Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

por

Como realizar marcações no Vade Mecum?

As marcações no Vade Mecum auxiliam o candidato na hora da prova e também em sua preparação para o exame. Dependendo do modelo do material, ele já apresenta divisões que indicam diferentes legislações. Mas elas podem não ser suficientes para a sua aprovação.

Por isso, indicamos a seguir algumas maneiras de realizar marcações no Vade Mecum!

Por que preparar seu Vade Mecum com marcações?

A consulta ao Vade Mecum é permitida somente na 2a fase da OAB. E saiba que dominar a utilização dele impactará positivamente sua nota final. Afinal, ele será seu único aliado no dia da prova. Com um bom material, você poderá fazer uma melhor gestão de tempo e associar temas para responder às questões. 

Além disso, seu Vade Mecum também pode ajudá-lo(a) na hora de se preparar para a 1a fase. Sabemos que a resolução de questões, aliada com outros métodos de estudo, é importante para a fase objetiva. Entre esses outros métodos, está a leitura da lei seca. Um material turbinado otimiza seus estudos e ajuda a fazer relações entre temas.

Portanto, em qualquer caso, trabalhe em cima do seu material e faça marcações no Vade Mecum. Mas lembre-se de utilizar uma edição atualizada. Atualizações legislativas e súmulas que saíram até a data de publicação do edital da prova podem ser cobradas e você não vai querer perder tempo procurando algo que não está em seu código.

Como realizar marcações no Vade Mecum?

As marcações no Vade Mecum facilitam a estruturação da peça e a resolução das questões dissertativas. Quando feitas de forma correta, ajudam o candidato a otimizar o tempo na hora da prova. Por isso, você deve conhecer as regras do edital para saber como fazer as marcações corretamente:

  • Basicamente, você pode marcar seu material com clipes de cores diferentes e separadores industriais.
  • Além disso, pode utilizar marca-textos, canetas e lápis para sublinhar e marcar trechos.
  • Também fazer remissões diretas (que indicam somente o dispositivo legal) abaixo dos artigos relacionados .

Use clipes e separadores industrializados

Os clipes serão seus maiores aliados ao fazer marcações no Vade Mecum, se você exercitar sua criatividade. Coloridos ou não, eles precisam ter alguma lógica que faça sentido. Com o hábito da pesquisa, você saberá abrir o código exatamente onde precisa, diminuindo o tempo de busca.

Se você ainda estiver na fase de estudos, pode separá-los conforme as principais legislações: a CLT é um clipe azul; o CPC é um clipe vermelho; a CRFB é um clipe amarelo; súmulas e OJs são um clipe verde. 

Na 2a fase da OAB, revise seus clipes para colocá-los apenas no que diz respeito à matéria escolhida. Veja um exemplo a seguir de como você pode utilizar clipes para separar temas importantes para a prova prático-profissional:

Dica para TURBINAR seu Vade Mecum

Os separadores industrializados também podem ser muito eficazes. O edital da OAB exclui os materiais que trazem marcadores impressos extras. Por isso, nos resta utilizar as etiquetas da Livraria Marca Fácil. Elas garantem um código em conformidade com o edital.

Além disso, como são muitos separadores, também otimizam sua busca na hora da prova.

Invista nas cores

Já entendemos as marcações no Vade Mecum com clipes e separadores, certo? Além deles, você pode utilizar canetas, lápis e marca-textos para simples remissão ou destaque de um artigo. Essa é uma prática permitida. Nesse caso, investir em um sistema de cores pode ser ainda mais eficiente. 

Nesse sistema, o examinando atribui um significado para cada uma das cores. Já experimentou utilizar marca-texto alaranjado para marcar os requisitos e os artigos de um recurso? 

Não use post-its

Por fim, vale destacar uma mudança nas regras de marcações no Vade Mecum, que aconteceu há pouco tempo. Os post-its estão proibidos. Antes, era possível colar um post-it ou um adesivo colorido sem qualquer escrito. Muitos candidatos utilizavam essa tática para separar o código. 

Porém, atualmente, só é possível contar com materiais que venham com a marcação direto de fábrica (editora). Ou seja, é proibido utilizar notas adesivas manuscritas. Não importa se elas estão em branco ou se foram impressas pelo próprio examinando, ok?

As marcações no Vade Mecum contribuem para um bom desempenho do candidato, seja na preparação, seja na hora da prova. Agora que você aprendeu como realizá-las, faça algumas questões comentadas para utilizar seu material e se acostumar com ele!

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABCurso de 2ª Fase OAB

📹 Melhores Cursos Online para 2ª Fase OAB

Nossos cursos para a 2ª Fase da OAB têm como meta a Aprovação de todos alunos na prova prático-profissional. As aulas são super objetivas, apresentando como elaborar cada uma das possíveis peças cobradas pela OAB/FGV. O resultado dessa abordagem prática de ensino-aprendizagem consolida-se na formação de examinandos muito mais capacitados para enfrentar a 2ª Fase da OAB.

Vale lembrar ainda que nossos cursos estão com 35% de desconto para os primeiros 100 alunos que realizarem matrícula para o XXXIII Exame OAB. Por apenas 12x de R$ 45,08 você já pode preparar sua aprovação na prova-prático profissional.

Saiba mais detalhes →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.