10 mandamentos para passar na 2a fase da OAB

10 mandamentos para passar na 2a fase da OAB

A 1a fase, com 80 questões e 17 disciplinas, foi vencida. Você alcançou, no mínimo, 50% de acertos para seguir no certame. Para obter sua aprovação, é preciso se aprofundar nos estudos. Pensando nisso, separamos 10 mandamentos para passar na 2a fase da OAB. Vamos lá?

10 mandamentos para passar na 2a fase da OAB

A 2a fase da OAB é composta por quatro questões discursivas e uma peça processual. Apesar da afinidade com a disciplina, trata-se de uma etapa bem complexa. O conhecimento exigido é mais profundo e específico. Por isso, é interessante buscar uma preparação mais completa, como esses 10 mandamentos para passar na 2a fase da OAB.

1. Treine peças e questões comentadas

Quando o candidato vai para a 2a fase, é comum vermos ele se debruçar sobre a peça processual. No entanto, isso consiste numa prática bem prejudicial para o aluno; negligenciar o estudo das questões pode ser o caminho da reprovação.

É importante estudar peças e questões na mesma intensidade. Afinal, se você zerar as questões, não passará na prova. Por isso, treine a 2a etapa por completo.

2. Estude com material atualizado

Até a publicação do edital, eventuais modificações legislativas podem ser cobradas na sua prova. Isso significa também as novas súmulas dos tribunais, que costumam cair na 2a fase da OAB. 

Portanto, um dos mandamentos para passar na 2a fase da OAB é estudar com material atualizado. Seu Vade Mecum de 2022, por exemplo, traz súmulas do ano passado. Se uma nova súmula foi publicada, procure a atualização.

3. Acostume-se com o material que levará para a prova

Seguindo a ideia da atualização do material, é fundamental ter intimidade com ele. Na hora da 2a etapa, você poderá consultar o seu Vade Mecum. Familiarizar-se com ele ajudará a ter maior produtividade na prova. O ponto importante na consulta é saber usar bem o índice remissivo.

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado

4. Faça simulados

Os simulados da 2a fase são importantes para você treinar as questões, mas também para aprender a gerenciar o tempo. Você terá 5 horas para fazer quatro questões discursivas e uma peça processual. Separar 1 hora para cada questão não é tão interessante, porque você pode gastar mais tempo na peça. Para saber isso, realizar os simulados é o melhor caminho. 

5. Simule também as condições da hora da prova

Escrever à mão, usar o banheiro, fazer uma pausa para o lanche. Tudo isso acontece na hora da prova. Por isso, um dos mandamentos para passar na 2a fase da OAB é simular o dia do exame. 

Pegue a prova passada da disciplina escolhida, avise aos demais moradores da casa para não interromperem, e mãos à obra. Coloque 5 horas no relógio e simule todas as condições do teste. Inclusive, claro, a escrita à mão.

6. Tenha cuidado com seu pré-prova

O descanso é parte importante da preparação. Portanto, descansar na noite anterior e se alimentar bem é fundamental para um bom desempenho na prova. Para tanto, você precisa saber como lidar com a ansiedade nos dias que antecedem o exame. É uma boa maneira de permanecer tranquilo e disposto.

7. Planeje-se para chegar com antecedência ao local de prova

Uma das formas de controlar a ansiedade é fazer tudo com calma. Para nós, um dos mandamentos para passar na 2a fase da OAB consiste em chegar com antecedência ao local. Considere o horário oficial de Brasília e esteja lá 1h30 antes do início da prova. 

8. Responda às questões mais fáceis primeiramente

Na primeira leitura da prova, você já terá uma noção das questões. Caso você considere alguma delas simples, responda logo. Na sequência, faça a peça e volte às demais questões.

9. Grife os termos jurídicos no enunciado da peça e das questões

Passada a primeira leitura, você já se acalmou um pouco. Nesse momento, entra em cena um dos mais importantes mandamentos para passar na 2a fase da OAB: circule os termos jurídicos que encontrar no enunciado.

Esses termos são seu guia para o índice remissivo do Vade Mecum. É lá que você encontrará a fundamentação jurídica das questões.

10. Não deixe nada em branco

Finalizando nossos mandamentos para passar na 2a fase da OAB, não deixe nada em branco. Qualquer coisa que você souber sobre a questão pode valer 0,25 ponto. Parece pouco, mas fará diferença na sua pontuação final.

Os mandamentos para passar na 2a fase da OAB são dicas práticas para você ter o máximo desempenho nessa etapa. Simulados, questões comentadas e uso eficiente do material são alguns deles.

Que tal conhecer nosso roteiro de estudos para a aprovação na 2a fase do Exame de Ordem?