Como saber se estou pronto para 1ª Fase OAB?

estou pronto para 1ª Fase OAB?

Será que estou pronto para 1ª Fase OAB?

Esta é a dúvida que cerca a maioria dos estudantes.
 
Em meio à preparação, é natural que, juntamente com a pressão pela aprovação, cheguem dúvidas. E dentre todas, a principal é exatamente esta.
 
Sendo o Exame de Ordem é uma prova com peculiaridades próprias, realmente é um pouco trabalhoso mensurar qual o seu nível de preparação.
 
Mas respondendo algumas perguntas, você poderá ter uma ideia de como anda seu nível de preparação para a Prova da OAB.
 

Você conhece a prova da OAB?

Em primeira análise, a resposta mais óbvia é dizer: SIM! Mas a verdade é que muitos não tem ideia de todos os elementos que abarcam cada uma das fases da Prova da OAB.
 
Se você estiver entre as pessoas nunca leu o conteúdo integral do edital do Exame de Ordem, provavelmente está por fora de um ou outro ponto relevante para sua preparação.
 
Por meio do edital, você poderá extrair informações de suma importância, tais como: número de questões, tempo de prova, disciplinas exigidas, relevância quantitativa de cada uma delas no certame, procedimentos permitidos e proibidos, entre outros.
 
E todas elas podem ser obtidas com a simples leitura do edital. Nele você também encontrará:
 

 
Além disso, cada uma das fases da OAB possui um modo de execução e regramentos específicos. Vejamos algumas das diferenças entre elas.
 

Como funciona a 1ª fase da OAB?

 
A fase objetiva do Exame de Ordem é composta por 80 questões de múltipla escolha, com duração de 05 horas. Para ser aprovado, o candidato deve acertar, no mínimo, 50% da prova – 40 questões.
 
Esta fase é composta por 17 disciplinas, quais sejam:
 

  1. Ética
  2. Filosofia do Direito
  3. Direitos Humanos
  4. Estatuto da Criança e do Adolescente
  5. Direito Constitucional
  6. Direito Administrativo
  7. Direito Tributário
  8. Direito Civil
  9. Direito do Trabalho
  10. Direito Penal
  11. Direito Empresarial
  12. Direito Ambiental
  13. Direito Internacional
  14. Direito do Consumidor
  15. Processo Civil
  16. Processo do Trabalho
  17. Processo Penal

 
Não há uma ordem de disciplinas no Exame de Ordem, nem um número mínimo de questões para cada uma delas, salvo em Ética, Filosofia e Direitos Humanos, em que há reserva mínima de 15% do total da prova, conforme previsão do edital:
 
Grupos de Disciplinas e sua Relevância
 
Ou seja, o total de questões destas três disciplinas deve totalizar 15% (12 questões) da prova.
 
E dentre elas, Ética costuma ocupar o maior espaço, contendo, em regra, 08 questões. Sendo a disciplina com maior número de questões na prova e, consequentemente, merece sua total atenção.
 

Confira Resumo de Ética para 1ª Fase da OAB

 
Apesar de o restante das disciplinas não possuírem delimitação de espaço semelhante, considerando o histórico das últimas edições do certame, elas costumam apresentar-se da seguinte forma:
 
Grupos de Disciplinas e sua Relevância
 
De posse dessas informações, é possível direcionar e tornar o seu estudo muito mais eficiente, fazendo com que você sinta-se muito mais preparado para enfrentar a 1ª fase da OAB.
 
 

Como funciona a 2ª Fase da OAB?

Após aprovação na 1ª Fase, os candidatos agora deverão superar a etapa prático-profissional, que é subjetiva. Sendo composta por até quatro perguntas e um problema prático para o qual deverá ser elaborada uma peça.
 
No ato da inscrição para o Exame de Ordem, o candidato opta por uma das seguintes disciplinas para a 2ª etapa:
 

  1. Direito Administrativo
  2. Direito Civil
  3. Direito Constitucional
  4. Direito Empresarial
  5. Direito Penal
  6. Direito do Trabalho
  7. Direito Tributário

 
Logo, não é possível deixar a escolha da 2ª fase para depois, já que ela será feita no ato da inscrição para 1ª fase.
 
A 2ª Fase possui valor 10, sendo que 5 pontos correspondem à peça prático-profissional e o restante dividido entre as perguntas discursivas.
 
Para ser aprovado, o candidato precisa alcançar um aproveitamento de 60% (nota 6).
 
A correção é feita tendo como base um espelho de resposta, em que são comparadas as respostas do candidato em relação ao texto base deste gabarito.
 
Escolher a matéria certa é muito importante, mas ela deve ser feita de forma individual e considerando suas características pessoais.
 
Por isso, não deixe que opiniões externas tenham influência em sua decisão, nem sempre o que foi mais fácil para um, é para outro.
 

Confira Escolha a disciplina na 2ª Fase de Forma Assertiva

 
Outro elemento próprio da 2ª fase da OAB, é que a consulta à legislação (Vade Mecum) é permitida, desde que respeitadas algumas regras.
 

Confira Marcação de Vade Mecum para 2ª Fase OAB

 
Estes são os elementos básicos de cada uma das fases do Exame de Ordem, mas saber disso não significa que você está preparado para responder a pergunta “Estou pronto para 1ª Fase OAB?”
 
Então vamos para mais alguns questionamentos.

Você tem um Roteiro de Estudos?

Considerando que o Exame de Ordem é composto por 17 disciplinas, um dos grandes inimigos da preparação candidato é ter organização e tempo para estudar o necessário.
 
Se você costuma achar que não estudou tempo suficiente, saiba que quando o assunto é estudar, nem sempre o fator tempo de estudo é o mais importante. Mas, sim, a qualidade do seu estudo durante o tempo que você tem disponível.
 
Com organização e planejamento é possível “encontrar” o tempo que falta para sua preparação e estudar com muito mais qualidade.
 
Sendo a primeira coisa necessária para otimizar seu aprendizado, o condicionamento do seu corpo e mente a uma rotina.
 
Assim como quando vamos à faculdade para estudar, emular isso em casa, determinando horários e seguindo-os à risca, tornará seu cérebro, naquele período, mais predisposto a absorção de informações.
 
Um Roteiro de Estudos também lhe ajudará na manutenção do controle das suas metas diárias, bem como do seu nível de preparação.
 
Não são poucos os relatos de pessoas que estudaram muitas horas e, mesmo assim, foram reprovadas. Isso porque sem um roteiro, é fácil sentir-se perdido, sem saber se a energia empregada está tendo resultados.
 
Se você nunca construiu um Roteiro de Estudos ou desconhece o método de organização, confira o link abaixo.
 

Roteiro de Estudos para 1ª Fase da OAB

 

Você acompanha a estatística do seu desempenho?

A maneira mais eficaz de medir seu desempenho é por meio de simulados OAB, sendo esta a melhor forma para revisar e treinar para o Exame de Ordem ao final de cada dia de estudo.
 
Ao resolver questões você poderá mensurar quais seus pontos fortes e fracos, possibilitando ajustes em seu planejamento de estudo no dia-a-dia da sua preparação.
 
Resolver questões da OAB é crucial para que você esteja pronto para enfrentar a 1ª fase da OAB.
 

Simulados OAB Online com Acompanhamento Estatístico de Desempenho

 

Você utiliza material específico para OAB?

Até aqui você já entendeu que para estar preparado, você deve conhecer o funcionamento do Exame de Ordem e ter um planejamento adequado. No entanto, somente isso pode não ser suficiente.
 
Outro ponto importante para uma boa preparação e responder a pergunta “Estou pronto para 1ª Fase OAB”, é ter materiais adequados.
 
Diante de tantas ofertas presentes no mercado, como cursos, livros e apostilas para estudar para OAB, é claro que haverá dúvida no momento da escolha.
 
E de fato é preciso ter cuidado, já que o estudo por meio de material desatualizado, por exemplo, pode lhe conduzir à reprovação.
 
Se a sua preparação tem como base algum material encontrado na internet, sem referências, há grandes chances dele não ser adequado para estudo.
 
É muito importante utilizar material específico para o Exame de Ordem, já que a realidade do certame não comporta o estudo por meio de doutrina, uma vez que são obras com conteúdo muito denso e complexo, nem um pouco otimizados para o tipo de avaliação que você irá enfrentar.
 
Imagine o tamanho de um Vade Mecum e multiplique por 3, este seria o tamanho aproximado de um livro que trouxesse o volume de conteúdo necessário para uma boa preparação para 1ª fase da OAB.
 
Por isso, o material ideal para sua preparação para OAB deve ser simples e objetivo, trazendo aquilo que realmente costuma ser cobrado no certame.
 
 

Confira Como escolher as Melhores Apostilas para 1ª Fase OAB

 
 

Combo de Apostilas para OAB

Ter um material base para nortear seus estudos é essencial para um bom desempenho na Exame da OAB e você não tem tempo a perder, utilize sempre materiais de qualidade e ATUALIZADOS!

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas

 
 

Como está o lado emocional?

Se você acha que chegou a uma conclusão em relação a pergunta “Estou pronto para 1ª Fase OAB?”, saiba que para OAB não basta ter organização e conhecimento, é preciso estar em dia, também, com o lado emocional.
 
Não há dúvidas de que um dos grandes inimigos dos candidatos é a ansiedade em excesso, fazendo com que cometam erros bobos, que em uma situação normal não seriam cometidos.
 
Branco na hora da prova e questões passadas para o gabarito de forma errada, são alguns dos exemplos do que a ansiedade excessiva pode influenciar negativamente seu desempenho.
 
E se você pesquisou por “Como saber se estou pronto para 1ª Fase OAB?”, é porque há um pouco de ansiedade envolvida.
 
Você pode estar em dia com todos os itens mencionados anteriormente, mas se o lado emocional foi negligenciado, tudo pode ir por água abaixo no dia da prova.
 
Por isso, é importante que em seu Roteiro de Estudos você separe alguns momentos para descanso, evitando, principalmente, a supressão do sono. O cansaço é um dos fatores que mais prejudiciais para a concentração e, consequentemente, para o aprendizado.
 
Reflita sobre o assunto sempre que sentir-se ansioso.
 

Confira Como Contornar a Ansiedade para o Exame da OAB

 

Confira Dicas para Melhorar seu Controle Emocional para Exame da OAB

Então, como saber se estou pronto para 1ª Fase OAB?

Somente você possui esta resposta. Considere cada item mencionado nesta publicação e seja honesto consigo mesmo.
 
Caso você conclua que não está preparando, não se desespere! O Exame de Ordem se repete três vezes ao ano e você poderá preparar-se melhor para enfrentar a próxima edição.
 
E se você ainda é acadêmico, está cheio de atividades, TCC, Estágios etc., mais razões ainda para não ter pressa.
 
Se você não dispõe de recursos para inscrição, faça a prova simulada e continue estudando até que sentir-se preparado.
 
E por fim, gostaria de deixar um recado para àqueles que impõe-se a aprovação na 1ª tentativa. Tire isso da sua cabeça, já que este desafio apenas aumentará sua ansiedade.
 
Se você for reprovado uma, duas ou quantas vezes for, isso não constará em nenhum registro, tampouco será critério para aferir ou comparar sua competência profissional.
 
O importante é continuar tentando aconteça o que acontecer, o resultado virá em algum momento – no momento certo!
 
E aí? Você está pronto para enfrentar a 1ª Fase da OAB?
 
Se você gostou das informações trazidas nesta publicação, não esqueça de compartilhar nas redes sociais para que seus amigos também possam saber se estão preparados para encarar o desafio do Exame de Ordem!
 
 

Sistema de Provas Online

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! A melhor técnica de estudo é a prática na resolução de questões de edições anteriores.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo

 
 

Deixe seu Comentário