Como identificar a hora certa de dar uma pausa nos estudos?

Como identificar a hora certa de dar uma pausa nos estudos?

como-identificar-a-hora-certa-de-dar-uma-pausa-nos-estudos

A pausa nos estudos é uma prática saudável na rotina de estudantes. Durante o dia, o descanso é fundamental para manter o bem-estar e a produtividade. Ao longo das semanas, é o que traz equilíbrio para as vidas pessoal e profissional. 

Mas como identificar a hora certa de dar uma pausa nos estudos? Há muitos motivos que justificam esse tempo, e você deve conhecê-los antes de tomar uma decisão. Confira!

Pausa nos estudos por cansaço mental

Está sentindo que seu cérebro não consegue mais absorver os conteúdos do edital da OAB? Seu rendimento caiu consideravelmente após 5 horas na frente do notebook? É tempo de dar uma pausa nos estudos!

O cansaço mental é um dos motivos que prejudicam a qualidade dos estudos. Após horas estudando, é normal que o cérebro se canse daquela atividade. Para manter a eficiência da rotina, a pausa é fundamental. Mas quando pausar?

Bom, os limites são bem individuais, e cada pessoa tem um ritmo de estudo. Existem pesquisas que apontam que nosso rendimento diminui após 50 minutos de atenção a uma atividade. Depois disso, é importante dar uma pausa de 10 a 20 minutos.

De acordo com a técnica Pomodoro, é interessante fazer 4 ciclos de estudos: 25 minutos de estudo e 5 minutos de pausa. Ao final do quarto ciclo, a pausa será de 15 minutos, e tudo recomeça. Para saber a melhor forma de dar uma pausa nos estudos por cansaço mental, conheça seus limites.

Pausa para restaurar a harmonia da vida: é preciso equilíbrio, mas os sacrifícios fazem parte desse momento

A pausa nos estudos para restaurar a harmonia deve ser sábia. É fato que ela virá em algum momento da sua vida. É algo comum para concurseiros que ficam anos estudando para uma prova, por exemplo. E ela pode aparecer também para você nos seus estudos para a OAB.

O ideal para cada pessoa é encontrar o equilíbrio entre os estudos, a vida social e a vida profissional. Isso inegavelmente traz bem-estar e qualidade de vida. No entanto, é preciso ter cuidado nesse momento. Algumas pessoas não querem abrir mão de sair todo final de semana porque a vida social faz parte da rotina. 

Ela faz parte da rotina, sim, mas há circunstâncias que pedem um sacrifício momentâneo. Se você está a 30 dias da prova da OAB e precisa fazer uma super-revisão, vale não sair no final de semana. Família e amigos compreenderão sua escolha e torcerão pelo seu sucesso. 

Por outro lado, se você está há meses estudando para a OAB e coleciona reprovações, fique atento. Pode existir, sim, um desequilíbrio em sua vida que está prejudicando o desempenho da sua preparação. Repense seu cronograma de estudos, veja se pode tirar uma semana de folga para descansar e voltar com mais atenção.

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

Pausa nos estudos porque não superou uma reprovação: muito cuidado!

Uma causa comum para a pausa nos estudos é a reprovação “não digerida”. É o tipo de situação que causa desânimo nos candidatos, porque acreditavam estar certos e, mesmo assim, foram reprovados. Isso acontece bastante quando questões anuláveis de 1a fase não são anuladas pela banca, ou quando a peça processual não é aceita.

O problema traz o sentimento de injustiça e afasta o candidato, que encontra uma saída na pausa. É preciso ter muito cuidado com essa situação, porque o único prejudicado será você. Se ainda não está cansado mentalmente dos estudos, permaneça de cabeça erguida e prepare seu próximo roteiro.

Resiliência: a qualidade dos aprovados

Ter resiliência, quando falamos de OAB, é ter a capacidade de se recuperar de uma reprovação e retomar os estudos. É perseverar ao seguir diariamente seu cronograma até o dia da prova. É, assim, uma característica comum de quem passa no Exame de Ordem.

A pausa nos estudos é muito importante em alguns momentos, como apontamos. Você deve avaliar se é a hora de descansar por algum desses motivos. Mas tenha resiliência para vencer os desafios e as dificuldades que a prova da OAB impõe. 

Não deixe de fazer o exame, independentemente de qualquer coisa. Você sempre terá uma chance de passar na próxima prova, ainda que tenha dado uma pausa nos estudos. Mesmo se for reprovado hoje, você pode passar amanhã. Portanto, avalie se é uma boa hora de fazer uma pausa. Se for, determine um prazo para retomar a rotina. Sua aprovação está logo ali!

A pausa nos estudos é fundamental em muitos momentos. Nosso cérebro precisa estar descansado para assimilar conteúdos. Mas saiba exatamente o momento de parar e tenha resiliência.
Quer outras dicas de aprovação na OAB? Veja o blog do curso Prova da Ordem!