Como estudar para a OAB do zero?

Como estudar para a OAB do zero?

Como Estudar para OAB do zero

Você resolveu se tornar advogado e precisa passar no Exame de Ordem. No entanto, não sabe como estudar para a OAB do zero. Existe um ponto de partida? Como começar uma preparação? É mais fácil do que parece!

1. Comece avaliando seus conhecimentos

Para escolher um caminho, você deve avaliar o seu ponto de partida. Por isso, ao se perguntar como estudar para a OAB do zero, pense primeiramente em avaliar seus conhecimentos

Pegue as últimas provas do exame e as resolva para saber seu desempenho. Não desanime caso se depare com poucos acertos, porque você está iniciando os estudos. Com o tempo, notará que existem padrões na prova, assuntos mais cobrados e outras questões relevantes. 

Deixe seu ego de lado e se avalie. Aproveite também para anotar em quais matérias estão suas maiores deficiências. Isso será bem importante.

2. Escolha suas fontes de estudo de acordo com seu nível e seu tempo disponível

A partir da avaliação do estado atual, o candidato começa a pensar em como estudar para a OAB do zero. E a melhor maneira é definir as fontes de estudo conforme seu nível e seu tempo disponível. 

Se você tem bastante tempo, poderá ler apostilas mais densas. No entanto, a regra é não ter tantas horas disponíveis. O ideal é otimizar o tempo com apostilas focadas em questões e assuntos mais cobrados na prova. Escolha materiais atualizados, coerentes com o edital da prova e feitos por especialistas.

Além das apostilas, é interessante ter um Vade Mecum, que com o tempo será turbinado. A doutrina, para a 1a etapa, não é tão relevante, ok? Ela costuma ser bastante profunda, o que não é o foco da etapa objetiva. Pense que boa parte das 80 questões da prova objetiva é basicamente “letra de lei”.

Por fim, pense em ter o auxílio de um bom curso preparatório para a OAB. Ele basicamente resolve todas essas questões, pois apresenta material confiável e atualizado, além de um ótimo roteiro de estudos conforme seu tempo.

3. Utilize a melhor metodologia de estudo

Como estudar para a OAB do zero sem metodologia? Impossível. O Exame de Ordem tem uma dinâmica própria que deve ser considerada na hora da preparação. 

O primeiro ponto é pensar que não existe concorrência. O candidato deve alcançar a pontuação mínima para ser aprovado, e só. Isso significa que ele depende somente de si para tirar a carteira da OAB. Portanto, sua metodologia deve ser bem precisa.

Considerando o tempo que você tem, pode até querer ler uma doutrina, por exemplo. Ou assistir à aula sobre determinada matéria e consultar a legislação correspondente na sequência. Mas, novamente, ressaltamos que você precisaria de muito tempo para isso. Não à toa, mencionamos o auxílio do curso preparatório, que já pensa em todas essas questões.

Diante disso, qual seria a metodologia mais adequada? Além de ter bons resumos para reforçar o que foi aprendido, fazer questões comentadas. Existem pesquisas científicas que apontam a resolução de questões como a melhor técnica de estudos.

Portanto, use e abuse desse recurso. O Curso Prova da Ordem possui uma plataforma de questões focadas na OAB!

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

4. Tenha disciplina ao aprender como estudar para a OAB do zero

Por fim, para aprender a como estudar para a OAB do zero, tenha disciplina. O processo de aprendizado demanda método, um roteiro de estudos e muito esforço. Para ser eficiente, ele deve ser combinado com outros elementos que prezam pelo bem-estar. Atividades físicas, boa alimentação e sono satisfatório são aliados da concentração e dos estudos, não se esqueça disso.

Se o estudante não tem disciplina, seu ânimo vai embora rapidamente, comprometendo a aprovação. Siga o roteiro traçado, obedecendo ao planejamento quanto às horas de estudo e descanso. Faça o que tem que ser feito, independentemente da sua vontade em determinado dia. Seja fiel à disciplina para ter sucesso no final. 

Quer aprender a como estudar para a OAB do zero? Siga nossas dicas. Avalie seu conhecimento e o tempo disponível para estudo, escolha as melhores fontes e a metodologia mais adequada. E, claro, persista. Quanto melhor for sua preparação, maiores suas chances de aprovação.
Fique por dentro de outras dicas no blog do curso Prova da Ordem!