Estudo científico revela a melhor técnica de estudo para OAB

Estudo científico revela a melhor técnica de estudo para OAB

Estudo científico revela melhor técnica de estudo para OAB

Você sabia que existe uma melhor técnica de estudo para OAB? Diversos cursos preparatórios tentarão “puxar sardinha” para o próprio lado, é verdade. Mas há pesquisas que comprovam o método mais eficiente de aprendizagem. Veja a seguir!

Por que conhecer a melhor técnica de estudo para OAB?

O Exame de Ordem é um dos maiores desafios de ingresso nas carreiras jurídicas para os bacharéis recém-formados em Direito. O índice de aprovação inferior a 20% no exame não surpreende quem está por dentro de como funciona o certame. 

Em outras palavras, a prova é muito difícil. O bacharel em Direito que almeja a aprovação precisa estar muito bem preparado. Em virtude do baixo índice de aprovação, a identificação de novas técnicas de estudo passa a ser fundamental. Elas podem resultar em melhor desempenho para os examinandos – e por isso essa busca tornou-se uma constante entre faculdades e cursos preparatórios para a OAB.

As técnicas mais utilizadas até então eram assistir aulas presenciais, ler a lei seca ou as apostilas. Mas elas já não geram os mesmos resultados que antes; e o examinando que deseja a aprovação rápida precisa buscar algo a mais. Por isso, conhecer a melhor técnica de estudo para OAB é primordial.

Qual é a melhor técnica de estudo para OAB?

Vamos considerar um recente estudo científico publicado pela revista Psychological Science in the Public Interest. A pesquisa identificou a resolução de questões como uma das técnicas mais eficientes de preparação.

Para quem já possui certa noção sobre o processo de ensino e aprendizagem, não há nenhuma grande novidade. Essa prática já é bastante difundida. No entanto, o estudo vai além, para a surpresa da comunidade científica de pedagogia. Ele demonstra quantitativamente que a aprendizagem com base na resolução de questões é duas vezes mais eficiente em comparação com outras técnicas.

Por que a resolução de questões é a técnica mais adequada para o Exame de Ordem?

A partir da informação do estudo, vamos analisar as características do Exame de Ordem:

  • A prova é aplicada por uma banca específica, com um perfil determinado.
  • O certame é realizado três vezes ao ano e fatalmente repete assuntos.

Nesse contexto, a resolução de questões apresenta-se como uma técnica indispensável para quem deseja uma aprovação rápida no certame. A melhor técnica de estudo para OAB é, sem dúvidas, a resolução de questões.

No entanto, isso não significa, necessariamente, que outras técnicas devam ser excluídas do processo. Para tirar o melhor proveito da preparação, o examinando não deve utilizar uma técnica única de estudo.

Um processo de preparação eficiente é resultante de um método sistemático. Nele, diversas técnicas de aprendizagem são utilizadas, visando a obter um maior grau de entendimento e fixação do conhecimento desejado.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Caso real

Ainda precisa se convencer de que a resolução de questões é a melhor técnica de estudo para OAB? Conheça então o caso da Thays Castro Guimarães, estudante rondoniense de 18 anos do segundo período de Direito. Ela passou no exame da OAB em sua primeira tentativa.

Para alcançar essa proeza, Thays estruturou seu roteiro de estudos em duas etapas. Como estudante do segundo período, ela não tinha aproveitado como deveria quase nenhuma das disciplinas que são cobradas no exame.

Na primeira fase, estudou durante apenas três meses, utilizando provas da OAB de edições anteriores e o Estatuto da OAB. Vale lembrar que o Estatuto da OAB é a disciplina que ocupa o maior número de questões na prova e que apresenta o conteúdo menos extenso.

Na prova prático-profissional, ela conta que focou seu estudo: 1) no direito material da disciplina escolhida; e 2) na estruturação de peças prático-profissionais. Para mais detalhes sobre a história da Thays, clique aqui.

O curso Prova da Ordem

Além do relato da Thays, no curso Prova da Ordem confirmamos a eficácia da resolução de questões como melhor técnica de estudo para OAB. A cada edição, recebemos depoimentos de aprovados que fizeram uso dessa técnica utilizando nossa Plataforma de Questões Comentadas para OAB.

O site foi criado para estabelecer uma abordagem multidisciplinar e eficiente de aprendizagem. Essa abordagem é baseada na resolução de questões de provas oficiais da OAB. Além da plataforma, concebemos os cursos de preparação a partir da experiência e vivência de Ricardo Lezana (ex-professor universitário da UFSC e fundador do curso Prova da Ordem).

Em nossos cursos, reunimos diversas técnicas de estudo, como videoaulas, apostilas e resumos. Além disso, aplicamos testes para fixar e mensurar a aprendizagem.

Assim, a melhor técnica de estudo para OAB, segundo pesquisas, é a resolução de questões. Um recente estudo comprovou que ela é duas vezes mais eficiente em comparação com as demais técnicas. Que tal aproveitá-la em sua preparação? Confira em nosso blog outras dicas de aprovação no Exame de Ordem!

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado