Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

prova-da-ordem-como-estudar-atraves-de-questoes-comentadas

por

Questões comentadas da OAB: Saiba como estudar!

Estudar com questões comentadas da OAB é importante para o estudante fixar o conteúdo antes da prova. É também o melhor método para quem está há algum tempo parado nos estudos. Ou ainda para quem não tem tempo disponível para cursos de longa duração.

Esse estudo deve ser aplicado em conjunto com outra metodologia para potencializar sua eficácia. Mas será que existe alguma forma de estudar por meio de questões comentadas da OAB?

Veja a seguir nossas dicas!

Questões comentadas da OAB: Estude de forma planejada

Seja qual for o tipo de estudo pelo qual você optou, deve existir um planejamento em sua preparação. Um roteiro de estudos para o Exame da Ordem é essencial para você organizar sua rotina.

Mais do que isso, é o que otimizará seus estudos das inúmeras disciplinas da 1a fase. Aliás, no seu plano de estudos, você deve inserir um tempo para realizar as questões comentadas da OAB. Isso traz mais agilidade, organização e foco

Outro ponto importante do planejamento é conhecer os assuntos mais cobrados na prova da OAB. Existem temas que compõem a espinha dorsal da avaliação. Se você investe em questões comentadas desses assuntos, seus acertos aumentam bastante!

A partir do momento que você conhece os temas mais cobrados, pode se planejar melhor. Lembre-se de que são 80 questões de múltipla escolha na 1a fase, separadas em 17 matérias. É impossível estudar tudo profundamente, mas entender os padrões e as probabilidades ajuda muito.

Priorize questões da FGV

O estudo de questões comentadas da OAB é mais eficiente quando você foca a banca organizadora. Na prova da ordem, a banca é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

E por que é mais eficiente? Porque, ao conhecer a banca, você se familiariza com o estilo de prova, algo fundamental para organizar sua rotina de estudos. Para que estudar jurisprudência se uma banca só cobra lei seca? Não faz sentido.

Assim, se você quer otimizar os estudos, entenda a forma de cobrança da FGV. É uma banca que cria questões multidisciplinares. Uma questão de Direito Constitucional pode também envolver o ECA, por exemplo.

Portanto, separe questões comentadas da banca e mergulhe nos exercícios tentando conectar matérias.

Faça a questão e justifique antes de ver os comentários

1) Fazer a questão; 2) conferir o gabarito; 3) justificar sua escolha; 4) olhar os comentários. Esses são os passos para quem quer tirar o máximo na hora de fazer questões comentadas da OAB. 

Muita gente lê o comentário de uma questão antes mesmo de pensar sua resposta. É mais fácil (e também mais preguiçoso), mas na hora da prova não tem comentário. Você precisa se esforçar para criar um pensamento ativo. A passividade não é uma boa opção para passar na OAB.

O esforço cognitivo é positivo para fixar informações e estruturar a memória de longo prazo. Tentar os atalhos diminui seu esforço, prejudicando a retenção do conteúdo. Por isso, ainda que seja mais trabalhoso, justifique sua resposta. Se precisar, consulte suas fontes de estudos. Dessa forma, você consegue fixar o conteúdo com mais intensidade. 

Tenha ajuda de um bom site de questões comentadas da OAB

Além dessas dicas para estudar por meio de questões comentadas da OAB, falta a principal: ter um bom site para realizá-las. Esse método popular é incrível, como demonstramos, mas você não pode perder tempo procurando provas anteriores. Ou gastar horas organizando questões por temas.

O mais prático é ter acesso a uma plataforma que ajuda o estudante a se preparar por meio de questões comentadas. Nela, você pode:

  • estudar conforme seu planejamento de disciplinas;
  • reforçar as matérias em que tem mais dificuldade;
  • otimizar seus estudos. 

É, sem dúvida, um dos métodos de preparação obrigatórios para a prova. E melhor ainda se ele está organizado e sistematizado em uma plataforma própria para esse fim!

Estudar por meio de questões comentadas da OAB é um dos métodos mais eficazes. Ele contribui para fixar o conteúdo e conhecer o estilo das questões. Para otimizar seu tempo, planeje-se e priorize questões da FGV. Ah, e justifique sua resposta antes de ler os comentários e use um bom site de questões!
Veja outras dicas de preparação para a prova em nosso blog!

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.