Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo. Atuou como Juiz Mediador do Tribunal de Mediação e Arbitragem do RS - Professor de Direito Civil e Processo Civil em cursos preparatórios para Concursos (Exattus - Uruguaiana/RS e Cursos Elite - Itajaí/SC) e criador de conteúdo para Estudantes de Direito há mais de 8 anos.

Como fazer o estudo para OAB render mais?

Ao invés de ler toda matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

Faltam menos de 30 dias para a próxima edição do Exame de Ordem. A pilha de conteúdo ainda está alta e o tempo para estudar está cada vez mais escasso.⏳

A “pegada” que você tinha no início da preparação já não é mais a mesma. É muita informação para reter e pouco tempo para abstraí-la.

🤷‍♂ A rotina do dia a dia também não colabora. Cobranças no trabalho; tarefas; obrigações familiares; compromissos com amigos; relacionamento cobrando atenção; e por aí vai a longa lista de circunstâncias que podem interferir em seu planejamento de estudo para OAB.

Todo seu cálculo inicial para dar vencimento na matéria, já não se aplica. E o recálculo, também não.

Se isso reflete, no todo ou em parte, o que você está sentindo neste momento, saiba que é algo comum não só na preparação para OAB, como em muitas situações da nossa vida.

Quando iniciamos um relacionamento, por exemplo, há aquela paixão 💘 que chega a nos deixar embriagados. Tudo é novidade, intenso e interessante.

Nossa prioridade é sempre aquela pessoa. Não vemos a hora de encontrá-la. Dormimos e acordamos pensando nela. Estar com ela nos satisfaz plenamente. 💑

Mas, com o passar do tempo, esse calor vai diminuindo de intensidade.

Agora, além das coisas boas, você também conhece o lado negativo desta pessoa – e que toda pessoa tem.

Agora, as 🦋 “borboletas do estômago” são cada vez mais modestas e menos recorrentes.

Quando é chegado este momento, está na hora de tomar alguma atitude a fim de evitar que esta chama se apague completamente 🔥. 

É duro dizer isso, mas você está sentindo o desgaste da sua paixão pela preparação / estudo para OAB.

Apesar disso, não é razão suficiente para você simplesmente terminar com ela, largar os livros e nunca mais falar sobre o assunto.

Estudos indicam que a paixão dura, em média, dois anos. A paixão pelos estudos, digamos que dura, em média, dois meses.

Compreender a finitude desse sentimento efêmero que é a paixão, faz parte do processo que o transforma em amor e que faz com que relações durem mais do que este curto período de tempo e, em alguns casos, durem “para sempre”.

E é sobre isso que irei tratar nesta publicação. Abordarei dicas para que você transforme essa desgastada paixão em amor pelo seu objetivo, fazendo seu estudo para OAB render mais – muito mais – nesta reta final. 🙏💪 

📌 1 – Una Razão e Emoção

O dia da prova está cada vez mais próximo, e a emoção passa a prevalecer em detrimento da razão. Muito do desgaste que você está sentindo tem origem neste desequilíbrio.

Para unir e alcançar o equilíbrio entre Razão e Emoção, você vai precisar de esforço, disciplina e força de vontade. É hora de estudar racionalmente e não mais movido pela “empolgação” momentânea.

Ciente de todas as dificuldades que fazem parte do processo de preparação, está na hora de decidir estudar apesar de tudo.✍

“Mesmo que haja dificuldades, eu quero ser advogado(a) e por isso escolho lutar até o fim por essa aprovação.” – Pensamento de um Aprovado na OAB

É preciso mudar o modo de pensar:

  • Estudar apesar da internet que não funciona direito;
  • Estudar apesar do pouco tempo disponível;
  • Estudar apesar da falta de motivação;
  • Estudar apesar da falta de dinheiro;
  • Estudar apesar das brigas com a família, amigos e relacionamento;
  • Estudar apesar do conteúdo denso e complexo;
  • Estudar apesar da disciplina ser chata;
  • Estudar apesar dos pesares.

Quando isso acontecer, muitas dessas inquietações e dificuldades que estão prejudicando seu rendimento deixarão de ter tanta importância, dando espaço para que você ocupe sua mente foque naquilo que realmente merece atenção, a aprovação na OAB.

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

📌 2 – Dê mais importância para os pontos positivos

Há uma razão muito simples para o fato de seu estudo para OAB render mais no início do que agora: Você podia até imaginar, mas não tinha a noção exata do que estava por vir.

A esta altura do campeonato, você já deve ter percebido que para passar na OAB não é suficiente “só estudar”.

É necessário muito mais planejamento, dedicação, disciplina e imersão do que a maioria estima inicialmente.

👀 É como se você olhasse para uma montanha e, de longe, pensasse: 💭 “- Ah, mas nem é tão alto. Eu consigo subir.”

Mas, na metade do caminho, olhando para trás e observando o que ainda há pela frente, percebesse que o caminho é bem mais longo do que você imaginou.

Dá vontade de voltar, só que agora você já está na metade do caminho. Você quer chegar ao topo, mas sabe que será mais doloroso do que tudo que já percorreu até agora.

Quem já fez trilhas por aí, sabe do que estou falando.

A solução para este dilema está na ênfase que você dá para cada uma destas situações.

Assim como nos relacionamentos que dão certo, é hora de dar mais atenção para os pontos positivos do que para os pontos negativos das circunstâncias.

💭 É hora de pensar que:

  • Você já está na metade do caminho;
  • Você sabe mais do que quando começou;
  • Você adquiriu experiência e não cometerá os mesmos erros;
  • Você conseguiu chegar até aqui;
  • Você é capaz de estudar e ainda pode mais;
  • Apesar de tudo, você ainda quer chegar no topo!

📌 3 – Reascenda a chama

Quando o relacionamento “esfria”, às vezes é hora de dar uma “apimentada” na relação. Experimentar algo novo.

Se a forma como você está estudando não lhe dá mais tanto prazer, talvez seja o momento certo para tentar uma nova técnica de estudo.

Mudar pode ajudar a trazer a motivação que falta para enfrentar esse restante de caminho.

Você sabia que o estudo para provas objetivas através de resolução de questões é até duas vezes mais eficiente que outras técnicas? Não? Pois é.

👉 Avaliação de 10 Técnicas de Estudo para sua Aprovação no Exame da OAB

Esta pode ser a ocasião ideal para você pesquisar novas formas para “apimentar” sua relação com a preparação, fazendo seu estudo para OAB render mais.

📌 4 – Ame seu objetivo e faça o estudo para OAB render mais

Quando sua paixão por estudar para OAB se transformar em amor, tudo irá fluir e não haverá dificuldade ou reprovação que faça você desistir dela.

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.