1ª Fase OAB: Evite VACILOS!

Os maiores VACILOS dcometidos na prova de 1ª fase da OAB
Poucos dias separam você do dia tão esperado: a prova de 1ª Fase do Exame de Ordem. Sem sombra de dúvidas, a primeira etapa é a mais difícil de ser superada, motivo pelo qual o índice de reprovação é tão elevado. Para aumentar suas chances de aprovação, preparamos essa matéria que resume os 8 vacilos mais cometidos na prova objetiva do exame da OAB.
 
Em suma, existem TRÊS grandes vilões que reprovaram milhares de examinandos nesses últimos exames que temos acompanhado:

  • A falta de PREPARO do examinando (começar a estudar 30 dias antes da prova!);
  • Desconhecimento de TÉCNICAS e MACETES para a 1ª Fase;
  • O examinando comete um VACILO muito grande na hora da prova.

 
A falta de preparo é algo que não há como contornar. Para conquistar sua aprovação, o examinando precisa ter uma sólida rotina de estudos e ser muito diligente para conseguir abster de prazeres momentâneos em prol desse objetivo, ou seja, trocar a noitada com os amigos por um madrugadão com os livros! Acreditamos que o tempo de preparação para a 1ª fase do Exame de Ordem deve variar de 3 a 6 meses, com dedicação diária de 4 horas.
 
O segundo grande vilão é relativamente fácil de ser contornado. Grande parte do Exame da OAB 1ª Fase é pura técnica! Isso mesmo. Não se deixe enganar pela ilusão criada por cursinhos, de que assistindo a todas videoaulas disponíveis você conseguirá sua aprovação. Assistir videoaulas é apenas uma parte do processo e você precisará de mais do que isso para conquistar sua aprovação. Como o objetivo da matéria de hoje é apresentar os vacilos que mais reprovam na 1ª fase, deixaremos apenas a indicação de algumas matérias interessantes sobre técnicas e macetes para a prova objetiva:

 
O assunto da matéria de hoje é apresentar os maiores VACILOS cometidos na prova de 1ª Fase do Exame de Ordem. Além de apresentá-los, também iremos dar dicas sobre como contornar a situação. Então vamos lá…
 

1 – Chegar atrasado ao local da prova

Você já imaginou o tamanho da frustração de uma pessoa que se prepara durante quatro meses para a prova de 1ª Fase e chega no dia da prova, por uma mera distração, acaba chegando atrasada e PERDENDO a oportunidade de começar a advogar mais cedo?
 
Acredite se quiser, mas todas as edições do Exame da OAB que acompanhei, SEMPRE tem um grupo candidatos que, ao perceber o atraso, ficam completamente desolados… Está no edital e não tem “jeitinho brasileiro”…. Os portões fecham às 13hrs e quem se atrasar, PERDE A PROVA!
 
Evite problemas, chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência e faça sua prova com tranquilidade!
 
 

2 – Perda de controle Emocional

O nervosismo faz parte do Exame de Ordem. Todos ficam nervosos na hora da prova, sem exceções! O que não pode ocorrer é um descontrole emocional, algo que tire sua concentração e prejudique sua capacidade de discernimento…
 
Você precisa ter em mente que a prova é um obstáculo que separa sua formação de uma carreira de sucesso, mas não faça desse obstáculo uma montanha intransponível! Encare a prova de forma leve, não a transforme em um monstro de sete cabeças se não quiser ter de fazer o Exame sete vezes para aprovar!
 
Caso você precise de algumas dicas sobre como melhorar seu controle emocional, clique aqui.

3 – Foco demasiado em 40 acertos

Um dos maiores erros dos examinandos da OAB é o foco demasiado em 40 acertos. Essa é a nota de corte e todos que conseguem os 40 acertos são aprovados. Apesar disso, se você deseja obter 40 acertos, você deve se preparar para 60!
 
Algo bastante importante de salientar: não espere por anulações na 1ª fase da OAB. A FGV tem feito vista grossa em relações às anulações na primeira fase. Seja por descaso em relação aos recursos, cumprimento da meta de reprovação ou qualquer outro motivo, a grande verdade é que a FGV não tem feito anulações, por mais que ocorram erros significativos na prova. Somente questões com erros grosseiros estão sendo anuladas e você não pode depender disso para conquistar sua aprovação. Não fique na turma dos desesperados, com 38 ou 39 acertos. Passe com folga e garanta sua aprovação! Abaixo apresentamos o histórico de anulações das últimas cinco edições do Exame de Ordem.
 

HISTÓRICO DE ANULAÇÕES

  • X EXAME DE ORDEM – 0 ANULAÇÕES
  • XI EXAME DE ORDEM – 1 ANULAÇÃO
  • XII EXAME DE ORDEM – 0 ANULAÇÕES
  • XII EXAME DE ORDEM – 0 ANULAÇÕES
  • XIV EXAME DE ORDEM – 0 ANULAÇÕES
  • XV EXAME DE ORDEM – 2 ANULAÇÕES
  • XVI EXAME DE ORDEM – 0 ANULAÇÕES
  • XVII EXAME DE ORDEM – 2 ANULAÇÕES
  • XVIII EXAME DE ORDEM – 0 ANULAÇÕES
  • XIX EXAME DE ORDEM – 0 ANULAÇÕES
  • XX EXAME DE ORDEM – 0 ANULAÇÕES

 
Se você realmente deseja alcançar os 40 acertos, não despreze as demais 40 questões existentes em sua prova. Para ilustrar, vale o jargão: “se você deseja acertar a lua, mire no sol; se errar o sol, pelo menos a lua você alcançará”. Examinandos que vão para a prova com estratégias mirabolantes de questões contadas, sendo o excedente tratado com “chute aleatório” geralmente são reprovados. Não despreze nenhuma matéria, não negligencie nenhuma questão; os que alcançaram 39 acertos na última edição devem se lembrar de uma matéria semelhante que escrevemos na semana que antecedeu a prova.
 
 

4 – Na dúvida, opte sempre pela primeira escolha!

Fiquem pasmos, mas um dado que tenho notado empiricamente dentre os examinandos da OAB é que: na dúvida entre duas alternativas, a primeira escolha geralmente é a que possui maior probabilidade de estar correta (ou pelo menos tem maior recorrência de estar). Isso não possui nenhum dado estatístico ou estudo científico por trás… Essa é apenas uma percepção que temos coletado empiricamente dentre os usuários do site Prova da Ordem, mas, acredite ou não, é bem RECORRENTE.
 
Explicar o porquê ou como poderia existir uma correlação é algo muito difícil de atestar e nem seria nossa intenção nesse momento. Fato é que em muitas questões você ficará em dúvida entre duas alternativas. Possivelmente, numa primeira análise seus conhecimentos identificarão uma opção como sendo a melhor resposta, mesmo sem ter certeza disso. Mas, talvez numa segunda análise você acabe mudando de ideia… Em casos como esse, geralmente a primeira opção é a correta, mesmo sem haver uma explicação lógica para isso…
 
Em casos como esse, acredite em sua primeira percepção!



5 – Perda de concentração no desenrolar da Prova

A concentração é fundamental para sua aprovação no Exame de Ordem. Além do tempo despendido, você perde sua linha de raciocínio e a retomada pode demorar alguns minutos. Evite prestar atenção a qualquer coisa que aconteça ao seu redor. Em todas as provas sempre há alguém comendo algo barulhento ou com algum desatino de ansiedade (batendo o pé no chão, na mesa ou fazendo qualquer outro tipo de barulho). Seu tempo é curto e você deve manter a atenção em seu objetivo.
 
 

6 – Negligenciar um momento de pausa durante a Prova

O excesso sempre deve ser evitado, inclusive o excesso de concentração na prova. Durante sua resolução, faça de 2 a 3 intervalos. Vá até o banheiro, dê uma alongada, mas sem exageros. Com 3 minutinhos você já consegue bons resultados no alívio do stress gerado durante a prova. Se possível, leve algo para comer, um chocolate, algo que lhe traga uma satisfação momentânea!
 
 

7 – Ingerência do tempo de prova

Um dos maiores erros dentre os examinandos da 1ª Fase da OAB é a ingerência em relação ao tempo de prova. Essa falta de monitoramento do tempo disponível pode resultar em diversas consequências: chutar questões sem ao menos ler o enunciado; deixar questões sem resposta por falta de tempo; se atrapalhar na transcrição de respostas para o caderno oficial ou pior, não ter tempo de fazê-lo.
 
Todos esses efeitos colaterais são consequências da ingerência do tempo de prova. E para ter maior controle do tempo disponível, não existe remédio, só a prática poderá lhe ajudar! Para isso, você precisa fazer simulados reais, com 80 questões e tempo cronometrado. Para isso, existem sites como o Prova da Ordem, especializado na aplicação de simulados para sua aprovação no Exame da OAB. Para mais detalhes sobre o site, clique aqui.
 
 

8 – Trocar a ordem de transcrição das respostas

Pode-se dizer que a troca da ordem na transcrição das respostas também é um efeito colateral da ingerência do tempo de prova, ou até mesmo da falta de planejamento. Mas, por esse erro ser tão impactante, optamos por tratá-lo em um tópico à parte.
 
Transcrever suas respostas para o caderno oficial deve ser considerado um procedimento imprescindível para sua aprovação.  Devido ao grau de concentração necessária e sua importância, você deve reservar pelo menos 20 minutos de dedicação exclusiva para essa atividade. De nada adianta você ter respondido a prova inteira com 100% de acerto, se não sobrar tempo para a transcrição de respostas; e não são poucos os examinandos que cometem esse grande erro! Mas o problema não se resume à ausência de transcrição.
 
A falta de concentração nessa atividade também pode resultar na transcrição errônea, algo que não pode ser consertado devido à impossibilidade de rasuras no caderno oficial de respostas. Esse é um dos detalhes que, por mera falta de atenção, podem definir sua reprovação no Exame da OAB.
 
 

Na luta pela Aprovação no Exame da OAB?/i>

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.
 
 

Deixe seu Comentário