Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Evite Vacilos na 1ª Fase OAB
Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo. Atuou como Juiz Mediador do Tribunal de Mediação e Arbitragem do RS - Professor de Direito Civil e Processo Civil em cursos preparatórios para Concursos (Exattus - Uruguaiana/RS e Cursos Elite - Itajaí/SC) e criador de conteúdo para Estudantes de Direito há mais de 8 anos.

Evite Vacilos na 1ª Fase OAB

Ao invés de ler toda matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

Poucos dias separam você do dia tão esperado: a prova de 1ª Fase do Exame de Ordem.

Não há dúvidas, a primeira etapa é a mais difícil de ser superada, motivo pelo qual o índice de reprovação é tão elevado.

Para aumentar sua possibilidade de aprovação, preparamos esse post que resume os 8 vacilos mais cometidos na prova objetiva do exame da OAB 😬.

Em suma, existem TRÊS grandes vilões que reprovaram milhares de examinandos nesses últimos exames que temos acompanhado:

  • A falta de PREPARO do examinando (começar a estudar somente a iminência da prova);
  • Desconhecimento de TÉCNICAS, MACETES e INFORMAÇÕES ESSENCIAIS para enfrentar a 1ª Fase;
  • Cometer VACILOS fatais na hora da prova.

A falta de preparo é algo que não há como contornar. Para conquistar sua aprovação, você precisa ter uma sólida rotina de estudos e ser muito diligente para conseguir abster de prazeres momentâneos em prol desse objetivo, ou seja, trocar a noitada com os amigos por um madrugadão com apostilas focadas na OAB!

Acreditamos que o tempo de preparação ideal para a 1ª fase do Exame de Ordem deve variar entre 3 a 6 meses.

Todavia, quanto antes você começar, melhor! E, caso você inicie sua preparação com menos tempo que isso, faça o melhor com o que você tem disponível.

O segundo grande vilão é relativamente fácil de ser contornado. Grande parte do Exame da OAB 1ª Fase é pura técnica! Isso mesmo.

Não se deixe enganar pela ilusão criada por cursinhos, de que assistindo a todas videoaulas disponíveis você conseguirá sua aprovação.

Ou seja, assistir videoaulas é apenas uma parte do processo e você precisará de mais do que isso para conquistar sua aprovação.

Como o objetivo da matéria de hoje é apresentar os vacilos que mais reprovam na 1ª fase, deixaremos apenas a indicação de algumas matérias interessantes sobre técnicas e informações essenciais para sucesso na prova objetiva:

O assunto desse post é apresentar os maiores VACILOS cometidos na prova de 1ª Fase do Exame de Ordem. Além de indicá-los, também iremos dar dicas sobre como contornar cada situação. Então vamos lá…

1 – Chegar atrasado ao local da prova

Você já imaginou o tamanho da frustração de uma pessoa que se prepara durante meses para a 1ª Fase e chega no dia da prova acaba chegando atrasada e PERDENDO a oportunidade de realizá-la?

Acredite se quiser, mas em todas as edições do Exame da OAB que acompanhei, SEMPRE tem um grupo de examinandos que acabam passando por isso, ficando completamente desolados.

Está no edital e não tem “jeitinho brasileiro”…. Os portões fecham às 13 h (horário de Brasília), e quem se atrasar PERDE A PROVA ⌛️!

Evite problemas, chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência e faça sua prova com tranquilidade!

2 – Perda de controle Emocional

O nervosismo faz parte de qualquer processo avaliativo. Todos ficam apreensivos na hora da prova, sem exceções 😬!

O que não pode ocorrer é se deixar levar ao ponto de perder o controle e prejudicar sua capacidade de raciocínio e discernimento.

Você precisa ter em mente que a prova é um obstáculo que separa sua formação de uma carreira de sucesso, mas não faça desse obstáculo uma montanha intransponível!

Sendo assim, encare a prova de forma leve, não a transforme em um monstro de sete cabeças e tenha confiança de que você pode sim vencê-la.

Caso você precise de algumas dicas sobre como melhorar seu controle emocional antes e durante a prova, acesse:

👉 Estresse pré-prova: Tática para Evitar o Descontrole Emocional

3 – Foco demasiado em 40 acertos

Um dos maiores erros dos examinandos da OAB é o foco demasiado no mínimo de acertos para superar a fase objetiva.

A nota de corte, atualmente, é de 40 acertos.

Apesar disso, se você deseja obter essa pontuação você deve se preparar para 60!

Outra coisa importante salientar é que você não espere pela condescendência da banca quando o assunto é anulação de questões.

A FGV tem feito vista grossa em relações às anulações na primeira fase.

Não importa quanto há apoio da comunidade jurídica para a anulação de uma questão, a FGV simplesmente não anula 😕.

Somente questões com erros grosseiros estão sendo anuladas e você não pode depender disso para conquistar sua aprovação.

Por isso, não fique na turma dos desesperados, com 37, 38 ou 39 acertos. Passe com folga e garanta sua aprovação!

Se você realmente deseja alcançar os 40 acertos, não despreze as demais 40 questões existentes em sua prova.

Para ilustrar, vale o jargão: “se você deseja acertar a lua, mire no sol; se errar o sol, pelo menos a lua você alcançará”.

Examinandos que vão para a prova com estratégias mirabolantes de questões contadas, sendo o excedente tratado com “chute aleatório”, geralmente são reprovados.

Em razão disso, não despreze nenhuma matéria, não negligencie nenhuma questão, todas são valiosas.

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

4 – Na dúvida, opte sempre pela primeira escolha!

Fiquem pasmos, mas um dado que tenho notado empiricamente dentre os examinandos da OAB é que: na dúvida entre duas alternativas, a primeira escolha geralmente é a que possui mais probabilidade de estar correta (ou pelo menos tem mais recorrência de estar).

Isso não possui nenhum dado estatístico ou estudo científico por trás…

Essa é apenas uma percepção que temos coletado empiricamente dentre os alunos do Curso Prova da Ordem.

Explicar o porquê ou como poderia existir uma correlação é algo muito difícil de atestar e nem seria nossa intenção nesse momento.

Fato é que em muitas questões você ficará em dúvida entre duas alternativas.

Possivelmente, numa primeira análise seus conhecimentos identificarão uma opção como sendo a melhor resposta, mesmo sem ter certeza disso.

Mas, talvez numa segunda análise você acabe mudando de ideia… Em casos como esse, geralmente a primeira opção é a correta.

Em casos como esse, acredite em sua primeira percepção 💡!

5 – Perda de concentração no desenrolar da Prova

A concentração é fundamental para sua aprovação no Exame de Ordem.

Além do tempo despendido normalmente para responder uma questão, sempre que você perde sua linha de raciocínio pode levar algum tempo para retomá-la.

Por isso, evite prestar atenção a qualquer coisa que aconteça ao seu redor.

Em todas as provas sempre há alguém comendo algo barulhento ou com algum desatino de ansiedade (batendo o pé no chão, na mesa ou fazendo qualquer outro barulho).

Busque fechar os olhos e ouvidos para tudo isso.

Seu tempo é curto e você deve manter a atenção unicamente em seu objetivo 🎯.

6 – Negligenciar um momento de pausa durante a Prova

O excesso sempre deve ser evitado, inclusive o excesso de concentração na prova.

Nosso cérebro costuma chegar ao seu ápice de desempenho até os 50 minutos de atenção, depois disso sua capacidade de raciocínio vai perdendo eficiência e eficácia.

Por isso, durante sua resolução, faça de 2 a 3 intervalos.

Vá até o banheiro, dê uma alongada e esvazie a mente.

Com 3 minutinhos você já consegue bons resultados no alívio do stress gerado durante a prova, além de recuperar a plenitude de sua capacidade de raciocínio.

Se possível, leve água e algo para comer, preferencialmente um chocolate ou outra fonte de açúcar para garantir que seu cérebro terá combustível suficiente para aguentar a maratona da prova.

👉 Alimentação voltada para melhor rendimento no Exame da OAB

7 – Ingerência do tempo de prova

Um dos maiores erros dentre os examinandos da 1ª Fase da OAB é a ingerência em relação ao tempo de prova ⏱.

Essa falta de monitoramento do tempo disponível pode resultar em diversas consequências: chutar questões sem ao menos ler o enunciado; deixar questões sem resposta por falta de tempo; se atrapalhar na transcrição de respostas para o caderno oficial ou pior, não ter tempo de fazê-lo.

Ou seja, todos esses efeitos colaterais são consequências da ingerência do tempo de prova.

Para ter maior controle do tempo disponível, não existe remédio, só a prática poderá lhe ajudar!

Para isso, você precisa fazer simulados reais, com 80 questões e tempo cronometrado.

Para isso, existem Plataformas de Questões Comentadas como a do Curso Prova da Ordem, especializadas na aplicação de simulados e resolução de questões para sua aprovação no Exame da OAB.

8 – Trocar a ordem de transcrição das respostas

É possível afirmar que a troca da ordem na transcrição das respostas também é um efeito colateral da ingerência do tempo, ou até mesmo da falta de estratégia para resolução da prova.

Mas, por esse erro ser tão impactante, optamos por tratá-lo em um tópico à parte.

Transcrever suas respostas para o caderno oficial 📝 deve ser considerado um procedimento imprescindível para sua aprovação. 

Devido ao grau de concentração necessária e sua importância, você deve reservar pelo menos 20 minutos de dedicação exclusiva para essa atividade.

De nada adianta você ter respondido toda prova com 100% de acerto, se não sobrar tempo para a transcrição de respostas; e não são poucos os examinandos que cometem vacilo!

Mas o problema não se resume à ausência de transcrição.

A falta de concentração nessa atividade também tem como resultado a transcrição errônea, algo que não pode ser consertado devido à impossibilidade de rasuras no caderno oficial de respostas.

Ou seja, marcou errado, não há o que fazer a respeito 😨.

Esse é um dos detalhes que, por mera falta de atenção, podem definir sua reprovação no Exame da OAB.

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.