Isso mudou minha percepção sobre a prova da OAB

Isso mudou minha percepção sobre a prova da OAB

Isso mudou minha percepção sobre a Prova da OAB

“A prova da OAB é impossível.” “Não consigo passar na OAB.” “Tomei pau de novo na prova.” Qual é a sua percepção sobre a prova da OAB? Apesar de essas frases serem muito comuns, existem algumas coisas interessantes para considerar e mudar essa perspectiva. Quer ver como?

Cronograma de estudos e questões comentadas colocam você mais perto da aprovação

Organização é uma premissa de qualquer candidato que realizará o exame da Ordem. E o motivo é bem simples: deve-se aliar os estudos para a OAB com faculdade, trabalho ou outras atividades. Quanto mais organizado você for, melhor será a sua preparação.

A primeira maneira objetiva de se organizar é fazer um cronograma de estudos. Ele envolve o planejamento de horários, a divisão das matérias do edital e o tempo disponível. Quando bem elaborado, será determinante para que você obtenha o máximo desempenho nos estudos. Ele também evitará a procrastinação e, consequentemente, a improdutividade. 

Um dos métodos que devem ser inseridos em seu cronograma é a realização de questões comentadas. Pesquisas apontam que esse é o jeito mais eficiente de estudar. Apostilas direcionadas e videoaulas também são muito importantes, sem dúvida. Mas as questões medem o seu aprendizado e ajudam a fixar o conteúdo.

Além disso, você se acostuma com o estilo da banca. Em outras palavras, questões comentadas tornam o seu estudo mais eficiente. Com organização e eficiência, você mudará a sua percepção sobre a prova da OAB.

O descanso é tão importante quanto os estudos

Outro ponto que mudará a sua percepção sobre a prova da OAB é entender que descansar e estudar são igualmente importantes. A receita para o sucesso é o equilíbrio, não a exaustão. Por isso, em sua rotina de estudos, separe horas para lazer e para descanso.

E evite ao máximo virar a noite estudando. O sono tem fundamental importância para que o cérebro assimile o conteúdo estudado e memorize as matérias. Portanto, descanse, divirta-se, durma e estude. Isso também ajudará a controlar a ansiedade na hora da preparação e da prova.

Conheça seu melhor horário para estudar

Poucas pessoas têm essa percepção, de maneira clara, sobre suas horas mais produtivas. Às vezes, passam anos sem entender por que não produzem nada logo após o almoço (alguém produz?). Mas o fato é que cada um de nós tem um período do dia de maior rendimento.

Eu posso ter um ótimo ânimo para fazer atividades físicas pela manhã, mas pouca disposição para os estudos. Tem gente que precisa do silêncio pós-19 horas para estudar. Outros rendem bem no estudo entre 16 horas e 20 horas. Por isso, pense qual é o seu melhor período para potencializar os seus estudos e ser mais produtivo. Se possível, dedique-se à preparação para a OAB nesse horário.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Mude a sua percepção sobre a prova da OAB!

Considerando todos esses fatores que mencionamos, você pode ter uma boa preparação. Assim, mudará a sua percepção sobre a prova da OAB, mesmo com os índices de reprovação muito altos. Como as mães costumam dizer, “você não é todo mundo”, então pode obter, sim, sua aprovação.

Para tanto, separamos algumas dicas que ajudarão a mudar sua percepção sobre a prova da OAB:

  • Trace uma estratégia infalível para ser aprovado, o que envolve uma preparação adequada (bom curso preparatório, materiais de estudo direcionados e questões comentadas).
  • Conheça a estrutura da prova (80 questões objetivas distribuídas entre 17 matérias na 1a fase, além da peça processual e das questões discursivas na 2a fase).
  • Coloque limites na pressão ou na cobrança excessiva de amigos, familiares, colegas e professores, o que pode atrapalhar seus estudos.
  • Estude além da faculdade, de preferência com o auxílio de especialistas na prova da OAB, para ter um ensino mais direcionado.
  • Aprenda a forma como a banca cobra as questões e quais são os temas mais recorrentes, porque isso se repetirá.
  • Conheça seus pontos fortes para revisá-los, mas aprenda seus pontos fracos para corrigir os erros.

Com essas dicas, você mudará a sua percepção sobre a prova da OAB, pois estará muito bem preparado para ela.
Quer mais dicas para ser aprovado na OAB? Veja o blog do curso Prova da Ordem!