Véspera da prova da OAB: o que NÃO fazer.

Véspera da prova da OAB: o que NÃO fazer.

Véspera da prova da OAB: o que NÃO fazer.

Eis que chega a véspera da prova da OAB. 

Surge então a dúvida: o que fazer ou não fazer nas últimas 24 horas que antecedem a prova? Estudar ou não? Sair ou ficar em casa? Que horas chegar? O que levar para a prova? 

São muitas as dúvidas que tomam conta das já preocupadas mentes dos examinandos 😬.

Por isso, o objetivo deste artigo é justamente tentar dar um norte a você. Orientá-lo(a) para, dentre tantas opções, você saber qual é a mais indicada nesse momento.

Vamos a elas 🙌.

1) Local de prova

O local de prova já saiu! Então, se você não sabe ainda exatamente onde fica o seu e o tempo médio que se gasta da sua casa até ele, recomendo que você percorra o caminho até esse local para que tenha uma noção real.

Por mais óbvio que pareça, todas as edições de Exame da Ordem temos pessoas chegando atrasadas que acabam não podendo realizar a prova. Com certeza você não vai ser uma delas, não é mesmo? 

Sei que você já sabe, mas não custa lembrar mais uma vez que a prova objetiva terá a duração de 05 (cinco) horas e será aplicada das 13h às 18h, no horário oficial de Brasília/DF. 

Você deve estar no local de prova com uma antecedência mínima de 01 hora, ou seja, você precisa se programar para chegar até lá no máximo às 12h.

2) Véspera da Prova da OAB, o que levar?

Apesar de dificilmente ser exigido no momento da entrada na sala, por segurança providencie o seu cartão de prova impresso (mais recomendável) ou salvo no celular e deixe separado também seu documento original com foto (carteira de identidade, CNH, CTPS, etc). 

Não há nada mais desesperador do que não achar o documento pouco antes de sair para a prova!

Já deixe separada também, no mínimo, 03 canetas pretas ou azuis com material transparente. A que você vai usar, a reserva e a reserva da reserva.

Você terá que guardar num saquinho lacrado o seu  aparelho celular, relógio, chaves, moedas e tudo que for de metal. Se puder, não leve! 

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

3) Estratégia de prova

Caso você ainda não tenha uma, é necessário providenciá-la já 🎯♟! 

Como já disse, a prova da OAB tem duração de 5 horas para que você responda 80 itens de 13 matérias diferentes, mas isso não quer dizer que todo esse tempo é dedicado somente à solução das questões. 

Lembre-se que existem outras atividades que também consomem seu tempo: pausas para descansar, comer e ir ao banheiro e a principal delas, que é o preenchimento do cartão de respostas.

Caso não tenha ainda a sua estratégia, recomendo que você leia o nosso artigo:

👉 1ª Fase da OAB: a importância da Gestão do Tempo

Ele vai te ajudar.

4) Alimentação e bebidas

Nas últimas 24 horas é importante que você não coma comidas pesadas, gordurosas ou de origem não confiável, tendo em vista que ninguém quer ter uma dor de barriga ou uma infecção intestinal justamente no dia do exame da ordem não é mesmo? 

Evite também ingerir de bebida alcoólica e beba bastante água para se manter hidratado.

Já para hora da prova, recomendo que você leve 01 ou 02 garrafinhas de água (em material transparente), bem como o lanche de sua preferência. 

Lembre, são 05 horas de prova ⏱!

5) Estudar ou não estudar na véspera da prova da OAB?

Essa é uma das maiores dúvidas dos examinandos e a resposta é: depende 🤷‍♂️.

Aqui é um ponto que varia muito de pessoa para pessoa.  Por isso, é importante que você se autoavalie e perceba quais dessas opções vai te deixar mais tranquilo(a) e menos ansioso(a).

Eu, particularmente, quando fiz o XXVIII exame, acordei cedo, assisti um aulão de véspera no turno da manhã e início da tarde. A noite sai para lanchar, assisti um filme para tentar me desligar um pouco da prova (e funcionou), e às 22h30min já estava na cama. 

É fundamental que você tenha uma boa noite de sono 😴! 

Como sou um pouco ansiosa, já acordei cedo de propósito no sábado para que à noite estivesse cansada o suficiente para cair no sono logo, sem ficar pensando muito na prova. #ficaadica

No domingo pela manhã eu só dei uma olhada nos meus resumos de ética, que é uma matéria bem “decoreba”.

Você pode dar uma olhada nessa matéria ou em outra que você ache válido o custo/benefício, mas tem que ser algo rápido (gastei cerca de 25 minutos). 

Aqui vale o mesmo do dia anterior: alimentação leve e muito líquido, até porque está calor na maioria dos estados do país!

Quanto a sair ou não sair na véspera da prova da OAB, acredito que a pergunta seja, na verdade, com quem não sair na véspera da prova?! 

Não recomendo sair com outras pessoas que também vão fazer a prova, porque todos estarão ansiosos e sempre tem o “sem noção” que não para de falar da OAB 🙄. 

Também não é o momento de ver aquele parente inconveniente. 

Fique tranquilo(a), todos vão estar lá depois que você fizer a prova.

O intuito deve ser “se desligar” um pouco na noite da véspera da prova da OAB, pode ser assistindo um filme em casa ou no cinema, lendo um livro que não tenha nada a ver com o direito, jogando videogame, saindo para jantar, indo ao shopping, etc. 

Além disso, esteja em casa no máximo até as 22:00h, o ano ainda terá 103 finais de semana (sim, eu contei) para você sair e aproveitar até o horário que quiser, então só nesse final de semana você vai ter de chegar cedo. 

É a vida queridos, vocês que lutem pela vermelhinha 💪! 

Ou seja, descanse um pouco sua mente dessa overdose de estudos dos últimos dias e/ou meses.

6) Cuide do seu emocional

Sei que o nervosismo costuma bater na véspera da prova da OAB e ele vem junto de várias inseguranças: estudei pelo material certo? Será que fiz questões suficientes? Vou conseguir passar?

Preparados em termos de conteúdo acredito que todos vocês estejam, inclusive, a equipe do Curso Prova da Ordem acredita no seu potencial e sabe que todos vocês conseguem ser aprovados(as), dentro da sua individualidade e realidade.

No mais, ainda que não acredite, você tem uma bagagem de estudos e naturalmente você vai lembrar do conteúdo no decorrer da prova. Sério, pode confiar!

Sempre válido lembrar que você é humano(a) e essa sensação de insegurança e incerteza é normal, tá tudo bem sentir isso, mesmo! 

O que não pode acontecer é que você deixar que esses sentimentos o(a) paralisem. Então, tente se manter emocionalmente estável e evite qualquer estresse, desavenças, competições, etc.

Quero lembrar também da importância de, ao menos nas últimas 24 horas antes da prova, você se blindar de pessoas e energias negativas. 

Existe muita gente muito boa, mas, infelizmente, também existem pessoas que não são legais ou ainda sem querer acabam afetando você de uma forma não positiva. 

Seja colocando pressão sobre a necessidade de sua aprovação, ou falando que você não vai passar, ou ainda torcendo contra mesmo. 

Pense que nesse momento você tem de ser a sua prioridade e que estar bem emocionalmente é tão ou até mais importante que saber o conteúdo suficiente para aprovação.

Outra dica é, não vá para prova se cobrando ter que saber a resposta das  80 questões, nem com a ideia de que 40 pontos basta. Nem tanto, nem tão pouco. 

Equilíbrio é a palavra chave.

Por fim, saiba que você deu o seu melhor até aqui e que não existe regra, cada um tem a sua própria realidade e circunstâncias pessoais. 

A tão sonhada aprovação é consequência da soma de diversos fatores e nem todos dependem de você, então, tendo feito a sua parte até aqui, joga para o universo ou nas mãos de Deus (caso acredite) que os resultados virão.

Espero ter dado um help nessa reta final. 

Desejo uma excelente prova para vocês e muita energia positiva. Vai dar certo, eu acredito 🙌🙏! 

E você?

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado

Confira também:

👉 Por que Não Passo na OAB?

👉 Como Fazer o Estudo para OAB Render Mais

👉 1ª Fase OAB: Evite VACILOS!

👉 10 Dicas para Estudar para OAB