questões que se tem mais domínio ou facilidade, haverá menos esforço mental e, consequentemente, menor desgaste do seu poder de raciocínio, o que diminuirá a incidência de erros bobos como o mencionado anteriormente.

Não fosse isso suficiente para você considerar esta informação útil, conhecer a estrutura da prova também agilizará a “navegabilidade” entre as questões. Tudo que você não quer é perder tempo ⏳ folheando inúmeras páginas para localizar uma disciplina.

Exatamente como fazem os maratonistas, evite o desgaste logo na saída e guarde energia para os trechos mais difíceis do percurso 🥇.

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

📌 Índice de Aproveitamento por Disciplina

Segundo a FGV, o índice de aproveitamento por disciplina no intervalo entre a 2ª e 18ª edição do certame, é:

ordem de disciplinas no Exame de Ordem

Obs.:Direitos Humanos foi incluída a partir da 4ª Edição e Filosofia a partir da 10ª Edição, mas, infelizmente, a FGV não liberou os índices de aproveitamento

Se você aplicar estes índices ao número de questões por disciplina, utilizando a média de 45% de acerto para as matérias de aproveitamento intermediário, e 50% para Filosofia e Dir. Humanos, o total é de 37 acertos 😢.

Ou seja, manter o aproveitamento médio não é suficiente. Para ser aprovado na 1ª fase você deve ir além 💪.

👉Confira os Assuntos Mais Cobrados no Exame de Ordem

📌 Sugestão de Preparação Estratégica para OAB

Utilizando o critério de número de questões que cada disciplina ocupa na prova objetiva, é possível distribuir as matérias que compõem a 1ª fase em 3 agrupamentos:

matérias no exame de ordem - matemática

📊 O Grupo A traz as matérias mais importantes. Levando em consideração que a prova objetiva possui 80 questões, somente este grupo totaliza 47 questões, representando 58,75% de sua prova.

📊 O Grupo B é composto pelas matérias de relevância intermediária. As matérias que compõem este grupo totalizam 21 questões, o que representa 26,25% de sua prova.

📊 O Grupo C, por sua vez, é representado pelas matérias com o menor número de questões. As matérias que compõem este grupo totalizam 12 questões, ou seja, representam 15% da prova.

Em uma preparação estratégica para OAB, é indicado que, no momento da construção do seu planejamento, você priorize as disciplinas que possuem maior número de questões, potencializando o esforço do seu estudo.

Em um cenário hipotético, que você mantivesse um aproveitamento médio de 55% em cada um destes grupos, você seria aprovado(a) com 44 acertos!😀🙌

De posse das informações acima expostas, você pode desenhar sua própria preparação estratégica para OAB considerando suas características e planejamento individuais.

Ética, por exemplo, caso você gabarite (o que não é impossível), representa 20% dos 40 acertos necessários para ser aprovado na 1ª fase. E muitas outras conjecturas são possíveis a partir daí.

Meu objetivo com esta publicação era demonstrar a importância não só de estudar o conteúdo propriamente dito, mas, também, investir tempo no estudo da prova em si e garantir uma preparação estratégica para OAB. Com certeza isso fará diferença para que você seja aprovado.

👉 Confira Roteiro de Estudos OAB 1ª Fase Mais Baixado do Brasil

📌 Confira esta análise estatística feita pela FGV

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.