O que fazer após várias reprovações na OAB?

O que fazer após várias reprovações na OAB?

reprovação na OAB

A reprovação na OAB pode mexer com a cabeça do candidato. “Será que não estudei o suficiente?” ou “Por que não consigo passar na prova?” são indagações comuns. Quando as reprovações são inúmeras, pode bater o desespero. O que fazer diante dessa situação?

Reprovação na OAB: Pergunte-se se você sabe como estudar para o Exame de Ordem

A reprovação na OAB pode vir por vários motivos. Se você não estiver bem no dia da prova, pode ter um mau desempenho. Se não teve tempo suficiente para estudar os assuntos mais recorrentes na prova, pode ser reprovado.

Um dos motivos mais comuns para a reprovação na OAB é a forma de estudo. Você pode estar se dedicando por horas na preparação, mas do modo errado. Será que esse tempo todo em frente a um livro ou às videoaulas está sendo bem gasto?

Para saber se está estudando corretamente para o Exame de Ordem, veja se você estuda com eficiência. A apreensão do conhecimento com qualidade é a chave da preparação. Quando isso acontece, você consegue acessá-lo na hora da prova.

Existe, claro, o fator inteligência envolvido. Algumas pessoas são, sim, mais inteligentes. Mas, em média, somos bem parecidos. Por isso, conheça você mesmo(a) como estudante. Para tanto:

  • Utilize algumas estratégias de estudo que se complementam conforme a fase do Exame de Ordem.
  • Identifique suas deficiências de aprendizado por meio de questões e simulados.
  • Concilie estudo, vida pessoal e descanso.

Esse é o primeiro passo para aprender a estudar, sua melhor estratégia para lidar com a reprovação na OAB.

Reprovação na OAB: Aprenda a estudar: organização + método

A prova da OAB é difícil, mas a reprovação deve servir para algo, certo? Sem dúvidas. Após se conhecer como estudante e identificar suas deficiências, é preciso se organizar. E a organização, nesse ponto, vem acompanhada de método

Acabamos de mencionar que você deve saber como estudar. Por mais que você adote bons métodos, eles não serão eficientes se você não tiver uma rotina organizada. Converse com colegas que foram aprovados e perceba que eles seguem uma rotina. 

Isso traz eficiência para o dia a dia, que deve ser seu foco para evitar a reprovação na OAB. É a melhor forma de aliar os estudos para o Exame de Ordem com suas demais atividades. Para conseguir se organizar e ser eficaz nos estudos, nós temos algumas dicas:

  • Faça um cronograma de estudos – com planejamento de horários a partir do tempo disponível e da divisão das matérias do edital. Ele será determinante para você ter bom desempenho, evitar a procrastinação e a improdutividade. 
  • Resolva questões comentadas, simulados e provas anteriores. Esse é o jeito mais eficiente de estudar e deve ser aliado a apostilas direcionadas, videoaulas e resumos.
  • Conheça bem a estrutura do exame em suas duas fases. Vá se acostumando com o modo de cobrança, o número de questões de cada matéria, entre outros pontos.
  • Priorize as matérias de maior incidência na prova objetiva, porque é impossível passar por todos os pontos do edital.
  • Para a segunda etapa, treine as peças profissionais.

Com organização e eficiência, você combaterá o maior motivo para a reprovação na OAB.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Cuide da sua saúde – e da ansiedade

O Brasil é o país mais ansioso do mundo, com quase 10% de brasileiros com algum transtorno de ansiedade. Pobreza, desemprego, estilo de vida em grandes cidades, tudo isso nos deixa estressados. Esse é um ponto que atrapalha muito na hora de fazer a prova e pode levar à reprovação na OAB. 

Por isso, é fundamental cuidar da sua saúde para criar uma rotina antiestresse que seja produtiva. É uma boa maneira de combater a ansiedade e outras questões que prejudicam seu desempenho. São opções para uma vida saudável:

  • a prática de atividades físicas;
  • a meditação;
  • a ajuda profissional (psicoterapia e psicanálise, por exemplo);
  • a alimentação equilibrada.

Descanse

Muita gente acha que a reprovação na OAB veio por falta de estudo. Bom, isso pode acontecer. Mas, se você dedicou horas e horas para a preparação e ainda assim foi reprovado(a), é preciso investigar os motivos. Se tudo o que falamos até agora não se aplica a você, temos outro palpite: cansaço!

Descansar é tão importante quanto estudar. O sucesso é fruto do equilíbrio, não da exaustão. Sua rotina deve incluir horas de estudo, lazer e descanso. Você precisa cuidar da saúde e, principalmente, dormir bem para o cérebro assimilar o conteúdo estudado e memorizar as matérias.

A reprovação na OAB é a regra para a maior parte dos candidatos. Quando ela vem repetidamente, é preciso acender o alerta e identificar as causas. Saber estudar, se organizar e cuidar da saúde é a melhor rotina para passar no Exame de Ordem. 
Onde você errou? Já identificou? Ótimo, agora é aproveitar outras dicas de aprovação na OAB no blog do curso Prova da Ordem!