Como controlar a ansiedade para a prova da OAB?

Como controlar a ansiedade para a prova da OAB?

Você sabe como controlar a ansiedade para a prova da OAB? Na hora da preparação, essa sensação pode atrapalhar seu desempenho, e na hora da prova, pode comprometer sua aprovação
Por isso, mesmo que seja difícil, é fundamental gerenciar esse sentimento. Se você está se sentindo ansioso(a), veja como controlar a ansiedade para a prova da OAB!

O que é a ansiedade nos estudos?

A ansiedade é uma sensação muito prejudicial nos estudos. Ela tira o foco do(a) candidato(a), que passa a ter dificuldade em absorver os conteúdos. E no que consiste a ansiedade? Existem alguns indícios para ficar de olho, como:

  • aumento dos batimentos cardíacos;
  • tensão excessiva e preocupação constante;
  • respiração ofegante, tremores nas mãos ou nas pernas;
  • problemas com concentração, inquietação e irritabilidade.

Percebe como são sensações ruins na hora dos estudos? É provável que esse sentimento te faça desanimar ou desistir de se dedicar. Mas é preciso saber como controlar a ansiedade para a prova da OAB. Existem formas de driblá-la ao estudar, e tudo se baseia em exercitar a mente para que ela não te domine.

Como controlar a ansiedade para a prova da OAB?

Se você ainda não sabe como controlar a ansiedade para a prova da OAB, apontamos a seguir algumas dicas de ouro!

Adote boas práticas de saúde física e mental

Alimentar-se bem, fazer coisas de que gosta e cuidar da saúde é importante em qualquer contexto. No entanto, criar uma rotina com boas práticas é fundamental para lidar com a ansiedade ao estudar. Veja algumas dicas sobre como controlar a ansiedade para a prova da OAB com boas práticas de saúde física e mental:

  • Mantenha uma atitude positiva: estudar para a OAB é um período difícil e preocupante porque você quer a aprovação. Mas tente se manter confiante durante a preparação e lembre-se sempre de que existem várias provas em um mesmo ano.
  • Técnicas de controle da respiração: são boas para relaxar, manter a calma, desacelerar os batimentos cardíacos e diminuir a ansiedade. Tente o 4x4x4 (4 segundos inspirando, 4 segurando e 4 expirando).
  • Atividades de lazer e bem-estar: seus hobbies devem ter lugar em sua rotina de estudos, por mais pesada que ela seja. Eles te ajudam a relaxar e proporcionam momentos de prazer.
  • Pratique exercícios físicos: o exercício físico reduz o estresse e a ansiedade, estimula a concentração, a memória e o raciocínio.
  • Durma bem: manter uma rotina de sono ajuda qualquer pessoa a dormir bem e a relaxar para as atividades do dia seguinte. 
  • Descanse: o descanso e as pausas na rotina de estudos são essenciais para encontrar um equilíbrio na preparação.

Faça uma boa preparação

A preparação é uma ótima maneira de aprender como controlar a ansiedade para a prova da OAB. Isso porque as boas práticas no cotidiano não são suficientes. É preciso ter uma rotina de estudos, o ponto de partida para um excelente aprendizado

Quanto mais um(a) candidato(a) se preparar, mais seguro(a) se sentirá na hora da prova. O medo do desconhecido é um dos motivos da ansiedade; e, quanto mais você sabe, menor o receio. 

Para fazer uma preparação adequada, conheça bem o edital, as questões mais recorrentes, e pratique bastante. Vários métodos de estudos podem ser combinados, como fazer questões comentadas e estudar lei seca.

Seja como for, foque a preparação! Se ela for adequada, pode relaxar na véspera da prova. Se possível, conheça o local do exame antes para diminuir a ansiedade e simule o dia da prova.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Concentre-se no momento presente

Você está fazendo uma boa preparação e adotou várias práticas saudáveis em sua rotina. Isso é excelente e um passo importante para ter êxito no exame. Mas quer saber como controlar a ansiedade para a prova da OAB e em qualquer momento da vida?

Tente se concentrar no momento presente! Manter sua mente atenta ao que você está fazendo hoje é importante para não projetar futuros. O foco quando falamos de OAB é, claro, a aprovação. Então, qual é o objetivo de se imaginar fracassando? Nenhum. Pode se imaginar comemorando a aprovação? Claro.

Seja qual for o resultado, o seu próximo passo é o mais importante. Na preparação para uma prova, o próximo passo é sempre o dia seguinte de estudos. Aos poucos, você chega lá.

Saber como controlar a ansiedade para a prova da OAB é muito importante. Pessoas muito ansiosas se distraem facilmente e apresentam sintomas incômodos. O melhor é fazer uma preparação de qualidade, adotar boas práticas de saúde física e mental e se concentrar no HOJE. Com isso, você terá maior produtividade nos estudos e obterá uma nota melhor no exame.

Acompanhe o blog do curso Prova da Ordem para ter outros bons insights para sua aprovação!