Melhore seu Desempenho em Provas Objetivas

Melhore seu Desempenho em Provas Objetivas

desempenho em provas objetivas

Você já ouviu falar do Prof. Pierluigi Piazzi?

 
Se sim, ótimo. Senão, ele é um especialista em Neurociência da aprendizagem (ou neuroaprendizagem), que de forma simplificada significa “Aprender como o cérebro aprende”. Através deste entendimento, é possível direcionar melhor os seus esforços e, com isso, aprender mais e melhor.
 
Nesta publicação, tomando por base uma das palestras do ilustríssimo Professor Pierluigi, além de ensinamentos da sua obra intitulada “Aprendendo Inteligência”, logo abaixo trago 3 dicas que irão lhe proporcionar maior lucidez na hora de estudar e aprender.

1 – Aprendizado não é instantâneo

Seu cérebro seu maravilhoso cérebro, é capaz de se tornar cada vez mais inteligente, desenvolvendo cada vez mais habilidades e conhecimentos. Porém, o processo é lento e nada no mundo pode acelerá-lo.Prof. Pierluigi Piazzi

 
É compreensível que você queira aprender rápido, mas a cognição não acontece de uma hora para outra. Embora você encontre um vasto conteúdo sugerindo esta possibilidade, isto não condiz com a realidade e nem com o que constata a Neurociência da aprendizagem. O conhecimento e a inteligência são construídos aos poucos, gradativamente, um passo de cada vez. Para que as informações verdadeiramente sejam fixadas em sua memória, é preciso paciência.
 
O que você estuda hoje passa necessariamente pela sua memória de curto prazo e, posteriormente, à memória de longo prazo. E, finalmente, pode ser considerado como conteúdo aprendido e pronto para lhe ser útil no momento da prova.
 
Vale destacar, ainda, que a inteligência trata-se de um multi-conceito, não possuindo um sentido único, e tem sido interpretada “de muitas formas diferentes, tal como em termos da capacidade de alguém/algo para lógica, abstração, memorização, compreensão, autoconhecimento, comunicação, aprendizado, controle emocional, planejamento e resolução de problemas.” [Fonte]
 
Por esta razão, vale o reforço da importância de se ter um cronograma de estudos (planejamento) do que se pretende estudar a cada dia para que seja feita a cognição adequada e que sejam desenvolvidos todos os atributos que compõe a inteligência.

2 – Estudar mais não significa Aprender mais

Estudo não é uma questão de quantidade, mas de qualidade. Você não deve estudar mais, deve estudar melhor.Prof. Pierluigi Piazzi

 
Você escuta aquele seu amigo comentando que estuda 15 horas por dia e pensa “Esse já passou de certeza!” e, consequentemente, se você tem pouco tempo para estudar, acredita que tem menos chances que ele. Mas a matemática não é exatamente essa. O Prof. Pierluigi destaca que a qualidade do tempo dedicado aos estudos é mais importante do que o número de horas.
 
Para manter o nível de concentração adequado, é importante que você melhore a gestão do seu tempo durante os estudos. Concentração é requisito indispensável para uma boa cognição.
 
Portando, aprimore-se para que cada minuto que você tenha disponível para estudar, renda o máximo possível, independente do quanto seja.

3 – Desafie-se: Aprenda sozinho

Por incrível que possa parecer, é mais importante o tempo que você passa estudando sozinho do que aquele que passa assistindo às aulas.Prof. Pierluigi Piazzi

 
Ao encontro da proposta do Portal Prova da Ordem, o Prof. Pierluigi enfatiza que apenas assistir às aulas não é suficiente para melhorar seu aprendizado e resultado nos exames realizados. A realização de exercícios para estimulação do cérebro é essencial para ampliar seus conhecimentos.
 
Resolver provas anteriores do Exame de Ordem, por exemplo, fará você sentir na prática a evolução do seu aprendizado, possibilitando que você desenvolva o autodidatismo, e consiga ajustar melhores práticas de estudo através da constatação empírica dos resultados conquistados.
 
Para melhores resultados, a dica do Prof. Pierluigi é que você estude por conta própria de forma ATIVA, ou seja, tomando as rédeas da busca pelo conhecimento, na contramão do método PASSIVO defendido por grande parte dos cursinhos, onde os estudantes sentam na frente do computador para assistir videoaulas, sem dar os estímulos necessários para o cérebro trabalhar de verdade.
 
 

Monitore sua preparação para o Exame da OAB

Sempre há aqueles que preferem reinventar a roda e isso é um fato incontestável. Por mais que outras pessoas já tenham esgotado essa primordial invenção, tem gente que prefere inventá-la por conta própria, perdendo o foco naquilo que realmente importa. Caso você não tenha tempo a perder, gostaríamos de propor a utilização de uma ferramenta excelente para monitoramento de sua preparação para Exame de Ordem, levando em consideração justamente o tema central deste artigo, o MAPEAMENTO de competências / conhecimentos para sua aprovação.
 
Para que você possa otimizar seu tempo de estudo através da resolução de questões com acompanhamento de seu desempenho médio em cada matéria, gostaríamos de apresentar os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Para seu melhor entendimento sobre alguns recursos do site, apresentamos as imagens a seguir, ilustrando como nosso sistema monitora seu aproveitamento médio por disciplina.
 
 

Gráfico monitoramento de desempenho médio por matéria

 
Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.

Breve Biografia

Pierluigi Piazzi foi professor de um dos maiores cursinhos pré-vestibulares de São Paulo. Formado em física pela Universidade de São Paulo, viajou por mais de 10 anos pelo Brasil visitando centenas de escolas para ministrar palestras para alunos, pais, professores e coordenadores, ensinando como os erros comuns ao viciado processo de ensino brasileiro podem ser evitados. Fonte Biografia: Editora Aleph
 
Nota: O Professor Pierluigi Piazzi, infelizmente, faleceu no dia 22/03/2015. Deixando um vasto e riquíssimo legado de palestras, aulas e ensinamentos que, com toda a certeza, continuarão influenciando muitos estudantes. Para sempre será lembrado. Fica a homenagem da Equipe do Prova da Ordem.