Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Como Estudar para OAB do zero

por

Como estudar para a OAB do zero?

Você resolveu se tornar advogado e precisa passar no Exame de Ordem. No entanto, não sabe como estudar para a OAB do zero. Existe um ponto de partida? Como começar uma preparação? É mais fácil do que parece!

1. Comece avaliando seus conhecimentos

Para escolher um caminho, você deve avaliar o seu ponto de partida. Por isso, ao se perguntar como estudar para a OAB do zero, pense primeiramente em avaliar seus conhecimentos

Pegue as últimas provas do exame e as resolva para saber seu desempenho. Não desanime caso se depare com poucos acertos, porque você está iniciando os estudos. Com o tempo, notará que existem padrões na prova, assuntos mais cobrados e outras questões relevantes. 

Deixe seu ego de lado e se avalie. Aproveite também para anotar em quais matérias estão suas maiores deficiências. Isso será bem importante.

2. Escolha suas fontes de estudo de acordo com seu nível e seu tempo disponível

A partir da avaliação do estado atual, o candidato começa a pensar em como estudar para a OAB do zero. E a melhor maneira é definir as fontes de estudo conforme seu nível e seu tempo disponível. 

Se você tem bastante tempo, poderá ler apostilas mais densas. No entanto, a regra é não ter tantas horas disponíveis. O ideal é otimizar o tempo com apostilas focadas em questões e assuntos mais cobrados na prova. Escolha materiais atualizados, coerentes com o edital da prova e feitos por especialistas.

Além das apostilas, é interessante ter um Vade Mecum, que com o tempo será turbinado. A doutrina, para a 1a etapa, não é tão relevante, ok? Ela costuma ser bastante profunda, o que não é o foco da etapa objetiva. Pense que boa parte das 80 questões da prova objetiva é basicamente “letra de lei”.

Por fim, pense em ter o auxílio de um bom curso preparatório para a OAB. Ele basicamente resolve todas essas questões, pois apresenta material confiável e atualizado, além de um ótimo roteiro de estudos conforme seu tempo.

3. Utilize a melhor metodologia de estudo

Como estudar para a OAB do zero sem metodologia? Impossível. O Exame de Ordem tem uma dinâmica própria que deve ser considerada na hora da preparação. 

O primeiro ponto é pensar que não existe concorrência. O candidato deve alcançar a pontuação mínima para ser aprovado, e só. Isso significa que ele depende somente de si para tirar a carteira da OAB. Portanto, sua metodologia deve ser bem precisa.

Considerando o tempo que você tem, pode até querer ler uma doutrina, por exemplo. Ou assistir à aula sobre determinada matéria e consultar a legislação correspondente na sequência. Mas, novamente, ressaltamos que você precisaria de muito tempo para isso. Não à toa, mencionamos o auxílio do curso preparatório, que já pensa em todas essas questões.

Diante disso, qual seria a metodologia mais adequada? Além de ter bons resumos para reforçar o que foi aprendido, fazer questões comentadas. Existem pesquisas científicas que apontam a resolução de questões como a melhor técnica de estudos.

Portanto, use e abuse desse recurso. O Curso Prova da Ordem possui uma plataforma de questões focadas na OAB!

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

4. Tenha disciplina ao aprender como estudar para a OAB do zero

Por fim, para aprender a como estudar para a OAB do zero, tenha disciplina. O processo de aprendizado demanda método, um roteiro de estudos e muito esforço. Para ser eficiente, ele deve ser combinado com outros elementos que prezam pelo bem-estar. Atividades físicas, boa alimentação e sono satisfatório são aliados da concentração e dos estudos, não se esqueça disso.

Se o estudante não tem disciplina, seu ânimo vai embora rapidamente, comprometendo a aprovação. Siga o roteiro traçado, obedecendo ao planejamento quanto às horas de estudo e descanso. Faça o que tem que ser feito, independentemente da sua vontade em determinado dia. Seja fiel à disciplina para ter sucesso no final. 

Quer aprender a como estudar para a OAB do zero? Siga nossas dicas. Avalie seu conhecimento e o tempo disponível para estudo, escolha as melhores fontes e a metodologia mais adequada. E, claro, persista. Quanto melhor for sua preparação, maiores suas chances de aprovação.
Fique por dentro de outras dicas no blog do curso Prova da Ordem!

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.