Escolha a Disciplina de 2ª Fase com Assertividade

como escolher a disciplina de 2ª Fase?

Chegou a hora de escolher a Disciplina de 2ª fase!

 
Com a recente publicação do Edital de Abertura da próxima edição do Exame de Ordem e inscrições abertas para a 1ª Fase da OAB, vem a tona mais uma vez aquele tema que sempre trás uma série de dúvidas na cabeça do examinando: qual disciplina escolher para a 2ª Fase?
 

Confira: Análise completa do Edital XXV do Exame de Ordem

 
Com o prazo de inscrição correndo, o examinando deve ter em mente que precisa fazer uma escolha rápida e assertiva da disciplina de 2ª Fase, visando lograr êxito nessa próxima edição.
 
Apesar disso, sempre há 2 ou 3 disciplinas de maior afinidade, além de alguns mitos sobres matérias “barbadinhas” para a 2ª etapa. E agora? Como resolver esse impasse?
 

Em relação a escolha da disciplina de 2ª fase, não há como prever qual será a peça mais tranquila para a próxima edição da prova. Desconfie de previsões, principalmente se vierem de um amigo que escutou alguém falar sobre.
 
A grande verdade é que para fazer a melhor decisão de Disciplina de 2ª Fase para a SUA realidade, dois fatores devem ser analisados: SUA afinidade com cada disciplina (como primeiro fator e mais importante); e a aprovação média das disciplinas de maior aptidão nas edições anteriores.
 

Como identificar qual Disciplina de 2ª Fase você tem mais afinidade

Sugerimos o seguinte método para que você encontre as suas matérias afins:

  • 1) Procure no seu histórico acadêmico, aquele ramo do Direito que você possuía desenvoltura e bom desempenho nas avaliações.
    Não aquelas que você estudava bastante e, por isso, tirava boas notas. Mas, sim, aquelas que você raciocinava com facilidade sobre os problemas, encontrando soluções jurídicas com naturalidade;
  • 2) Caso você não se sinta seguro apenas com a medida anterior, você pode realizar um ou dois simulados da 1ª Fase da OAB, sem muito preparo, e verificar se estas matérias batem.
  •  
    Sua decisão, acima de qualquer outro fator, precisa ser pautada na sua afinidade, experiência, conhecimento sobre as sete matérias disponíveis.
     
    E, caso depois de uma análise você tenha encontrado 2 ou 3 disciplinas, você pode utilizar um parâmetro menos subjetivo, como é o caso da análise do índice de aprovação nas edições anteriores, sugestão que vamos apresentar com maiores detalhes no presente artigo.

    Afinal, quais são as disciplinas que mais aprovam na 2ª Fase da OAB?

    Em outubro de 2014 a FGV Projetos divulgou um estudo detalhado sobre diversos aspectos do Exame de Ordem,levando em consideração dados do II ao XIII Exame de Ordem.
     
    Um ponto bem interessante desse estudo, foi a apresentação histórica do índice de aprovação de cada uma das 7 possíveis matérias de 2ª fase. Vejamos:
     

    Percentuais de aprovação por disciplina na 2ª fase do Exame de Ordem - da II à XIII Edição

     
     
    Através da presente tabela, podemos identificar a ordem das disciplinas que mais aprovam:
     
    1 – Direito Constitucional: 31,6%
    2 – Direito Civil: 25,6%
    3 – Direito Administrativo: 19%
    4 – Direito Tributário: 17,4%
    5 – Direito Empresarial: 17,2%
    6 – Direito Penal: 15,6%
    7 – Direito do Trabalho: 13,6%

    Combo de Apostilas para OAB

    Ter um material base para nortear seus estudos é essencial para um bom desempenho na Exame da OAB e você não tem tempo a perder, utilize sempre materiais de qualidade e ATUALIZADOS!

    Saiba mais sobre o Combo de Apostilas

     

    Ao ver estas informações, você poderia imaginar: Penal e Trabalho são duas disciplinas a não serem escolhidas, mas CUIDADO!
     
    Como a FGV não divulga o número de inscritos em cada disciplina e por saber que, coincidentemente ou não, essas duas disciplinas são justamente as com maior número de inscritos, você deve tomar cuidado antes de fazer uma análise precipitada no momento da escolha da sua Disciplina de 2ª Fase.
     
    É muito comum, ao realizar uma análise de desempenho, verificar que quanto MAIOR for o número de inscritos, PIOR será o desempenho médio.
     
    Fato é que a FGV não consegue impor um equilíbrio absoluto entra as provas de 2ª fase, havendo sim matérias mais fáceis em determinadas edições.
     
    Vamos destacar alguns expressivos índices de aprovação de cada uma das matérias para podermos quantificar essa constatação.
     

    Destaques positivos nos Percentuais de aprovação por disciplina na 2ª fase do Exame de Ordem - da II à XIII Edição

     
     
    Os percentuais em VERDE são aqueles que possuem maior variação positiva em relação aos demais.
     
    Repare como Constitucional e Civil são justamente àquelas com maior recorrência de expressivas aprovações. Apesar disso, mesmo as disciplinas com as maiores médias de aprovação passam por momentos de menor abundância, com índices de aprovação bem abaixo da média.
     
    Os percentuais em VERMELHO da tabela a seguir apresenta índices de aprovação significativamente preocupantes.
     

    Destaques negativos nos Percentuais de aprovação por disciplina na 2ª fase do Exame de Ordem - da II à XIII Edição

     
     
    Com exceção ao Direito Constitucional, que mantém uma constante positiva em relação ao índice de aprovação, todas as demais Disciplinas de 2ª Fase são contempladas com edições muito cruéis em termos de aprovação.
     
    Aqui vale uma ressalva: repare no índice de aprovação em Direito Empresarial das últimas 5 edições contempladas nesta análise.
     
    A FGV tem feito provas com níveis de dificuldade MUITO acima da média nessa disciplina, resultando índices de aprovação MEDÍOCRES, como 1,8% apresentado no XIII Exame.
     
    Para conferir o estudo completo feito pela FGV Projetos, clique aqui.
     
     
     

    Escolha a sua Disciplina de 2ª Fase e comece agora mesmo sua Preparação para a 1ª Fase da OAB

    Use ferramentas para Avaliar sua Preparação dia após dia!

    Sempre há aqueles que preferem reinventar a roda e isso é um fato incontestável. Por mais que outras pessoas já tenham esgotado essa primordial invenção, tem gente que prefere inventá-la por conta própria, perdendo o foco naquilo que realmente importa. Caso você não tenha tempo a perder, gostaríamos de propor a utilização de uma ferramenta excelente para monitoramento de sua preparação para Exame de Ordem, levando em consideração justamente o tema central deste artigo, o MAPEAMENTO de competências / conhecimentos para sua aprovação.
     
    Para que você possa otimizar seu tempo de estudo através da resolução de questões com acompanhamento de seu desempenho médio em cada matéria, gostaríamos de apresentar os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Para seu melhor entendimento sobre alguns recursos do site, apresentamos as imagens a seguir, ilustrando como nosso sistema monitora seu aproveitamento médio por disciplina.
     
     

    Gráfico monitoramento de desempenho médio por matéria

     
    Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
     
    Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.

     
     

    Deixe seu Comentário