Provas Resolvidas 2ª Fase e Depoimentos de Aprovados na OAB

Provas Resolvidas 2ª Fase e Depoimentos de Aprovados na OAB

Provas Resolvidas 2ª Fase e Depoimentos de Aprovados na OAB

Na matéria de hoje iremos apresentar depoimentos dos aprovados nas últimas edições do Exame de Ordem. Essa será a 5ª edição dessa mesma matéria, realizada sempre com muito apoio dos Aprovados que compartilham generosamente a sua experiência de preparação. Confira também as outras quatro edições da Matéria:

👉 1ª Edição – Provas Resolvidas 2ª Fase e Depoimentos de Aprovados na OAB

👉 2ª Edição – Provas Resolvidas 2ª Fase e Depoimentos de Aprovados na OAB

👉 3ª Edição – Provas Resolvidas 2ª Fase e Depoimentos de Aprovados na OAB

👉 4ª Edição – Provas Resolvidas 2ª Fase e Depoimentos de Aprovados na OAB

Infelizmente, nesta edição não conseguimos examinandos aprovados em todas as disciplinas, mas ainda estamos recebendo depoimentos e provas através do seguinte e-mail: atendimento@provadaordem.com.br

Se você gostaria de ajudar outros examinandos que ainda não conseguiram sua aprovação, esta é uma bela oportunidade! E não se esqueça de mandar sua prova depois que passar no Exame da OAB, de forma que possamos ampliar ainda mais nossa contribuição para a aprovação dos examinandos que irão participar das próximas edições do Exame de Ordem com o maior número de depoimentos dos aprovados possível!

Antes de apresentar as provas e depoimentos dos aprovados, conheça um pouco mais sobre o Curso Prova da Ordem e saiba como podemos contribuir para sua aprovação, afinal, somos uma equipe especializada na aprovação de Bacharéis em Direito no Exame da OAB.

👉 Aula Gratuitas para 2ª Fase OAB

👉 Roteiro de Estudo para 2ª Fase OAB

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado

📌 Provas Resolvidas 2ª Fase e Depoimentos de Aprovados na OAB

⚜️ Direito do Trabalho

📌 1ª Entrevista: Ana de Melo Ferreira – Aprovada no XXVIII Exame OAB

Ana de Melo Ferreira  - Aprovada no XXVIII Exame OAB

Meu depoimento vai para você que está ansioso/a com a reta final da faculdade, que trabalha, estuda e tem inúmeras responsabilidades. Eu como a maioria dos acadêmicos de Direito que estão no último ano, resolvi prestar a prova da OAB e tentar passar antes mesmo de me formar.

Eu estava cursando oito matérias, escrevendo o TCC, trabalhando, estudando para o exame e certa de que daria conta. Ledo engano! Temos que ter em mente que não somos máquinas, nem tampouco super heróis! Quando se quer fazer muitas coisas ao mesmo tempo, é certo que vamos deixar algo a desejar, isso é fato e foi o que aconteceu. Passei em todas as matérias, fui aprovada no TCC, porém “bati na trave” no exame da OAB. Este fato me ensinou que querer fazer tudo ao mesmo tempo gera frustração, ansiedade, estafa física e mental. Foi o que aconteceu comigo resultando em um quadro clínico potencialmente perigoso para minha saúde física e mental. Eu comecei a pirar nesse lance de aprovação, estudava muito, às vezes caia na “nóia” de que não ia conseguir, que eu não era capaz, que era muita matéria e todas os “fantasmas” deste tipo que passam a “morar” na cabeça da gente.

Quando me dei conta minha lombar travou de tanta tensão, hérnia de disco e ciático “gritaram”, até que um dia a minha crise de ansiedade evoluiu para uma síndrome do pânico e eu parei no meio da rua saindo do trabalho, coração acelerado e sensação de morte iminente (só de lembrar me dá calafrios). Mas, parece que nessas horas Deus põe em nosso caminho anjos em forma de amigos. Uma querida amiga (mestre em Reiki) me socorreu e me passou um Floral de emergência para esse tipo de situação. Recomendo essas gotinhas mágicas que a natureza nos fornece, foi a salvação emergencial para o meu psicológico!

Depois de muito esforço, empenho e com o retorno de meu equilíbrio emocional, organizei meus estudos e veio a tão sonhada aprovação! Agradeço a minha família por ter me apoiado e não ter me pressionado com o resultado e ao meu namorado por ser tão compreensivo e calmo. É muito importante, ter pessoas que te apoiam independente do resultado! Desejo a todos boa sorte, mas não contem somente com ela. É necessário abdicar por um tempo de festas, passeios, etc. É necessário estudo e persistência. Se é que posso dar um conselho, o mesmo é: estudem, estudem e estudem e aí sim acreditem em si que vai dar certo.

“O sucesso começa com um sonho, do sonho para a meta, da meta para a disciplina, da disciplina para a persistência e da persistência para a conquista.”

Provas Resolvidas 2ª Fase e Depoimentos de Aprovados na OAB

Ana de Melo Ferreira – Aprovada no XXVIII Exame OAB – Direito do Trabalho – Nota 8,15

XXVIII Exame OAB - Peça e Questões - Direito do Trabalho
XXVIII Exame OAB - Direito do Trabalho - Espelho de Correção
XXVIII Exame OAB - Direito do Trabalho - Prova e Padrão Resposta

📌 2ª Entrevista: Rosangela Monteiro de Carvalho – Aprovada no XXVII Exame OAB

Rosangela Monteiro de Carvalho - Aprovada no XXVII Exame OAB

Olá a todos!

Aposentei-me na Justiça do Trabalho em agosto/2017 aos 52 anos de idade, depois de 33 anos e 4 meses de trabalho. No final de 2017, viajei com minha família para Portugal, ficamos encantados com o país e tivemos certeza de que será lá que iremos morar futuramente.

Como há reciprocidade entre aquele país e o Brasil para o exercício da advocacia, resolvi requerer a minha inscrição na OAB para depois entrar com o pedido junto à Ordem dos Advogados de Portugal e começar uma nova etapa de vida ganhando em euro.

Quando me formei em 1993 não havia exame de ordem para o exercício da profissão. Diante disso, pensei que bastava fazer o requerimento, apresentar a documentação, prestar o compromisso e seria advogada. Ocorre que, para minha surpresa, o direito adquirido que eu pensava existir foi negado e o meu pedido de inscrição foi indeferido. Tinha 2 opções: buscar o Poder Judiciário (o que demandaria anos para solução e sem certeza de lograr êxito) ou prestar o exame da ordem.

Decidi fazer a prova e me inscrevi no XXVII Exame da Ordem. Mas por onde começar depois de mais de 25 anos de formada? Afinal de contas, em todo esse tempo teve novo Código Civil, novo CPC, inúmeras emendas constitucionais e leis esparsas, reforma trabalhista, etc. Seria quase uma nova faculdade.

Busquei cursos online e encontrei o Curso Prova da Ordem com um sistema muito bacana onde se tem metas diárias criadas por uma inteligência artificial, cronograma de estudo e simulados que você escolhe fazer no formato da prova da primeira fase ou por matéria, tendo, ainda, para verificação de desempenho gráficos que dão uma visão geral do crescimento do seu estudo por disciplina. Aliado a este curso, fiz também o OAB DE BOLSO que é um aplicativo para smartphone/computador em que você tem vídeo aulas de todas as matérias da primeira fase, bem como revisão de véspera com vários macetes.

Como tinha um mês e meio para a prova decidi selecionar algumas disciplinas para focar na primeira fase. Demorei um pouco para entrar no ritmo de estudo. Nas últimas três semanas, assisti o máximo de aulas que pude no OAB DE BOLSO e fiz de 3 a 4 simulados por dia pelo Curso Prova da Ordem.

Era meu primeiro exame, fiquei muitos anos sem estudar várias disciplinas, tive pouco tempo para estudo, mas nunca tive dúvidas de que passaria na primeira tentativa e foi o que aconteceu. Fui aprovada com 46 questões!

Para a segunda fase, escolhi Direito do Trabalho. Apesar de ter trabalhado na Justiça do Trabalho por mais de 30 anos, não estava tão tranquila com a escolha, pois depois da minha aposentadoria teve a reforma trabalhista e na primeira fase foi meu pior desempenho.

Mas não tinha o que fazer. Só enfrentar e procurar estudar o máximo que pudesse. Novamente adquiri os Cursos Prova da Ordem e OAB DE BOLSO para a segunda fase. O OAB DE BOLSO, além de vídeo aulas de Direito Material e Processual, cria um grupo no WhatsApp para que os alunos tenham contato direto com a monitora para tirar dúvidas acerca dos simulados que são passados pelo aplicativo. Já, o Curso para segunda fase do Prova da Ordem tem vídeo aulas sobre todas as peças processuais com um professor bem didático e também tem simulados nos moldes da prova da OAB que devem ser mandados por email para correção.

Como meu desempenho em Direito do Trabalho não foi bom na primeira fase, optei em assistir as aulas do aplicativo OAB DE BOLSO e fazer os simulados propostos pela monitora devido ao contato direto que tinha através do grupo para tirar dúvidas. Assisti todas as aulas do Curso Prova da Ordem por ser específico sobre peças processuais, utilizando os modelos e dicas para fazer os simulados propostos pela monitora do curso OAB DE BOLSO.

Ao assistir as aulas estava com a CLT e o Vade Mecum abertos e sempre que achava algo importante pausava o vídeo e fazia a marcação das partes que tinham um significado específico para mim. Com isso, na hora da prova ganhei tempo, visto que estava bem familiarizada com a CLT e o Vade Mecum, o que me deixou mais confiante.

Importante frisar, ainda que, a confiança e a tranquilidade na hora da prova são essenciais. Graças a isso, pude pensar com clareza e não deixei o medo interferir na resolução das questões.

Esta foi a minha metodologia de estudo que acabou dando certo, mesmo depois de tanto tempo longe dos bancos escolares e que me fez tirar nota 7,2 na segunda fase.

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Nosso curso de 2ª Fase da OAB em Direito do Trabalho possui aulas super objetivas, apresentando como elaborar cada uma das possíveis peças cobradas pela OAB/FGV.

Saiba maisrecomendado

Provas Resolvidas 2ª Fase e Depoimentos de Aprovados na OAB

Rosangela Monteiro de Carvalho – XXVII Exame OAB – Direito do Trabalho – Nota 7,2

XXVII Exame OAB - Peça - Direito do Trabalho - folha 1
XXVII Exame OAB - Peça - Direito do Trabalho - folha 2
XXVII Exame OAB - Peça - Direito do Trabalho - folha 3
XXVII Exame OAB - Peça - Direito do Trabalho - folha 4
XXVII Exame OAB - Peça - Direito do Trabalho - folha 5
XXVII Exame OAB - Direito do Trabalho - Questões Discursiva 1
XXVII Exame OAB - Direito do Trabalho - Questões Discursiva 2
XXVII Exame OAB - Direito do Trabalho - Questões Discursiva 3
XXVII Exame OAB - Direito do Trabalho - Questões Discursiva 4
XXVII Exame OAB - Direito do Trabalho - Espelho de Correção
XXVII Exame OAB - Direito do Trabalho - Prova e Padrão Resposta

📌 3ª Entrevista: Fernanda J de Paulo – Aprovada no XXVII Exame OAB

Fernanda J de Paulo - Aprovada no XXVII Exame OAB

Estava decidida a fazer o próximo exame o XXVIII, mas aos 45 do segundo tempo resolvi fazer o XXVII, senti um frio na espinha, mas ao mesmo tempo me animou a ideia de fazer.

Trabalho num emprego com jornada de 44 horas semanais, o que deixa um tanto limitado o tempo livre, além de estar na faculdade ainda durante a primeira fase.

O exame estava marcado para uma semana antes das provas semestrais, das últimas provas da graduação, o medo só aumentava, mas ao mesmo tempo havia a ânsia, o anseio de fazer o quanto antes a prova.

Estudei cerca de 35 dias direto para a prova, assisti vídeo aulas gratuitas no youtube, estudei cerca de 6 matérias apenas, mas resolvi muitas questões. Assistia aula em qualquer lugar e em qualquer horário, resolvi questões no ônibus, no horário do almoço, nas filas enquanto aguardava, finais de semana.

No dia da 1ª fase do exame saí exausta, achando que não daria, quando vi o gabarito preliminar tive a certeza da escolha certa, 55 pontos sinalizavam o momento ‘certo’.

Na 2ª fase usei um cursinho que serviu para montar um caderno base, colocando só o essencial da matéria, e conforme a banca avalia, montar a peça conforme a correção seria feita foi de suma importância. Vi cerca de 75 a 80% da matéria, priorizei aquilo que acreditava que seria cobrado, deu certo.

Manter a calma é essencial, isso me assegurou a aprovação em ambas as fases.

Hoje digo que não foi a prova perfeita, foi a prova necessária.

É uma experiência exigente, dura e solitária, ao mesmo tempo é linda e extremamente gratificante. Ao final: vale tudo a pena.

“Se vai tentar siga em frente. Senão, nem começe!” Charles Bukowski

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Nosso curso de 2ª Fase da OAB em Direito do Trabalho possui aulas super objetivas, apresentando como elaborar cada uma das possíveis peças cobradas pela OAB/FGV.

Saiba maisrecomendado

Provas Resolvidas 2ª Fase e Depoimentos de Aprovados na OAB

Fernanda J de Paulo – XXVII Exame OAB – Direito do Trabalho

XXVII Exame OAB - Peça - Direito do Trabalho - folha 1
XXVII Exame OAB - Peça - Direito do Trabalho - folha 2
XXVII Exame OAB - Peça - Direito do Trabalho - folha 3
XXVII Exame OAB - Peça - Direito do Trabalho - folha 4
XXVII Exame OAB - Peça - Direito do Trabalho - folha 5
XXVII Exame OAB - Direito do Trabalho - Questões Discursiva 1
XXVII Exame OAB - Direito do Trabalho - Questões Discursiva 2
XXVII Exame OAB - Direito do Trabalho - Questões Discursiva 3
XXVII Exame OAB - Direito do Trabalho - Questões Discursiva 4
XXVII Exame OAB - Direito do Trabalho - Espelho de Correção
XXVII Exame OAB - Direito do Trabalho - Prova e Padrão Resposta

📌 4ª Entrevista: Joel Corrêa Barbosa – Aprovado no XXIII Exame OAB

Joel Corrêa Barbosa - Aprovado no XXIII Exame OAB

Tudo começou no final do oitavo semestre com o recebimento de minhas notas, quando fiz de imediato minha matricula na faculdade que estudo (FABEL) para me adequar no edital que dizia que teria de esta matriculado no semestre 1/2018.

Minha preparação para a primeira fase foi muito intensa, pois no decorrer de minha inscrição, pensei em não fazer esse exame por estar na correria da festa junina da turma por fazer parte da comissão de formatura e só quem participa disso, sabe como é desgastante, e assim, não tinha tempo suficiente para me preparar e além disso, não queria gastar esse dinheiro da inscrição em vão, mas falando com meu chefe da empresa sobre o exame XXIII, ele se prontificou em pagar a minha inscrição, isso foi o gaz que precisava, tendo em vista que só tinha 20 dias para me preparar para a primeira fase e tinha que fazer valer apena esse valor pago, foi quando fui atrás de uma táticas de estudo para minha preparação inclusive com as orientações do Curso PROVA DA ORDEM que que foi de grande valia, foi quando uma amiga que já tinha feito o exame e obteve êxito na 1ª fase, me falou que através de um livro de 5.000 questões comentadas ( Como passar na OAB 1ª fase), ela teve um excelente desempenho e me emprestou esse livro pq já estava se preparando para a segunda fase, foi ai que tive que correr contra o tempo para tentar terminar a resolução de todas as questões do livro pois essa era minha tática, foi uma tarefa muito árdua, mas em menos de vinte dias virando as madrugadas pois com o trabalho que me consumia o dia todo, a faculdade anoite além da família, com muito esforço e disciplina, consegui terminas a resolução de todas as questões, sendo que todo tempo que tinha disponível, eu tirava para resolver questões. Já aos finais de semana, eu tirava para fazer simulado das últimas provas da OAB, cronometrava no relógio para ter a noção do tempo que gastava para no dia não me perder na hora e isso é muito importante fazer.

Nesses 20 dias, cheguei a resolver 12 provar além das questões do livro, pois não quis me atentar em doutrinas, súmulas ou outras matérias relevantes, somente isso por não ter esse tempo. Não sei se foi uma tática adequada, mas deu certo comigo, pois eu tinha que lutar contra o tempo, e fazer valer apena os R$ 260.00 que foram pagos pelo meu chefe, afinal ele iria me cobrar esse resultado kkkkkk. Mesmo assim, depois de tudo, me sentia inseguro, como qualquer um se sente creio que isso é normal.

No dia da prova, esperei ansioso a entrega do caderno de questões, e quando foi entregue pelos fiscais, ví que era uma prova totalmente diferente das demais que já havia feito, minha surpresa de início foi a redução de 10 para 8 nas questões de ética da OAB, mas isso não me desmotivou pois me preparei para fazer uma a uma sem tática de resolver questões por matérias ou as mais fáceis como a maioria das pessoas se preparam, e sim, seguindo a ordem cronológica, creio que foi isso que não deixou eu sentir tanto a dificuldade das questões. Fiz todas e entreguei o cartão resposta, e na saída, vi pela cara de muitos que fizeram, o estrago que esse exame fez. Fui para casa não muito confiante mas com a convicção de meu dever cumprido, afinal, dei o meu máximo para essa prova e qualquer resultado para mim seria satisfatório, pois estava no nono semestre e essa foi a minha primeira vez na OAB tendo ainda várias provas pela frente.

Quando saiu o resultado do gabarito preliminar resolvido pelo curso Renato Saraiva, foi uma festa total, pois eu tinha acertado 45 questões das 80, e com a divulgação do gabarito oficial em seguida, vi que acertei mais 2, totalizando um acerto de 47 pontos na primeira fase, ai a festa foi completa com direito a pizza e tudo kkkkk.

Mas em seguida, depois de passar a euforia, veio o temor da 2ª fase, e agora? pois eu estava no nono semestre e todos sabem que a faculdade só é uma base, pois vc aprenderá processo na prática do dia dia mesmo, tendo em vista que tinha optado por Direito do Trabalho para a segunda fase e nem siquer tinha dado processo do trabalho ainda, matéria essa do nono semestre que ainda iria cursar, então com orientações, comprei o curso da Aryanne Linhares com Rafael Tonasse e Renato Saraiva pelo CERS pois o tempo que tinha para estudar era final de semana e anoite depois da faculdade, não podendo frequentar um presencial, foi um curso excelente que me deixou mais aliviado e preparado para essa segunda etapa, cumulado com a experiencia de quase 2 anos de estágio que fazia no TRT8, e digo de passagem que assisti todas as aulas de todas as peças e Súmulas, apesar de em minhas pesquisas das últimas 20 provas feitas pela OAB, 90% das peças que caíram, foram contestação, inicial e Recurso ordinário, mas mesmo assim estudei todas as peças para não ter surpresa na hora.

Minha tática de estudo para essa segunda fase, foi em ler o caso prático para identificar a peça separando os pedidos de primeiro, e logo em seguida, passar para a resolução das 4 questões discursivas, para só depois voltar para a peça processual e ir só pontuando para complementar os 6 pontos que precisava, e assim fiz, tirei em torno de 2h para responder as 4 questões discursivas, e só depois passei para a peça, lembrando que nessa segunda fase, mantive o mesmo cronograma de resolução das últimas provas da ordem da 2ª fase nos finais de semana, como tive um pouco mais de tempo, resolvi em torno de umas 20 provas, assim ganhei prática no manuseamento de minha CLT, principalmente nos índices remissivos que isso é de suma importância para vc encontrar rápido os pedidos e ganhar tempo para a prova, tendo em vista que o tempo é o grande vilão na segunda fase. A CLT que comprei para usar, já tinha as remissões transcritas, sendo de autoria de Aryanna Linhares, Rafael Tonassi e Renato Saraiva, por sinal, é excelente, e aconselho para quem irá fazer a segunda fase em Trabalho, pois elas são atualizadas em casa exame.

Terminei a prova a fui fazer as correções necessárias, porque como treinei para fazer a prova direto no cartão resposta, pois quem faz borrão, não tem tempo suficiente para passar para a cartão resposta e acaba se atrapalhando com o tempo, e assim, utilizei até os 3 min restante de tolerância do término da prova, kkkk, e fui uns dos 3 últimos a ficar na sala, e tive até que assinar a ata como dizia no edital, kkkk, mas valeu a pena utilizar todo o tempo que me tinha disponível, pois não foi uma prova fácil tendo em vista que a primeira fase foi muito difícil reprovando em cerca de 93%, já na primeira fase, e eu esperava uma prova mais tranquila na segunda, mas não foi, até porque foram 9 pedidos mais as questões discursivas “a” e “b”, e isso foi muito desgastante, mas consegui terminar mesmo assim, e fui novamente para casa com a consciência do dever cumprido.

Ai veio a bendita espera de quase 1 mês para a lista preliminar de aprovados, pois apesar de vc ter conferido com o gabarito preliminar, por ser uma prova subjetiva, é muito relativo sua conferência em relação a do examinador, e quando saiu o listão preliminar de aprovados, foi uma alegria só, pois é uma sensação indelével que só que passa por isso sebe como é gratificante, acertei 4,15 nas questões discursivas, pois errei a resposta “a” da quarta questão e perdi 0,20 pts por não ter colocado um artigo na terceira questão, e 3,50 na peça processual, totalizando 7,65 no total, tinha a possibilidade de recorrer em 2 questões, mas não fiz, pois já estava conformado e satisfeito com a minha nota.

Agora é só aguardar o termino da graduação, porque vou fazer o último semestre em 1/2018, pois só terei a preocupação do TCC agora, sendo que a OAB, já foi para a conta para depois só dar a entrada na tão almejada vermelhinha, porque tudo que fiz para alcançar esse objetivo, valeu a pena.

Espero que esse depoimento sirva de isentivo a muitos que estão se preparando para essa conquista, pois independente de qualquer coisa, se vc for advogar ou estuda para fazer concurso público, mas a OAB, é o sonho de qualquer graduando em direito, porque passar na ordem é a satisfação do dever cumprido, e independente de faculdade, a prova da ordem é o balizador e a realização pessoal de qualquer acadêmico de direito.

Um forte abraço a todos!

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Nosso curso de 2ª Fase da OAB em Direito do Trabalho possui aulas super objetivas, apresentando como elaborar cada uma das possíveis peças cobradas pela OAB/FGV.

Saiba maisrecomendado

Provas Resolvidas 2ª Fase e Depoimentos de Aprovados na OAB

Joel Corrêa Barbosa – XXIII Exame OAB – Direito Trabalhista – Nota 7,65

XXIII Exame OAB - Peça - Direito do Trabalho - folha 1
XXIII Exame OAB - Peça - Direito do Trabalho - folha 2
XXIII Exame OAB - Peça - Direito do Trabalho - folha 3
XXIII Exame OAB - Peça - Direito do Trabalho - folha 4
XXIII Exame OAB - Peça - Direito do Trabalho - folha 5
XXIII Exame OAB - Direito do Trabalho - Questões Discursiva 1
XXIII Exame OAB - Direito do Trabalho - Questões Discursiva 2
XXIII Exame OAB - Direito do Trabalho - Questões Discursiva 3
XXIII Exame OAB - Direito do Trabalho - Questões Discursiva 4
XXIII Exame OAB - Direito do Trabalho - Espelho de Correção
XXVII Exame OAB - Direito do Trabalho - Prova e Padrão Resposta

⚜️ Direito Civil

📌 5ª Entrevista: Guida Scarlath Ranaira Bonfim de Sousa – Aprovada no XXVII Exame OAB

Guida Scarlath Ranaira Bonfim de Sousa - Aprovada no XXVII Exame OAB

Prestar o Exame de Ordem sempre me deu medo, não tinha certeza de exercer a advocacia, e o medo de fracassar na prova paralisava-me. Trabalho a 4 anos na área da Advocacia, como Coordenadora Jurídica, concluí o curso em Direito no final do ano de 2016, mas apenas após uma palestra (O poder da Ação-Paulo Vieira) que decidi deixar de lado todos os medos e tomar as rédeas da minha vida, começando em fazer o Exame de Ordem XXVII.

Li alguns livros sobre a importância de acreditar em si mesmo, ter uma meta e traçar caminhos para obter o sucesso. Decidi trilhar sozinha essa caminhada (apenas minha mãe sabia que estava fazendo o Exame de Ordem), a pressão, a ansiedade, a exigência que eu mesma colocava já era o suficiente para assustar, então não quis compartilhar essa caminhada com as pessoas, ninguém sabe quem realmente estar ao seu lado que vai lhe apoiar ou estar transmitindo energias positivas.

Estudava no horário do almoço, à noite, finais de semana, feriados (Natal, Ano Novo), sempre quando dava, e consegui obter a aprovação. O fato das pessoas não saberem que eu estava estudando para o Exame da Ordem, evitou perguntas sobre ele, e assim pude relaxar nos momentos que não estava estudando, falando sobre outros assuntos, conversando sobre coisas corriqueiras. Esse método funcionou para minha aprovação. Cada pessoa funciona de uma forma, basta você traçar uma meta e ir atrás dela, com esse método ou com o que se adeque a cada um.

Importante é acreditar em si mesmo; na primeira fase já visualizava estudando para segunda fase, com a carteira da OAB; na segunda fase já conseguia vê festejando com os amigos a aprovação, ouvir o Hino Nacional na solenidade da entrega da carteira, com a vermelinha na mão, visualizava a roupa que estaria vestindo nesse momento de Vitória. No que for fazer, veja o todo, o conjunto, não fixe apenas no início, entre em um projeto já com a certeza do sucesso e não com a dúvida ou insegurança do fracasso.

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Nosso curso de 2ª Fase da OAB em Direito Civil possui aulas super objetivas, apresentando como elaborar cada uma das possíveis peças cobradas pela OAB/FGV.

Saiba maisrecomendado

Provas Resolvidas 2ª Fase e Depoimentos de Aprovados na OAB

Guida Scarlath Ranaira Bonfim de Sousa – XXVII Exame OAB – Direito Civil

XXVII Exame OAB - Peça - Direito Civil - folha 1
XXVII Exame OAB - Peça - Direito Civil - folha 2
XXVII Exame OAB - Peça - Direito Civil - folha 3
XXVII Exame OAB - Peça - Direito Civil - folha 4
XXVII Exame OAB - Peça - Direito Civil - folha 5
XXVII Exame OAB - Direito Civil - Questões Discursiva 1
XXVII Exame OAB - Direito Civil - Questões Discursiva 2
XXVII Exame OAB - Direito Civil - Questões Discursiva 3
XXVII Exame OAB - Direito Civil - Questões Discursiva 4
XXVII Exame OAB - Direito Civil - Espelho de Correção
XXVII Exame OAB - Direito Civil - Prova e Padrão Resposta

⚜️ Direito Penal

📌 6ª Entrevista: Larissa Takla de Biase Nogueira – Aprovada no XV Exame OAB

Larissa Takla de Biase Nogueira - Aprovada no XV Exame OAB

Caros colegas, meu nome é Larissa Takla de Biase Nogueira e hoje vim contar como obtive a tão sonhada aprovação na prova da ordem. Recordo-me que, na época, muitos ficaram impressionados com a nota que consegui na segunda fase: 10. Mas, para mim, esta nota foi apenas um reflexo de muita dedicação e disciplina, pois não há nada impossível neste mundo quando se tem força de vontade.

Para a aprovação na primeira fase, foquei nas disciplinas com mais questões, principalmente Ética Profissional, Direito Constitucional e Direito Administrativo. Mais ou menos um mês antes da prova, comecei a separar um tempinho toda semana para revisar essas matérias através de apostilas de cursinhos, além de responder várias provas passadas. Na última semana, estudei muito Ética Profissional, para ficar bem fresco na memória. A prova objetiva em si não é tão difícil, basta focar nas principais matérias, responder questões objetivas e decorar tudo de Ética Profissional. Assim, consegui acertar 62 questões.

Já a segunda fase é outra história. A primeira dificuldade é na escolha da disciplina. Sempre há boatos de que certas áreas são “mais fáceis” ou têm “menos matéria” para estudar. Mas este é, na minha opinião, o pior jeito de escolher. Recomendo que a escolha seja pela área com a qual você tenha mais contato e afinidade, a que mais lhe interesse. Escolhi penal porque foi a área em que estagiei. Para ter certeza da escolha, olhei no site da FGV provas passadas de todas as matérias, observando qual delas eu teria mais facilidade em responder.

Para o estudo, recomendo fazer um cursinho preparatório. Com cerca de um mês disponível para a preparação, é muito fácil ficar perdido e não saber nem por onde começar, mas os bons cursinhos já te colocam no caminho certo sobre o que estudar e como estudar. Eu fiz o curso da LFG Online, e gostei bastante. Além das aulas do cursinho, também lia livros de revisão de Direito Penal e Processo Penal, mas só as partes principais e de forma bem resumida, porque não há tempo para tudo. Eu estudava todos os dias, tirando só um dia na semana para descansar. Como o tempo é curto, é importante planejar e estabelecer metas de estudos (por exemplo, dividir a quantidade de vídeo-aulas ou páginas de leitura por dia, etc.). Durante o estudo, é fundamental dar atenção especial às partes em que se tem maior dificuldade e às teses das peças. Eu anotava em post-its todas as principais teses e colava na parede no meu local de estudo para revisar sempre.

Outra coisa que me ajudou muito foi a marcação de código. Usei um Vade Mecum geral e um específico de penal porque nem sempre todas as leis penais e processuais penais constam no geral. Para quem é a de área de penal, eu recomendo o canal Jornada de Concurseiros, da Priscila Souto, no YouTube. Eu usei o sistema de marcação de códigos feito por ela, marcando com lápis de cor os artigos e súmulas de acordo com o assunto. É especialmente importante marcar todas as súmulas que se relacionam com a área, de preferência usando o sistema de cores por assunto, pois elas sempre caem na prova.

Mas, de tudo isso, o principal é a prática. Faça o máximo de peças e responda o máximo de questões que puder. Eu respondi quase todas as peças, questões e simulados disponibilizados no cursinho. Lembro que a primeira peça que eu fiz foi um verdadeiro desastre, errei tanta coisa que não teria passado. Confesso que fiquei um pouco desesperada na hora, mas o importante é manter a calma e tentar mais e mais vezes. A cada erro, insista com mais empenho. Durante o meu estudo, ficou bem claro que a quantidade de acertos ia aumentando gradativamente a cada peça feita. Além dos simulados do cursinho, fiz mais de 10 provas passadas da OAB, respondendo a cada prova de uma vez e cronometrando o tempo como se estivesse prestando o exame de ordem de verdade, o que foi essencial para “pegar o jeito” de fazer a prova. Também recomendo que todas as peças e questões sejam respondidas nas próprias folhas de respostas da OAB/FGV, pois sempre há distorções de tamanho em cadernos/folhas de almaço.

Na semana que antecedia a prova, eu foquei em revisar todos os resumos que havia feito durante o estudo e, principalmente, em fazer peças e questões. Também assisti a todos os aulões de revisão final que consegui, porque as dicas de última hora são sempre bem-vindas. No dia anterior à prova, eu apenas reli os post-its com os pontos mais importantes que havia separado e descansei.

No dia da prova, é preciso ter calma e objetividade. Eu usei a folha de rascunho para pontuar de forma bem objetiva e rápida todas as teses, artigos e detalhes que precisava colocar na peça. Isto é fundamental para se organizar e não esquecer nada, e não toma mais que 5-10 minutos do seu tempo. Quanto às questões, coloquei tudo aquilo que pudesse ser relevante para a resposta. Se estiver em dúvida entre quais artigos/súmulas responder, sugiro que coloque todos, pois responder em excesso não tira pontos, mas em falta sim!

A todos que irão prestar a prova da ordem, espero que estas dicas tenham ajudado. Lembrem-se: a chave é muito foco, dedicação, disciplina, controle emocional e estudo! Sacrifícios serão necessários, mas o resultado compensa. A aprovação depende apenas de vocês.

Um abraço!

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Nosso curso de 2ª Fase da OAB em Direito Penal possui aulas super objetivas, apresentando como elaborar cada uma das possíveis peças cobradas pela OAB/FGV.

Saiba maisrecomendado

Provas Resolvidas 2ª Fase e Depoimentos de Aprovados na OAB

Larissa Takla de Biase Nogueira – XV Exame OAB – Direito Penal – NOTA 10!!

XV Exame OAB - Peça - Direito Penal - folha 1
XV Exame OAB - Peça - Direito Penal - folha 2
XV Exame OAB - Peça - Direito Penal - folha 3
XV Exame OAB - Peça - Direito Penal - folha 4
XV Exame OAB - Peça - Direito Penal - folha 5
XV Exame OAB - Direito Penal - Questões Discursiva 1
XV Exame OAB - Direito Penal - Questões Discursiva 2
XV Exame OAB - Direito Penal - Questões Discursiva 3
XV Exame OAB - Direito Penal - Questões Discursiva 4
XV Exame OAB - Direito Penal - Espelho de Correção
XV Exame OAB - Direito Penal - Prova e Padrão Resposta